Área: Português |
Atividade: Ouvi dizer que…
Objetivos
- Ampliar a capacidade de ouvir com atenção, compreender, parafrasear, interpretar e recordar o que foi dito.
Quem tem boa memória? Vamos fazer um teste?
- Antes da leitura, verificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da situação efetiva dos índios no Brasil. O que eles conhecem ou ouviram falar sobre o assunto? Conhecem alguma comunidade indígena? Em caso afirmativo, peça que citem sobre o modo de vida e costumes
- Ler o texto com os alunos e verificar se os comentários anteriores se confirmaram.
- Solicitar três voluntários e pedir a eles que se retirem da sala.
- Pedir aos alunos que ficaram na sala de aula que releiam a primeira parte do texto (Demarcação...) e que resumam o conteúdo dos três parágrafos. Esclarecer que devem ficar atentos, pois deverão, posteriormente, passar o conteúdo do texto, usando apenas a memória, para um colega que está esperando lá fora.
- Feita a tarefa, pedir que entre um dos alunos que ficaram do lado de fora da classe.
- Pedir a um aluno da sala que passe o conteúdo do texto lido para seu colega. A sala deve funcionar apenas como platéia, sem interferir na fala do colega.
- Chame outro aluno. O colega que ouviu a história deverá, então, contá-la, valendo-se apenas da memória, ou seja, contar de acordo com o que ouviu de seu colega de classe.
- Da mesma forma, esse aluno contará o que ouviu para o seguinte, que estava do lado de fora.
- Provavelmente, muitos detalhes desaparecerão durante o reconto da história. Discutir as omissões, as trocas, as discrepâncias e os erros cometidos ao longo dos diversos relatos.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: - Desenvolvimento da expressão oral e compreensão auditiva; comprovação da deformação natural da fala quando transmitimos informações a outros.
Dicas do professor: www.sober.org.br Site da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural / Revista da Sociedade Sober. Morte e vida severina e outros poemas em voz alta. Mleo Neto, João Cabral de. 34.a. edição. Nova Fronteira.
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