Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: Ouvi dizer que…
Objetivos
  1. Ampliar a capacidade de ouvir com atenção, compreender, parafrasear, interpretar e recordar o que foi dito.
Introdução
Quem tem boa memória? Vamos fazer um teste?
  1. Antes da leitura, verificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito da situação efetiva dos índios no Brasil. O que eles conhecem ou ouviram falar sobre o assunto? Conhecem alguma comunidade indígena? Em caso afirmativo, peça que citem sobre o modo de vida e costumes
  2. Ler o texto com os alunos e verificar se os comentários anteriores se confirmaram.
  3. Solicitar três voluntários e pedir a eles que se retirem da sala.
  4. Pedir aos alunos que ficaram na sala de aula que releiam a primeira parte do texto (Demarcação...) e que resumam o conteúdo dos três parágrafos. Esclarecer que devem ficar atentos, pois deverão, posteriormente, passar o conteúdo do texto, usando apenas a memória, para um colega que está esperando lá fora.
  5. Feita a tarefa, pedir que entre um dos alunos que ficaram do lado de fora da classe.
  6. Pedir a um aluno da sala que passe o conteúdo do texto lido para seu colega. A sala deve funcionar apenas como platéia, sem interferir na fala do colega.
  7. Chame outro aluno. O colega que ouviu a história deverá, então, contá-la, valendo-se apenas da memória, ou seja, contar de acordo com o que ouviu de seu colega de classe.
  8. Da mesma forma, esse aluno contará o que ouviu para o seguinte, que estava do lado de fora.
  9. Provavelmente, muitos detalhes desaparecerão durante o reconto da história. Discutir as omissões, as trocas, as discrepâncias e os erros cometidos ao longo dos diversos relatos.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: 
  1. Desenvolvimento da expressão oral e compreensão auditiva; comprovação da deformação natural da fala quando transmitimos informações a outros.
Dicas do professor:  www.sober.org.br Site da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural / Revista da Sociedade Sober. Morte e vida severina e outros poemas em voz alta. Mleo Neto, João Cabral de. 34.a. edição. Nova Fronteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno