Pular para o conteúdo principal

SUGESTÕES DE MÚSICAS E PARÓDIAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, DE LINGUAGEM E CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

121- Saber viver - Titãs
Quem espera que a vida seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco ou morrer na solidão
É  preciso ter cuidado prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver.

Toda pedra no caminho você pode retirar
Toda flor que tem espinho você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem você pode escolher
É  preciso saber viver.
É  preciso saber viver...
É  preciso saber viver...
Saber viver.


122- Paródia: Escola alegre - Profª Deonice  
(ritmo: “Moreninha linda”)

Professores queridos
De nossa escola
É bom o saber
Pró nosso conhecimento.

Meu coração se alegra
Com as aulas de história
As vezes meio complicada
Esperamos a vitória.

A nossa grande descoberta
É nas aulas de ciências
Estudando o corpo humano
E fazendo experiências.

A matéria mais difícil
Vocês já podem imaginar
É a tal da matemática
Na hora de calcular.

Nas aulas de geografia
Viajamos todo dia
Já fomos prá América
E até na Normandia.

El español es muy bueno
No es piedra em camino
Es tarea de la escuela
Faena com muy cariño.

Na aula de artística
Entre desenhos e atividades
Com alegria aprendemos
E muita criatividade.

Aula de educação física
Tem muita recreação
É a aula que mais gostamos
Com muita admiração.

Não podemos esquecer
Das aulas de português
É importante escrever
E falar com polidez.

Sempre queremos lembrar
Dos nossos coordenadores
diretores e funcionários
São também educadores.

Agora nós vamos embora
Com a dor no coração
Vocês vão deixar saudades
E muita recordação ...
123- Parabolicamará  _  Gilberto Gil

Antes mundo era pequeno porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê volta do mundo camará,ê mundo da volta camará
Antes longe era distante perto só quando dava
Quando muito ali defronte e o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes dendê em casa camará
Ê volta do mundo camará,
ê ê mundo da volta camará
De jangada leva uma eternidade,
de saveiro leva uma encarnação
De jangada leva uma eternidade,
de saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa, leva o tempo de um raio
Tempo que levava rosa pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê volta do mundo, camará, ê ê mundo da volta camará
Esse tempo nunca passa não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabeça, nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau, meu camará
Ê volta do mundo, camará, ê ê mundo da volta camará
uma eternidade, de saveiro leva uma encarnação
De jangada leva uma eternidade,
de saveiro leva uma encarnação
De avião o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea vem nas asas do vento
O momento da tragédia, Chico Ferreira e Bento

Atividade:

- A música sugere que o mundo está se ampliando. O que seriam “mundo” e “terra” para Gil?
- Por que, segundo Gil, o mundo estaria “ficando menor”?
- E o seu mundo, no sentido que Gil atribuiu à palavra na canção, ele está se ampliando ou diminuindo?


124- História Real   -  Mc Martinho
Composição: Martinho

Hoje, o Martinho conta uma história real
Que infelizmente não teve um bom final
Desde a periferia, até o asfalto
Essa história é contada por todo favelado
Dois corações unidos num sentimento
Novinha e guerreiro em um só fundamento
Mesmo no sofrimento e na vida loca
Por ela, ele queria até sair da boca
Infelizmente foram vítimas de intrigas
Recalque de invejosos destruíram suas vidas
Felicidade alheia incomodou um milhão
Mexeu com a mente do guerreiro
usando a conspiração
Assim dizia o perigoso elemento:
Meu mano escuta só o que ela ta dizendo,
Que não te ama mais e até rolou traição.
Já era o recalcado envenenou a mente do irmão
E o guerreiro partiu atrás da mina
Com a hornet, de 9 na mão
Cheio de ódio pela tal traição
E tá de volta seu lado neuroticão
E quando a encontrou deu logo dois tirão
No peito que a derrubou
Com muita dor, chorando ela perguntou:
Qual o motivo desses tiros, meu amor?
Triste ele lhe respondeu:
Te dei o meu amor mesmo assim você me traiu
Foi nessa hora que a tua casa caiu
Desesperado ele ficou quando a ouviu, quando a ouviu
No último suspiro falou:
Eu nunca te traí, quem sua mente envenenou?
Sua mãe chorando gritou quando ela morreu:
Minha filha tava grávida de um filho teu,
 de um filho teu!
É, a moral da história eu já vou contar:
Não é em qualquer um que se deve acreditar
Ele acreditou e hoje chora demais
Seu grande amor não volta mais
Ele percebeu fatalmente atrasado
Que a semente do mal pode estar do seu lado
Fez chorar a mãe, 2 irmãos e o pai
Porque ela não volta mais !
Porque ela não volta mais!
Seu grande amor não volta mais!


125- Cabocla Tereza  -  Tonico e Tinoco
Composição: Raul Torres-João Pacífico

"Lá no alto da montanha
Numa casinha estranha
Toda feita de sapê
Parei numa noite à cavalo
Pra mór de dois estalos
Que ouvi lá dentro bate
Apeei com muito jeito
Ouvi um gemido perfeito
Uma voz cheia de dor:
"Vancê, Tereza, descansa
Jurei de fazer a vingança
Pra morte do meu amor"
Pela réstia da janela
Por uma luzinha amarela
De um lampião quase apagando
Vi uma cabocla no chão
E um cabra tinha na mão
Uma arma alumiando
Virei meu cavalo a galope
Risquei de espora e chicote
Sangrei a anca do tar
Desci a montanha abaixo
Galopando meu macho
O seu doutô fui chamar
Vortamo lá pra montanha
Naquela casinha estranha
Eu e mais seu doutô
Topemo o cabra assustado
Que chamou nóis prum lado
E a sua história contou"
Há tempo eu fiz um ranchinho
Pra minha cabocla morá
Pois era ali nosso ninho
Bem longe deste lugar.
No arto lá da montanha
Perto da luz do luar
Vivi um ano feliz
Sem nunca isso esperá
E muito tempo passou
Pensando em ser tão feliz
Mas a Tereza, doutor,
Felicidade não quis.
O meu sonho nesse oiá
Paguei caro meu amor
Pra mór de outro caboclo
Meu rancho ela abandonou.
Senti meu sangue fervê
Jurei a Tereza matá
O meu alazão arriei
E ela eu vô percurá.
Agora já me vinguei
É esse o fim de um amor
Esta cabocla eu matei
É a minha história, dotor.

Atividade com as músicas História real e Cabocla Tereza:

Apresentar a música tocada História Real de MC Martinho;
Apresentar a letra da música História Real de MC Martinho para a interpretação textual;
Solicitar para que os alunos identificassem na letra palavras e/ou frases de sentido conotativo ou que produzissem dissonância à norma culta.
Em roda de conversa explorar as interpretações do grupo sobre a mensagem transmitida pela canção.
Propor ilustrações e encenações do texto lido e ouvido.
Apresentar a música tocada Cabocla Tereza de Tonico e Tinoco;
Apresentar a letra da música Cabocla Tereza de Tonico e Tinoco;
Solicitar para que os alunos identificassem na letra palavras e/ou frases de sentido conotativo ou que produzissem dissonância à norma culta.
Em roda de conversa explorar as interpretações do grupo sobre a mensagem transmitida pela canção.
Solicitar aos alunos que identifiquem as semelhanças situacionais entre as duas canções
Propor ilustrações e encenações do texto lido e ouvido.


126- Paródia - Descobrimento do Brasil 
 (música “Sorte Grande” de Ivete Sangalo)

Foi em 22 de abril, que o Brasil foi descoberto
o ano era mil e quinhentos!
Os “português” chegaram, os índios encontraram
e aproveitaram o momento:
Fizeram-se de amigos, deram vários presentes
E subiram as serras
Desbravaram as matas, catequizaram índios
Exploraram as terras
Chegaram no pedaço, tomaram os espaços
E trouxeram também os escravos
Pessoas diferentes, iguais a toda gente
Que tinham vindo lá da África
Da África, da África, da África
Os escravos vieram da África!


127- O bêbado e a equilibrista  -Elis Regina
  João Bosco e Aldir Blanc

Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos…
A lua
Tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel
E nuvens!
Lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!
Louco!
O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
Prá noite do Brasil.
Meu Brasil!…
Que sonha com a volta
Do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora!
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarisses
No solo do Brasil…
Mas sei, que uma dor
Assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança…
Dança na corda bamba
De sombrinha
E em cada passo
Dessa linha
Pode se machucar…
Asas!
A esperança equilibrista
Sabe que o show
De todo artista
Tem que continuar…

Para conversar:

     A música constitui um exemplo de como é possível penetrar no mundo da semiótica, pois é extremamente rica de material hermenêutico, semântico e polissêmico. “As Marias e Clarisses que choram no solo do Brasil”, bem como o “irmão do Henfil”, são personagens reais. Clarisse é a viúva do jornalista Wladimir Herzog e Betinho, o irmão do Henfil. O bêbado e a equilibrista que se movimentam num fim de tarde sombrio, podem muito bem ser o povo brasileiro que vive a situação política daquela época (promessa de abertura política). O bêbado e a equilibrista (1979), abordou o drama de quem “partiu num rabo de foguete”, falando da situação política brasileira na letra dessa canção, considerada umadas mais importantes do século XX, pela lista da ABL (Academia Brasileira de Letras).
128- Coração de estudante (Milton Nascimento)

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.

Para conversar:

 Acabou se transformando num hino de clamor popular, adotado pelas campanhas das “Diretas já”(1982) e por ocasião do martírio e do funeral de Tancredo Neves, revelou uma bela poesia de louvor ao jovem. Milton Nascimento e Wagner Tiso compararam o jovem à poesia, destacaram o variado mundo do jovem, sua complexa existência, sua alegria e amizade, sorriso de menino, o broto que há de ser cuidado, constituem expressões literárias de tanta força que podem ser estudadas como imagens que denotam configurações linguísticas.


129- Geração coca-cola  -  Renato Russo
(Composição: Renato Russo/ Fê Lemos)

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Para conversar:

Denotou reação de caráter nacionalista, xenófoba, anti-consumista à hipocrisia da sociedade que só cobra dos pobres e garante a impunidade aos socialmente superiores.


130- Majestade o sabiá  - Jair Rodrigues

Meus pensamentos
Tomam formas e viajo
Vou pra onde Deus quiser
Um vídeo - tape que dentro de mim
Retrata todo o meu inconsciente
De maneira natural
Ah! Tô indo agora
Prá um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa pra deitar
Em minha volta sinfonia de pardais
Cantando para a majestade, o Sabiá

Tô indo agora tomar banho de cascata
Quero adentrar nas matas
Aonde Oxossi é o Deus
Aqui eu vejo plantas lindas e cheirosas
Todas me dando passagem
perfumando o corpo meu

Está viagem dentro de mim
Foi tão linda
Vou voltar a realidade
Prá este mundo de Deus
Pois o meu eu
Este tão desconhecido
Jamais serei traído
Pois este mundo sou eu

Para conversar:

uma viagem em direção ao conhecimento interior de cada um de nós, local onde podemos nos encontrar na busca da felicidade e da solução dos nossos problemas. A letra da música foi uma mensagem de otimismo e alegria.



131- Verde-amarelo   -   Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)

Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho o pé, vou com tudo
Terra firme, livre, tudo o que eu quis do meu país
Onde eu vou vejo a raça
Forte no sorriso da massa
A força desse grito que diz: "É meu país"

Sou daqui, sei da garra
De quem encara o peso da barra
Vestindo essa camisa feliz do meu país
Tudo bom, tudo belo
Tudo azul e branco, verde e amarelo
Toda a natureza condiz com o meu país

Só quem leva no peito esse amor, esse jeito
Sabe bem o que é ser brasileiro
Sabe o que é:

Bom no pé, deita e rola
Ele é mesmo bom de samba e de bola
Que beleza de mulher que se vê no meu país
É Brasil, é brasuca
Esse cara bom de papo e de cuca
Tiro o meu chapéu, peço bis pro meu país

Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho o pé, vou com tudo
Terra firme, tudo o que eu quis é o meu país
É Brasil, é brasuca
Esse cara bom de papo e de cuca
Tiro o meu chapéu, peço bis pro meu país

Verde e amarelo (coro)
É a camisa que eu visto
Verde e amarelo (coro)
Azul e branco também
Verde e amarelo (coro)
É Brasil, é brasuca
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho pé, vou com tudo...

Para conversar:

 Foi transmitida uma mensagem de ufanismo e exaltação à tropicalidade brasileira. O samba, o futebol e a mulher apareceram como características do bom brasileiro. Canção eivada de fé, esperança e otimismo, que contrastou com o Brasil de tanta miséria, em versos que arrematam: Sou daqui, sei da garra de quem encara o peso da barra, vestindo esta camisa feliz do meu país.


132- Samba do Avião    (Tom Jobim, 1962)

Minha Alma canta
Vejo o rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade
Rio, teu mar, praias sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto
Estaremos no Galeão
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar.

Para conversar:

O campo sonoro mostra-se como meio propício para a realização das necessidades de materialização ou corporificarão das idéias, ou seja, um meio ideal para a manifestação dos sentimentos e idéias. Tem-se, em Samba do avião, uma poética que, construindo personagens e objetos valorativos, no caso a cidade do Rio de Janeiro e suas paisagens, ajuda a reiterar sujeitos ou lugares que ganham valor sentimental.
Os lugares por onde passeiam os olhos do compositor são bastante alusivos às belezas naturais da cidade, como o mar, as praias, a Baía de Guanabara, o morro do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor. Por outro lado, atrelado à essas imagens da cidade, lança-se a lembrança – e não mais o olhar do avião de personagens da cidade, como a morena que samba, o ir à praia, ou seja, aspectos da vivência urbana carioca, muito bem retratados nessa canção.


133- Saudosa maloca   -    Adoniram Barbosa

Si u sinhô num tá lembradu
Dá licença di contá,
Que aqui onde agora está
Esse adifício arto
Era uma casa véia,
Um palacête assobradado.

Foi aqui seu moçu
Que Eu, Mato Grosso e o Joca
Construimus nossa maloca.

Mais um dia
Nóis nem podi si alembrá
Veio os homes com as ferramentas
O dono mandô derruba.


Peguemo todas nossas coisas
E fumus pro meio da rua
Apreciá a demolição.

Qui tristeza qui nóis sentia
Cada táuba que caía
Duía no coração.

Mato grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homes está coa razão
Nois arranjá outro lugá.

Só se conformemos
quando o Joca falou:
Deus dá o frio
 conforme o cobertô
E hoje nois pega a páia
nas gramas du jardim
E pra isquecê
nois cantemos assim:
Saudosa Maloca
Maloca quirida
Dim dim dondi nós passemos
Dias filiz de nossa vida.

Saudosa Maloca
Maloca querida
Dim dim donde nós passemos
Dias filiz da nossa vida.

 Para conversar:

Dos anos 50, retratou a transformação porque passaram os grandes centros urbanos.


134- Música: Como Uma Onda  -  (Lulu Santos)

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar...
Como uma onda no mar...


135- Paródia de química: Ácidos inorgânicos (Biquíni de Bolinha Amarelinha)

H2SO4 é sulfúrico
H3PO4 fosfórico
H3BO3 é o bórico
E HNO3 nítrico
Ai ai ai todo ácido tem H
HIO3 iódico
HBrO3 brômico
HClO3 é clórico
H2CO3 é o carbônico
E H4SiO4 é o sílicico.


136- Paródia de química: Química subliminar

O formol é metanal
A acetona tem bicetona
NaCl é Sal
E o anel que tem aroma

Química subliminar
Faz você acreditar
No que vão te ensinar

Tem também a função amina
O ácido que faz chacina
E na hora da titulação
Acontece a explosão

Química subliminar
Faz você acreditar
No que vão te ensinar

Química subliminar! (3x)


137- Não Pare na Pista - Raul Seixas

    Não pare na pista, é muito cedo prá você se acostumar
 Amor, não desista, se você pára o carro pode te pegar
 Bi, bi, fon, fon, ne ne
 Se você pára o carro pode te pegar
 Você me xingando de louco pirado
 E o mundo girando e a gente parado
 Meu bem me dê a mão que eu vou te levar
 Sem carro e sem medo do guarda multar
 Meu bem me dê a mão que eu vou te levar
Sem carro e sem medo prá outro lugar

Dinâmica:

A sugestão da utilização desta letra em uma aula de física seguiria então um roteiro como o seguinte:
Apresentação do tema da aula ou da seqüência didática;
- Geocentrismo ou Heliocentrismo?
- Discussão conceitual e/ou poética dos versos selecionados;
- O professor de física pode partir desta música para trabalhar com algumas questões
referentes ao período histórico do Renascimento, através de cientistas como
Copérnico, Bruno e Galileu, os quais foram considerados loucos e condenados por sugerirem que a Terra girava em torno do Sol (“e o mundo girando”), ao passo que o senso comum nos apresenta a Terra em repouso (“e a gente parado”).
- Conclusão ou continuação da discussão com embasamento físico.
- Essa atividade, portanto, permite trabalhar a questão histórica, política e social do fazer ciência, bem como o conceito de referencial, de velocidade relativa, de heliocentrismo e geocentrismo, entre outros.


138- Geração da Luz - Raul Seixas

          Eu já ultrapassei a barreira do som
 Fiz o que pude, às vezes fora do tom
Mas a semente que ajudei a plantar já nasceu
Eu vou, eu vou m'embora apostando em vocês
Meu testamento deixou minha lucidez
Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu
Quando algum profeta vier lhe contar que o nosso sol tá prestes a se apagar
 Mesmo que pareça que não há mais lugar, vocês ainda têm, vocês ainda têm
 A velocidade da luz pra alcançar
Além, depois dos velhos preconceitos morais
 Dos calabouços, bruxas e temporais
Onde o passado transcendeu há um reinado de paz
 Vocês serão o oposto dessa estupidez
Aventurando tentar outra vez
 A geração da luz é a esperança no ar

Para conversar:

Contextualizar de forma breve o assunto chave desta letra de música, vale explicitar que a expressão Geração da Luz (título) remete ao conceito místico da Nova Era (Novo Aeon), período cosmológico que estaria nascendo e que duraria cerca de 2600 anos, e que, de acordo com os adeptos, corresponde a Era de Aquário. Os homens nascidos nesse período fariam parte da Geração da Luz.
Esta canção poderia ser utilizada em aula de física por diversos aspectos. Seguindo nosso roteiro:
- Velocidade da Luz e do Som
- Apresentação da música acompanhada de sua respectiva letra;
- Discussão conceitual e/ou poética dos versos selecionados e;
- Não cabe discutir aqui se eles foram considerados loucos por questões políticas, religiosas ou científicas.
J    á no primeiro verso (“Eu já ultrapassei a barreira do som”), o professor de física pode levantar questões sobre ‘o que é o som’, ‘quais velocidades o som atinge’, ‘o alcance da velocidade do som no ar pelo homem’, entre outras. Além disso, pode ser trabalhada a relação entre o momento histórico da ultrapassagem da barreira do som pelo homem em 1947 e o nascimento do compositor Raul Seixas (1945), autor da frase.
A segunda estrofe também nos abre, integralmente, um grande leque de possibilidades, pois podemos explorar seus versos (“Quando algum profeta vier lhe contar que o nosso Sol tá prestes a se apagar / Mesmo que pareça que não há mais lugar, vocês ainda têm a velocidade da luz pra alcançar”) para estudar a ‘velocidade da luz (c)’, ‘o apagamento do Sol’, ‘os constituintes do Sol’, ‘a produção de energia solar’, ‘o valor absoluto de c (independência do referencial)’ e ‘a relatividade restrita’. Esse último exemplo em especial, pois a estrofe permite a interpretação de que se o Sol se apagar, ainda temos um intervalo de tempo para alcançar a velocidade da luz e não deixar que o Sol realmente se apague, pois sua luz final nunca nos alcançaria
-  Essa letra de música pode, portanto, permitir que o professor de física explore os temas citados acima, além de abrir caminho para uma discussão sobre a relatividade einsteiniana, no sentido de entender o absolutismo da velocidade da luz.


139- Queremos Saber -  Gilberto Gil

Queremos saber
o que vão fazer
com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
sobre a descoberta da antimatéria
e suas implicações
na emancipação do homem
das grandes populações
homens pobres das cidades
das estepes, dos sertões
Queremos saber
quando vamos ter
 raio laser mais barato
 Queremos de fato um relato,
 retrato mais sério,
 do mistério da luz
 luz do disco-voador
pra iluminação do homem,
 tão carente e sofredor,
 tão perdido na distância,
da morada do Senhor
 Queremos saber
 queremos viver
 confiantes no futuro
por isso de faz necessário
 prever qual o itinerário da ilusão
a ilusão do poder
 pois se foi permitido ao homem
tantas coisas conhecer
 é melhor que todos saibam
 o que pode acontecer
 Queremos saber
todos queremos saber

Para conversar:

Esta música, primeiramente publicada na década de setenta (Gil, 1976), recentemente foi regravada pela cantora Cássia Eller, o que fez ela voltar aos ouvidos dos jovens, facilitando assim a inserção desta atividade na sala de aula.
A letra abre uma discussão sobre o ‘fazer ciência’. De um modo geral, às vezes a ciência (e o cientista) é apresentada ao público leigo como algo bom, que só traz benefícios, outras vezes como algo mal, prejudicial ao homem. No entanto, o jovem dificilmente consegue refletir sobre essa temática, já que as respostas sempre vêm prontas (sobre o bem e o mal) e mesmo porque em aulas de ciência esse assunto também não está presente.
O professor de física pode apresentar o debate sobre “o papel da ciência na sociedade atual”, “o papel do cientista como divulgador da ciência”, “os meios de divulgação científica” e “a relação entre ciência e tecnologia”. Nossa proposta é feita com o objetivo de que estas discussões possam servir para o aluno criar uma visão mais crítica sobre a ciência.


140- Paródia de química - Alcano I Love You (Marisa Monte - Amor I Love you)

Hoje estudei os Alcanos
Vi a importância pra nós
Eles são estáveis, não reagem com nada
Mas se mistura com o sulfúrico.
É o Alcano em reação
É o composto de carbono
Com O2 CO2 e Água
Formam um Aldeído
É o Alcano que está aqui

Refrão (2x):
Alcano I Love you
Alceno I Love you
Alcino I Love you
Ciclano I Love you

Voz De Fundo:
Hidrocarbonetos_ são compostos formados exclusivamente por carbonos e hidrogênio;
Alcano_ cadeia carbônica aberta com ligações simples;
Alceno_ cadeia carbônica aberta contendo uma única ligação dupla;
Alcino_ cadeia carbônica que na sua formação possui pelo menos uma tripla ligação
Ciclano_ cadeia carbônica é cíclica e apresenta apenas ligações simples

Refrão (2x):
Alcano I Love you
Alceno I Love you
Alcino I Love you
Ciclano I Love you
Hoje estudei os Alcanos UUU......


141- Paródia de química - ABC da química  (abc da Xuxa)

A_ DE ALCINO
B_DE BENZENO
C_DE CICLANO
D_DE DIENO
E_DE ENXOFRE
F_DE FENIL
G_DE GÁS
H_DE HIDROGÊNIO
I_DE IODO
J_JUVENTUDE
L_DE LITIO
M_DE METIL
N_NITOGÊNIO
O_OXIGÊNIO
P_PROPINO
Q_DE QUIMICA
R_DE RÁDIO
S_DE SÓDIO
T_TILENO
U_ DE UNUMBIO
V_DE VASILINA
X O QUE É QUE É? É XÊNONIO
E Z É ZINCO – ZINCO –ZINCO

Vamos Contar, Vamos somar Alegria pra valer o abecedário da Química vamos aprender ie, ie, ie..


142- Paródia de química - É Preciso Saber Entender (É Preciso Saber Viver)
Grupo Os Quimicões e as Quimiquetes

Quem espera que a Química seja feita de fusões,
Pode até ficar maluco ou morrer nas soluções,
É preciso ter cuidado pra mais tarde aprender, É preciso Saber Entender

Toda Pedra no caminho você pode retirar
Numa flor que tem espinhos você pode se arranhar
Fórmulas estruturais existem pra que possa estudar
É preciso saber entender.
Refrão:
É Preciso saber entender
É Preciso saber entender

É Preciso saber entender
Saber entender.

BISSS....


143- Paródia de química - Exaltassamba – Fui
(Grupo Lambreta Vuadora – Fun... Funções)

Quando a Química é difícil e não entende mais
Não adianta se desesperar, gritar, chorar

Se você quiser acreditar ou não, vamos lá, eu já aprendi e agora posso te ajudar
É só você pegar o ácido H+, E a base OH e neutralizar
Pegando o sal e o cátion vamos provocar

Agora já era eu aprendi
E vou botar pra funs...( Funções é muito fácil sim funs...)
( Funções carbônicas pra mim funs...)
É fácil de se aprender
Se fizer assim
Como eu fiz pra mim
Com certeza vai se dar bem(2x)
No Vest. vai passar
A prova é fácil basta estudar
No Vest. Vai passar
Química é fácil é só se ligar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno