Área: Português |
Atividade: Você só come a castanha?
Objetivos
- Ampliar a capacidade de adjetivação.
Você só come a castanha do caju? Dizem os especialistas que do caju brasileiro se aproveita até o cheiro! Vamos refletir sobre isso com nossos alunos!
- Ler o texto com os alunos. Pedir que verifiquem, no poema, os adjetivos e seus efeitos de sentido (tamanha, brasileiro, saborosa, maravilhoso, prazenteiro, benfazeja, cruel, certo, altaneiro, cultivado, alvissareiro).
- Para melhor sentir o efeito dos adjetivos no texto, pedir que o leiam sem mencioná-los. Destacar a importância, sobretudo, do adjetivo “altaneiro”. Sem ele, o poema muda de sentido.
- Dividir a turma em grupos. Pedir a cada grupo que escolha três adjetivos dos versos lidos e os escrevam no quadro-negro.
- Estabelecer um tempo para que os alunos libertem a imaginação e busquem associar a cada palavra quadro-negro o maior número de adjetivos possível. Se quiserem, podem usar o dicionário.
- Se achar a competição saudável, atribuir um ponto para cada adjetivo relacionado.
- A seguir, peça aos alunos que substituam os adjetivos constantes do poema original por outros que eles encontraram e relacionaram.
Tempo sugerido: 1 hora
Comentários
Postar um comentário