Pular para o conteúdo principal
Área: Português




Atividade: O observador


Objetivos
  • Estimular a criatividade por meio de exercícios que desenvolvam as habilidades de fluência, humor e analogia.
Introdução
Proponha a seus alunos a seguinte reflexão: se você fosse uma cidade, qual gostaria de ser? Por quê?


  1. Ler o texto com os alunos. Estabelecer relações entre os critérios portugueses para aceitação de uma região como cidade e o espaço geográfico habitado pelos alunos. A cidade em que moram seria considerada como tal?
  2. Relacionar, no quadro-negro, as cidades vizinhas. Pedir que os alunos falem sobre elas (vantagens e desvantagens de morar lá).
  3. Informar aos alunos que, farão um exercício de SINÉTICA. Esclarecer que é uma palavra grega que significa “juntar ou combinar elementos aparentemente diferentes ou irrelevantes”. Esse conceito foi desenvolvido por Willian Gordon (1961) como um modo de auxiliar a procura de soluções para um problema por meio de analogias e metáforas. Dê um exemplo e peça que os alunos escrevam, no caderno, uma resposta: suponha que você é o prefeito de uma das cidades vizinhas. Recebe todos os dias, queixas sobre a falta de sinalização nas ruas e sobre a imprudência dos motoristas. Você sabe que não há verbas para contratar novos funcionários, para confeccionar placas ou construir um programa de educação no trânsito, pois você e seus colegas vereadores resolveram priorizar a saúde da cidade. Como você, que é o prefeito, se sente ao ouvir as reclamações?
    1. Como uma bolha de sabão voando?
    2. Como um pirilampo em volta da luz?
    3. Como um cachorrinho faminto e molhado?
    4. Como uma rolha de cortiça no oceano?
    5. Como um pato gordo e pesado?
    Qual seria uma solução possível para evitar tantas reclamações?
    1. Transformar-se num revólver?
    2. Transformar-se numa fada?
    3. Virar letreiro luminoso?
    4. Transformar-se numa raposa?
    5. Virar milho picadinho?
  4. Pedir aos alunos que expliquem o porquê de suas respostas.
  5. A seguir, iniciar a analogia da fantasia. Peça aos alunos que se imaginem como prefeito de uma cidade. Peça que listem todas as situações em que eles, como prefeitos, podem se sentir: a. entediados. – b. confusos – c. felizes – d. amedrontados – e. desajeitados – f. orgulhosos – g. abandonados – h. respeitados.
  6. Solicitar, então, aos alunos que, com toda a liberdade possível, criem uma história chamada “Se eu fosse uma cidade”.

Tempo sugerido: 2 horas

Resultados esperados: Fluência e desinibição do ato de escrever.

Dicas do professor:Essa atividade pode ser desenvolvida em conjunto com outras atividades propostas para o texto 1. Ficará um belo trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno