Área: Português |
Atividade: Reportagem
Objetivo
- Incentivar a criação de textos a partir de estímulos não-verbais.
Junto com nossos alunos, vamos dar vida a essas fotos, imaginado a dinâmica do universo que elas representam. Observando o ensaio vamos pensar: quem serão essas pessoas? Como vivem? O que lêem? Quais seriam seus sonhos?
- Atividades de Pré-Leitura Iniciar a aula dizendo que, às vezes, é possí-vel brincar com a imaginação e criar perso-nagens. Peça aos alunos para registrar no caderno respostas às perguntas que serão feitas por você. Devem numerar as respostas de 1 a 12 e não é necessário escrever as perguntas. Inicie o jogo:
- Escrevam um nome de pessoa, homem ou mulher.
- Escrevam o nome de um lugar distante.
- Escrevam um número entre 1 e 500.
- Anotem um espaço de tempo (segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos).
- Escrevam um número qualquer.
- Escrevam um desejo qualquer, seu ou fictício.
- Escrevam a palavra SIM ou a palavra NÃO.
- Escrevam uma cor.
- Escrevam um hábito que classificam como defeito.
- Escrevam um certo valor em dinheiro.
- Escrevam o nome de uma música ou de um grupo musical
- Escrevam o nome de um lugar muito próximo.
A seguir, pedir a um aluno que dê respostas para as questões que você fará. Todas as respostas já estão dadas. Basta que ele consulte a lista acima, lendo-a na ordem. Perguntar:
1. Qual o nome de seu (sua) noivo(a)? 2. Onde se encontraram pela primeira vez? 3. Que idade tem ele(a)? 4. Quanto tempo namoraram? 5. Qual o número do sapato dele(a)? 6. Qual o maior desejo dele(a)? 7. É bonito e inteligente? 8. Qual a cor dos olhos dele(a)? 9. Qual o pior defeito dele(a)? 10. Quanto dinheiro levarão para a lua-de-mel? 11. Qual a canção que gostariam de ouvir no casamento? 12. Onde vai ser a lua-de-mel? Por certo, as respostas serão estapafúrdias. Repita as perguntas para outros alunos. Peça que escrevam um texto literário curto que tenha por título “A lua-de-mel”. - Atividades de leitura e produção de texto: Peça que observem bem as fotos das crianças fotografadas por Ruy Fraga. Solicitar que soltem a imaginação, observem uma delas e lhe dêem nome, idade, gostos, qualidades, defeitos, anseios, frustrações, amores, raivas etc. e registrem essas características numa folha. Depois, pedir que criem uma reportagem sobre a visita que fizeram às crianças num acampamento dos sem-terrinha.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados: Desenvolvimento do gosto pela escrita.
Comentários
Postar um comentário