Pular para o conteúdo principal
Área: Português




 
Atividade: Paráfrase criativa


Objetivo
  • Estimular a criatividade por meio de paráfrases.
Introdução
Quais são os alimentos que saem da terra e são saborosos? Abóbora com chuchu é uma boa pedida?


  1. Ler o texto com os alunos. Perguntar: qual, fundamentalmente, é a diferença entre nossos costumes e os costumes indígenas?
  2. Pedir ao alunos que leiam novamente os poemas, mas, agora, a partir do último verso para o primeiro. Perguntar: O que notaram? A forma de construção do poema permite essa inversão drástica? Será que isso ocorre com todos os poemas?
    Atividade de criação de textos:
    1. Segundo Samir Curi Meserani, a paráfrase criativa é aquela que ultrapassa os limites da simples reafirmação ou resumo do texto original. O texto, nesse caso, se desdobra e se expande. Peça aos alunos que substituam a palavra “mandioca” – no poema Da Terra nós tiramos nossa comida - por um substantivo abstrato (amor, saudade, ciúme).
      Exemplo:
      É na terra que a gente planta a nossa roça
      A gente planta amor
      Tem muito tipo de amor
      Amor de fazer farinha
      E de fazer beiju
      Tem amor de fazer bebida
      Tem amor de comer cozido
      De comer assado
      Os índios têm roça grande de amor.
    2. Perguntar o que mudou no significado do poema. Como o texto, no caso, é apenas pretexto, perguntar quais as sensações provocadas pela substituição do termo. O que seria “amor de fazer farinha”? O que seria “amor de fazer beiju”? “amor de fazer bebida”? E os demais versos?
  3. Pedir que substituam amor por “ciúme”. O efeito de sentido será o mesmo?
  4. Pedir aos alunos que substituam, nos outros poemas, os substantivos concretos por abstrato e que, livremente, façam as modificações que julgarem necessárias.
  5. Solicitar que leiam os poemas criados para a sala. Se o resultado for positivo, sugerir que escrevam em cartazes, com ilustrações, e os exponham no mural da sala ou da escola.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados:
  • Compreensão de um recurso lingüístico e habilidade na criação de uma paráfrase.

Dicas do professor: O intertexto escolar. Meserani, Samir. (Cortez)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...