Área: Português |
Atividade: O que fazer com o dinheiro?
Objetivos
- Ampliar a capacidade de argumentar em situações concretas.
Como o trabalho em grupo pode beneficiar toda a sociedade?
- Atividades de leitura: ler o texto com os alunos, comentar os benefícios das cooperativas e analisar a situação de seu estado em relação ao incentivo para pequenos agricultores.
- Atividades de decisão em grupos: Reflexão individual:
- Entregar a cada participante dez cédulas que imitam dinheiro. Todas com o mesmo valor. Sugerimos a criação de uma cédula inexistente, por exemplo, R$ 250,00.
- Pedir a cada um que pense seriamente: como aquele dinheiro poderia ser gasto? Pedir também que escrevam o destino escolhido. Reflexão em grupo:
- Dividir a classe em grupos.
- Pedir que os alunos coloquem todo o dinheiro de cada um em um monte único, no centro de cada grupo.
- Pedir que cada participante retire de sua parte apenas cinco cédulas e repense a forma como gastaria esse dinheiro, pois o restante pertence ao grupo. Essa atividade é oral. Cada participante diz o que teria comprado se tivesse todo o dinheiro e, agora, o que comprará (ou empreenderá) com a parte que lhe coube.
- Como as cédulas restantes pertencem agora ao grupo perguntar que destino seus menbros darão ao dinheiro: causas sociais? Aquisições para o grupo? Outros fins? Empréstimo para um dos membros do grupo? Início de um negócio? Depois de tomada a decisão, pedir que cada grupo escreva o destino que será dado ao dinheiro e os motivos da escolha dessa alternativa.
- Formar um grande grupo.
- Pedir que um representante de cada equipe mostre à classe o destino dado ao dinheiro e as razões para esse gesto. Falará também sobre a facilidade ou dificuldade da decisão.
- Perguntar, então, ao grande grupo, qual a relação dessa dinâmica com a vida cotidiana. O dinheiro é fim ou meio? Pedir que, por fim, relacionem a dinâmica à seguinte frase: um velho índio descreveu certa vez os seus conflitos internos: "Dentro de mim existem dois cachorros: um deles chega a ser cruel de tão mau; o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando". Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: "Aquele que eu alimentar".(sabedoria indiana)
- Retomar o texto da antologia e perguntar qual a relação que estabelecem entre a dinâmica e o conteúdo do texto.
- Atividades de produção de texto: registrar as impressões vividas durante a dinâmica e, depois, ler o texto resultante para os colegas.
Tempo sugerido: 5 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de trabalhar metáforas e relacioná-las à vida cotidiana.
Comentários
Postar um comentário