Pular para o conteúdo principal
Área: Português




 
Atividade: Paráfrase criativa


Objetivo
  • Estimular a criatividade por meio de paráfrases.
Introdução
Quais são os alimentos que saem da terra e são saborosos? Abóbora com chuchu é uma boa pedida?


  1. Ler o texto com os alunos. Perguntar: qual, fundamentalmente, é a diferença entre nossos costumes e os costumes indígenas?
  2. Pedir ao alunos que leiam novamente os poemas, mas, agora, a partir do último verso para o primeiro. Perguntar: O que notaram? A forma de construção do poema permite essa inversão drástica? Será que isso ocorre com todos os poemas?
    Atividade de criação de textos:
    1. Segundo Samir Curi Meserani, a paráfrase criativa é aquela que ultrapassa os limites da simples reafirmação ou resumo do texto original. O texto, nesse caso, se desdobra e se expande. Peça aos alunos que substituam a palavra “mandioca” – no poema Da Terra nós tiramos nossa comida - por um substantivo abstrato (amor, saudade, ciúme).
      Exemplo:
      É na terra que a gente planta a nossa roça
      A gente planta amor
      Tem muito tipo de amor
      Amor de fazer farinha
      E de fazer beiju
      Tem amor de fazer bebida
      Tem amor de comer cozido
      De comer assado
      Os índios têm roça grande de amor.
    2. Perguntar o que mudou no significado do poema. Como o texto, no caso, é apenas pretexto, perguntar quais as sensações provocadas pela substituição do termo. O que seria “amor de fazer farinha”? O que seria “amor de fazer beiju”? “amor de fazer bebida”? E os demais versos?
  3. Pedir que substituam amor por “ciúme”. O efeito de sentido será o mesmo?
  4. Pedir aos alunos que substituam, nos outros poemas, os substantivos concretos por abstrato e que, livremente, façam as modificações que julgarem necessárias.
  5. Solicitar que leiam os poemas criados para a sala. Se o resultado for positivo, sugerir que escrevam em cartazes, com ilustrações, e os exponham no mural da sala ou da escola.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados:
  • Compreensão de um recurso lingüístico e habilidade na criação de uma paráfrase.

Dicas do professor: O intertexto escolar. Meserani, Samir. (Cortez)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno