Pular para o conteúdo principal


Área: Português




Atividade: Reportagem


Objetivo
  • Incentivar a criação de textos a partir de estímulos não-verbais.
Introdução
Junto com nossos alunos, vamos dar vida a essas fotos, imaginado a dinâmica do universo que elas representam. Observando o ensaio vamos pensar: quem serão essas pessoas? Como vivem? O que lêem? Quais seriam seus sonhos?


  1. Atividades de Pré-Leitura Iniciar a aula dizendo que, às vezes, é possí-vel brincar com a imaginação e criar perso-nagens. Peça aos alunos para registrar no caderno respostas às perguntas que serão feitas por você. Devem numerar as respostas de 1 a 12 e não é necessário escrever as perguntas. Inicie o jogo:
    1. Escrevam um nome de pessoa, homem ou mulher.
    2. Escrevam o nome de um lugar distante.
    3. Escrevam um número entre 1 e 500.
    4. Anotem um espaço de tempo (segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos).
    5. Escrevam um número qualquer.
    6. Escrevam um desejo qualquer, seu ou fictício.
    7. Escrevam a palavra SIM ou a palavra NÃO.
    8. Escrevam uma cor.
    9. Escrevam um hábito que classificam como defeito.
    10. Escrevam um certo valor em dinheiro.
    11. Escrevam o nome de uma música ou de um grupo musical
    12. Escrevam o nome de um lugar muito próximo.
      A seguir, pedir a um aluno que dê respostas para as questões que você fará. Todas as respostas já estão dadas. Basta que ele consulte a lista acima, lendo-a na ordem. Perguntar:
      1. Qual o nome de seu (sua) noivo(a)? 2. Onde se encontraram pela primeira vez? 3. Que idade tem ele(a)? 4. Quanto tempo namoraram? 5. Qual o número do sapato dele(a)? 6. Qual o maior desejo dele(a)? 7. É bonito e inteligente? 8. Qual a cor dos olhos dele(a)? 9. Qual o pior defeito dele(a)? 10. Quanto dinheiro levarão para a lua-de-mel? 11. Qual a canção que gostariam de ouvir no casamento? 12. Onde vai ser a lua-de-mel? Por certo, as respostas serão estapafúrdias. Repita as perguntas para outros alunos. Peça que escrevam um texto literário curto que tenha por título “A lua-de-mel”.
  2. Atividades de leitura e produção de texto: Peça que observem bem as fotos das crianças fotografadas por Ruy Fraga. Solicitar que soltem a imaginação, observem uma delas e lhe dêem nome, idade, gostos, qualidades, defeitos, anseios, frustrações, amores, raivas etc. e registrem essas características numa folha. Depois, pedir que criem uma reportagem sobre a visita que fizeram às crianças num acampamento dos sem-terrinha.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Desenvolvimento do gosto pela escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno