Área: Português |
Atividade: O observador
Objetivos
- Estimular a criatividade por meio de exercícios que desenvolvam as habilidades de fluência, humor e analogia.
Proponha a seus alunos a seguinte reflexão: se você fosse uma cidade, qual gostaria de ser? Por quê?
- Ler o texto com os alunos. Estabelecer relações entre os critérios portugueses para aceitação de uma região como cidade e o espaço geográfico habitado pelos alunos. A cidade em que moram seria considerada como tal?
- Relacionar, no quadro-negro, as cidades vizinhas. Pedir que os alunos falem sobre elas (vantagens e desvantagens de morar lá).
- Informar aos alunos que, farão um exercício de SINÉTICA. Esclarecer que é uma palavra grega que significa “juntar ou combinar elementos aparentemente diferentes ou irrelevantes”. Esse conceito foi desenvolvido por Willian Gordon (1961) como um modo de auxiliar a procura de soluções para um problema por meio de analogias e metáforas. Dê um exemplo e peça que os alunos escrevam, no caderno, uma resposta: suponha que você é o prefeito de uma das cidades vizinhas. Recebe todos os dias, queixas sobre a falta de sinalização nas ruas e sobre a imprudência dos motoristas. Você sabe que não há verbas para contratar novos funcionários, para confeccionar placas ou construir um programa de educação no trânsito, pois você e seus colegas vereadores resolveram priorizar a saúde da cidade. Como você, que é o prefeito, se sente ao ouvir as reclamações?
- Como uma bolha de sabão voando?
- Como um pirilampo em volta da luz?
- Como um cachorrinho faminto e molhado?
- Como uma rolha de cortiça no oceano?
- Como um pato gordo e pesado?
- Transformar-se num revólver?
- Transformar-se numa fada?
- Virar letreiro luminoso?
- Transformar-se numa raposa?
- Virar milho picadinho?
- Pedir aos alunos que expliquem o porquê de suas respostas.
- A seguir, iniciar a analogia da fantasia. Peça aos alunos que se imaginem como prefeito de uma cidade. Peça que listem todas as situações em que eles, como prefeitos, podem se sentir: a. entediados. – b. confusos – c. felizes – d. amedrontados – e. desajeitados – f. orgulhosos – g. abandonados – h. respeitados.
- Solicitar, então, aos alunos que, com toda a liberdade possível, criem uma história chamada “Se eu fosse uma cidade”.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Fluência e desinibição do ato de escrever.
Dicas do professor:Essa atividade pode ser desenvolvida em conjunto com outras atividades propostas para o texto 1. Ficará um belo trabalho!
Comentários
Postar um comentário