Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: Criação de um painel
Objetivos
  1. Desenvolver a habilidade de opinar com base em dados concretos.
Introdução
Lendo o texto e tentando relembrar o episódio divulgado no mundo inteiro, vamos refletir com nossos alunos: como o massacre de Eldorado dos Carajás atingiu você? A violência é a melhor forma de eliminar nossos inimigos?
  1. Atividades de pré-leitura: Seria interessante trazer para a sala uma série de reportagens e artigos sobre violência contra trabalhadores. Pontos de vista diferentes são bem-vindos para acalorar a discussão. Peça para cada aluno que leia um texto sobre o tema e faça as anotações que julgar convenientes. Se tiver reportagens de televisão sobre o assunto, seria interessante mostrar para os alunos. O importante é que se informem sobre o assunto para, depois, discutirem com conhecimento de causa.
  2. Atividades de leitura: ler, com os alunos, o texto Os crimes do latifúndio. Solicitar comentários e a participação dos alunos. Mostrar, se necessário, que nem todos concordam com as atitudes dos trabalhadores rurais. Por outro lado, a violência traz benefícios aos contendores?
  3. Diga à classe que será montado um painel para discutir a violência no campo. O painel deve ser entendido como uma exposição informal, dialogada, de um tema por pessoas competentes. Comumente, o número de membros participantes de um painel varia entre três e seis. O mediador encaminha, faz mediações e comentários. A platéia indaga e integra o painel. Pode haver um ou dois interrogadores. Pela dinâmica do painel, é recomendável escolher os alunos que tenham algum conhecimento do assunto. Por isso, para efeito didático, é interessante fazer um estudo prévio do tema.
  4. Depois que todos estiverem preparados, abrir o painel, que terá por tema "A violência no campo e na cidade".
Materiais indicados: Várias reportagens, artigos, filmes, propagandas sobre a violência no campo
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados:  Ampliação da capacidade dos alunos de opinar sobre discussões complexas com base em estudos prévios.
Dicas do professor:  É interessante também que peça aos alunos que escrevam uma narrativa sobre o conhecimento que têm do assunto. Assim você terá o conhecimento daquilo que os alunos sabem sobre o tema e poderá encaminhar novas discussões ou mesmo aprofundá-las com base nos materiais encontrados para desenvolvimento do trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno