Área: Português |
Atividade: Criação de um painel
Objetivos
- Desenvolver a habilidade de opinar com base em dados concretos.
Lendo o texto e tentando relembrar o episódio divulgado no mundo inteiro, vamos refletir com nossos alunos: como o massacre de Eldorado dos Carajás atingiu você? A violência é a melhor forma de eliminar nossos inimigos?
- Atividades de pré-leitura: Seria interessante trazer para a sala uma série de reportagens e artigos sobre violência contra trabalhadores. Pontos de vista diferentes são bem-vindos para acalorar a discussão. Peça para cada aluno que leia um texto sobre o tema e faça as anotações que julgar convenientes. Se tiver reportagens de televisão sobre o assunto, seria interessante mostrar para os alunos. O importante é que se informem sobre o assunto para, depois, discutirem com conhecimento de causa.
- Atividades de leitura: ler, com os alunos, o texto Os crimes do latifúndio. Solicitar comentários e a participação dos alunos. Mostrar, se necessário, que nem todos concordam com as atitudes dos trabalhadores rurais. Por outro lado, a violência traz benefícios aos contendores?
- Diga à classe que será montado um painel para discutir a violência no campo. O painel deve ser entendido como uma exposição informal, dialogada, de um tema por pessoas competentes. Comumente, o número de membros participantes de um painel varia entre três e seis. O mediador encaminha, faz mediações e comentários. A platéia indaga e integra o painel. Pode haver um ou dois interrogadores. Pela dinâmica do painel, é recomendável escolher os alunos que tenham algum conhecimento do assunto. Por isso, para efeito didático, é interessante fazer um estudo prévio do tema.
- Depois que todos estiverem preparados, abrir o painel, que terá por tema "A violência no campo e na cidade".
Materiais indicados: Várias reportagens, artigos, filmes, propagandas sobre a violência no campo
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade dos alunos de opinar sobre discussões complexas com base em estudos prévios. Tempo sugerido: 3 horas
Dicas do professor: É interessante também que peça aos alunos que escrevam uma narrativa sobre o conhecimento que têm do assunto. Assim você terá o conhecimento daquilo que os alunos sabem sobre o tema e poderá encaminhar novas discussões ou mesmo aprofundá-las com base nos materiais encontrados para desenvolvimento do trabalho.
Comentários
Postar um comentário