Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: Ouvi dizer que…
Objetivos
  1. Ampliar a capacidade de ouvir com atenção, compreender, parafrasear, interpretar e recordar o que foi dito.
Introdução
Quem tem boa memória? Vamos fazer um teste?
  1. Antes da leitura, verificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da situação efetiva dos índios no Brasil. O que eles conhecem ou ouviram falar sobre o assunto? Conhecem alguma comunidade indígena? Em caso afirmativo, peça que citem sobre o modo de vida e costumes
  2. Ler o texto com os alunos e verificar se os comentários anteriores se confirmaram.
  3. Solicitar três voluntários e pedir a eles que se retirem da sala.
  4. Pedir aos alunos que ficaram na sala de aula que releiam a primeira parte do texto (Demarcação...) e que resumam o conteúdo dos três parágrafos. Esclarecer que devem ficar atentos, pois deverão, posteriormente, passar o conteúdo do texto, usando apenas a memória, para um colega que está esperando lá fora.
  5. Feita a tarefa, pedir que entre um dos alunos que ficaram do lado de fora da classe.
  6. Pedir a um aluno da sala que passe o conteúdo do texto lido para seu colega. A sala deve funcionar apenas como platéia, sem interferir na fala do colega.
  7. Chame outro aluno. O colega que ouviu a história deverá, então, contá-la, valendo-se apenas da memória, ou seja, contar de acordo com o que ouviu de seu colega de classe.
  8. Da mesma forma, esse aluno contará o que ouviu para o seguinte, que estava do lado de fora.
  9. Provavelmente, muitos detalhes desaparecerão durante o reconto da história. Discutir as omissões, as trocas, as discrepâncias e os erros cometidos ao longo dos diversos relatos.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: 
  1. Desenvolvimento da expressão oral e compreensão auditiva; comprovação da deformação natural da fala quando transmitimos informações a outros.
Dicas do professor:  www.sober.org.br Site da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural / Revista da Sociedade Sober. Morte e vida severina e outros poemas em voz alta. Mleo Neto, João Cabral de. 34.a. edição. Nova Fronteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...