Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: O que fazer com o dinheiro?
Objetivos
  1. Ampliar a capacidade de argumentar em situações concretas.
Introdução
Como o trabalho em grupo pode beneficiar toda a sociedade?
  1. Atividades de leitura: ler o texto com os alunos, comentar os benefícios das cooperativas e analisar a situação de seu estado em relação ao incentivo para pequenos agricultores.
  2. Atividades de decisão em grupos: Reflexão individual:
    1. Entregar a cada participante dez cédulas que imitam dinheiro. Todas com o mesmo valor. Sugerimos a criação de uma cédula inexistente, por exemplo, R$ 250,00.
    2. Pedir a cada um que pense seriamente: como aquele dinheiro poderia ser gasto? Pedir também que escrevam o destino escolhido. Reflexão em grupo:
      1. Dividir a classe em grupos.
      2. Pedir que os alunos coloquem todo o dinheiro de cada um em um monte único, no centro de cada grupo.
      3. Pedir que cada participante retire de sua parte apenas cinco cédulas e repense a forma como gastaria esse dinheiro, pois o restante pertence ao grupo. Essa atividade é oral. Cada participante diz o que teria comprado se tivesse todo o dinheiro e, agora, o que comprará (ou empreenderá) com a parte que lhe coube.
      4. Como as cédulas restantes pertencem agora ao grupo perguntar que destino seus menbros darão ao dinheiro: causas sociais? Aquisições para o grupo? Outros fins? Empréstimo para um dos membros do grupo? Início de um negócio? Depois de tomada a decisão, pedir que cada grupo escreva o destino que será dado ao dinheiro e os motivos da escolha dessa alternativa.
      5. Formar um grande grupo.
      6. Pedir que um representante de cada equipe mostre à classe o destino dado ao dinheiro e as razões para esse gesto. Falará também sobre a facilidade ou dificuldade da decisão.
      7. Perguntar, então, ao grande grupo, qual a relação dessa dinâmica com a vida cotidiana. O dinheiro é fim ou meio? Pedir que, por fim, relacionem a dinâmica à seguinte frase: um velho índio descreveu certa vez os seus conflitos internos: "Dentro de mim existem dois cachorros: um deles chega a ser cruel de tão mau; o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando". Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: "Aquele que eu alimentar".(sabedoria indiana)
      8. Retomar o texto da antologia e perguntar qual a relação que estabelecem entre a dinâmica e o conteúdo do texto.
  3. Atividades de produção de texto: registrar as impressões vividas durante a dinâmica e, depois, ler o texto resultante para os colegas.
Tempo sugerido: 5 horas
Resultados esperados:  Ampliação da capacidade de trabalhar metáforas e relacioná-las à vida cotidiana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno