Pular para o conteúdo principal
Área: Português




Atividade: Você só come a castanha?


Objetivos
  • Ampliar a capacidade de adjetivação.
Introdução
Você só come a castanha do caju? Dizem os especialistas que do caju brasileiro se aproveita até o cheiro! Vamos refletir sobre isso com nossos alunos!


  1. Ler o texto com os alunos. Pedir que verifiquem, no poema, os adjetivos e seus efeitos de sentido (tamanha, brasileiro, saborosa, maravilhoso, prazenteiro, benfazeja, cruel, certo, altaneiro, cultivado, alvissareiro).
  2. Para melhor sentir o efeito dos adjetivos no texto, pedir que o leiam sem mencioná-los. Destacar a importância, sobretudo, do adjetivo “altaneiro”. Sem ele, o poema muda de sentido.
  3. Dividir a turma em grupos. Pedir a cada grupo que escolha três adjetivos dos versos lidos e os escrevam no quadro-negro.
  4. Estabelecer um tempo para que os alunos libertem a imaginação e busquem associar a cada palavra quadro-negro o maior número de adjetivos possível. Se quiserem, podem usar o dicionário.
  5. Se achar a competição saudável, atribuir um ponto para cada adjetivo relacionado.
  6. A seguir, peça aos alunos que substituam os adjetivos constantes do poema original por outros que eles encontraram e relacionaram.
Tempo sugerido: 1 hora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...