Pular para o conteúdo principal


Área: Português



Atividade: O contador de “causos”


Objetivos
  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre contos e lendas populares.
Introdução
Vamos suscitar entre os alunos discussões sobre a situação apresentada no texto a partir das perguntas: você já pensou em trabalhar vinte e quatro horas por dia em um lugar bem distante de sua casa e sem recursos para comunicação? O que pensariam seus parentes depois de um ano sem notícias? Como você se sentiria na solidão?


  1. Ler o texto com os alunos e perguntar se ele apresenta uma situação real. Explicar que contos da tradição oral permitem espaço para o maravilhoso, para o inverossímil; destacar a frase “Naquele dia minha esposa já estava começando a ficar noiva de outro homem”.
  2. Pedir a um aluno que se imagine como o “noivo” e conte para a sala o que fez quando descobriu que a noiva voltaria para o marido.
  3. Pedir a uma aluna que conte para a sala os acontecimentos ocorridos no instante em que precisou comunicar ao noivo que o marido havia voltado.
  4. Informar aos alunos que participarão de um jogo de perguntas e respostas e que, depois, escreverão um texto – provavelmente nada verossímil. A missão é tentar juntar os elos e, de algum modo, ainda que permitindo a presença do maravilhoso, criarem um texto que possa ser contado oralmente.

    JOGO: O diálogo-surpresa
    1. Entregue uma folha em branco para o primeiro aluno de cada fileira.
    2. Solicite que escreva, na parte superior da folha, uma pergunta qualquer que se inicie com “Por que” (Exemplo: Por que você está tão triste?).
    3. Em seguida, peça que dobre para trás a área da folha que contém a pergunta e passe a folha para o colega de trás.
    4. Pedir que o colega crie uma resposta qualquer para uma suposta pergunta que se iniciou com “Por que”. Deverá, pois, iniciar a resposta com “Porque” e escrevê-la no alto da folha. (Exemplo: Por que dormi no galho da amoreira?).
    5. Pedir que dobre novamente a folha e a passe para trás. O colega, então, deverá escrever uma nova pergunta. E o jogo prossegue.
    6. Quando a folha chegar à ultima carteira, convidar um voluntário a desdobrá-la e a ler todas as perguntas e suas respectivas respostas.
    7. A seguir, reúna a fileira e peça que, de algum modo, os alunos escrevam uma história que contenha os diálogos criados. O texto pode ser maravilhoso, irreal, fantasioso ou livre.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de expressão oral e escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno