Pular para o conteúdo principal
Área: Português




Atividade: O observador


Objetivos
  • Estimular a criatividade por meio de exercícios que desenvolvam as habilidades de fluência, humor e analogia.
Introdução
Proponha a seus alunos a seguinte reflexão: se você fosse uma cidade, qual gostaria de ser? Por quê?


  1. Ler o texto com os alunos. Estabelecer relações entre os critérios portugueses para aceitação de uma região como cidade e o espaço geográfico habitado pelos alunos. A cidade em que moram seria considerada como tal?
  2. Relacionar, no quadro-negro, as cidades vizinhas. Pedir que os alunos falem sobre elas (vantagens e desvantagens de morar lá).
  3. Informar aos alunos que, farão um exercício de SINÉTICA. Esclarecer que é uma palavra grega que significa “juntar ou combinar elementos aparentemente diferentes ou irrelevantes”. Esse conceito foi desenvolvido por Willian Gordon (1961) como um modo de auxiliar a procura de soluções para um problema por meio de analogias e metáforas. Dê um exemplo e peça que os alunos escrevam, no caderno, uma resposta: suponha que você é o prefeito de uma das cidades vizinhas. Recebe todos os dias, queixas sobre a falta de sinalização nas ruas e sobre a imprudência dos motoristas. Você sabe que não há verbas para contratar novos funcionários, para confeccionar placas ou construir um programa de educação no trânsito, pois você e seus colegas vereadores resolveram priorizar a saúde da cidade. Como você, que é o prefeito, se sente ao ouvir as reclamações?
    1. Como uma bolha de sabão voando?
    2. Como um pirilampo em volta da luz?
    3. Como um cachorrinho faminto e molhado?
    4. Como uma rolha de cortiça no oceano?
    5. Como um pato gordo e pesado?
    Qual seria uma solução possível para evitar tantas reclamações?
    1. Transformar-se num revólver?
    2. Transformar-se numa fada?
    3. Virar letreiro luminoso?
    4. Transformar-se numa raposa?
    5. Virar milho picadinho?
  4. Pedir aos alunos que expliquem o porquê de suas respostas.
  5. A seguir, iniciar a analogia da fantasia. Peça aos alunos que se imaginem como prefeito de uma cidade. Peça que listem todas as situações em que eles, como prefeitos, podem se sentir: a. entediados. – b. confusos – c. felizes – d. amedrontados – e. desajeitados – f. orgulhosos – g. abandonados – h. respeitados.
  6. Solicitar, então, aos alunos que, com toda a liberdade possível, criem uma história chamada “Se eu fosse uma cidade”.

Tempo sugerido: 2 horas

Resultados esperados: Fluência e desinibição do ato de escrever.

Dicas do professor:Essa atividade pode ser desenvolvida em conjunto com outras atividades propostas para o texto 1. Ficará um belo trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...