Área: Português |
Atividade: Paráfrase criativa
Objetivo
- Estimular a criatividade por meio de paráfrases.
Quais são os alimentos que saem da terra e são saborosos? Abóbora com chuchu é uma boa pedida?
- Ler o texto com os alunos. Perguntar: qual, fundamentalmente, é a diferença entre nossos costumes e os costumes indígenas?
- Pedir ao alunos que leiam novamente os poemas, mas, agora, a partir do último verso para o primeiro. Perguntar: O que notaram? A forma de construção do poema permite essa inversão drástica? Será que isso ocorre com todos os poemas?
Atividade de criação de textos:
- Segundo Samir Curi Meserani, a paráfrase criativa é aquela que ultrapassa os limites da simples reafirmação ou resumo do texto original. O texto, nesse caso, se desdobra e se expande. Peça aos alunos que substituam a palavra “mandioca” – no poema Da Terra nós tiramos nossa comida - por um substantivo abstrato (amor, saudade, ciúme).
Exemplo:
É na terra que a gente planta a nossa roça
A gente planta amor
Tem muito tipo de amor
Amor de fazer farinha
E de fazer beiju
Tem amor de fazer bebida
Tem amor de comer cozido
De comer assado
Os índios têm roça grande de amor. - Perguntar o que mudou no significado do poema. Como o texto, no caso, é apenas pretexto, perguntar quais as sensações provocadas pela substituição do termo. O que seria “amor de fazer farinha”? O que seria “amor de fazer beiju”? “amor de fazer bebida”? E os demais versos?
- Segundo Samir Curi Meserani, a paráfrase criativa é aquela que ultrapassa os limites da simples reafirmação ou resumo do texto original. O texto, nesse caso, se desdobra e se expande. Peça aos alunos que substituam a palavra “mandioca” – no poema Da Terra nós tiramos nossa comida - por um substantivo abstrato (amor, saudade, ciúme).
- Pedir que substituam amor por “ciúme”. O efeito de sentido será o mesmo?
- Pedir aos alunos que substituam, nos outros poemas, os substantivos concretos por abstrato e que, livremente, façam as modificações que julgarem necessárias.
- Solicitar que leiam os poemas criados para a sala. Se o resultado for positivo, sugerir que escrevam em cartazes, com ilustrações, e os exponham no mural da sala ou da escola.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados:
- Compreensão de um recurso lingüístico e habilidade na criação de uma paráfrase.
Dicas do professor: O intertexto escolar. Meserani, Samir. (Cortez)
Comentários
Postar um comentário