Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: Criação de um painel
Objetivos
  1. Desenvolver a habilidade de opinar com base em dados concretos.
Introdução
Lendo o texto e tentando relembrar o episódio divulgado no mundo inteiro, vamos refletir com nossos alunos: como o massacre de Eldorado dos Carajás atingiu você? A violência é a melhor forma de eliminar nossos inimigos?
  1. Atividades de pré-leitura: Seria interessante trazer para a sala uma série de reportagens e artigos sobre violência contra trabalhadores. Pontos de vista diferentes são bem-vindos para acalorar a discussão. Peça para cada aluno que leia um texto sobre o tema e faça as anotações que julgar convenientes. Se tiver reportagens de televisão sobre o assunto, seria interessante mostrar para os alunos. O importante é que se informem sobre o assunto para, depois, discutirem com conhecimento de causa.
  2. Atividades de leitura: ler, com os alunos, o texto Os crimes do latifúndio. Solicitar comentários e a participação dos alunos. Mostrar, se necessário, que nem todos concordam com as atitudes dos trabalhadores rurais. Por outro lado, a violência traz benefícios aos contendores?
  3. Diga à classe que será montado um painel para discutir a violência no campo. O painel deve ser entendido como uma exposição informal, dialogada, de um tema por pessoas competentes. Comumente, o número de membros participantes de um painel varia entre três e seis. O mediador encaminha, faz mediações e comentários. A platéia indaga e integra o painel. Pode haver um ou dois interrogadores. Pela dinâmica do painel, é recomendável escolher os alunos que tenham algum conhecimento do assunto. Por isso, para efeito didático, é interessante fazer um estudo prévio do tema.
  4. Depois que todos estiverem preparados, abrir o painel, que terá por tema "A violência no campo e na cidade".
Materiais indicados: Várias reportagens, artigos, filmes, propagandas sobre a violência no campo
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados:  Ampliação da capacidade dos alunos de opinar sobre discussões complexas com base em estudos prévios.
Dicas do professor:  É interessante também que peça aos alunos que escrevam uma narrativa sobre o conhecimento que têm do assunto. Assim você terá o conhecimento daquilo que os alunos sabem sobre o tema e poderá encaminhar novas discussões ou mesmo aprofundá-las com base nos materiais encontrados para desenvolvimento do trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...