Pular para o conteúdo principal


Área: Português




Atividade: Reportagem


Objetivo
  • Incentivar a criação de textos a partir de estímulos não-verbais.
Introdução
Junto com nossos alunos, vamos dar vida a essas fotos, imaginado a dinâmica do universo que elas representam. Observando o ensaio vamos pensar: quem serão essas pessoas? Como vivem? O que lêem? Quais seriam seus sonhos?


  1. Atividades de Pré-Leitura Iniciar a aula dizendo que, às vezes, é possí-vel brincar com a imaginação e criar perso-nagens. Peça aos alunos para registrar no caderno respostas às perguntas que serão feitas por você. Devem numerar as respostas de 1 a 12 e não é necessário escrever as perguntas. Inicie o jogo:
    1. Escrevam um nome de pessoa, homem ou mulher.
    2. Escrevam o nome de um lugar distante.
    3. Escrevam um número entre 1 e 500.
    4. Anotem um espaço de tempo (segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos).
    5. Escrevam um número qualquer.
    6. Escrevam um desejo qualquer, seu ou fictício.
    7. Escrevam a palavra SIM ou a palavra NÃO.
    8. Escrevam uma cor.
    9. Escrevam um hábito que classificam como defeito.
    10. Escrevam um certo valor em dinheiro.
    11. Escrevam o nome de uma música ou de um grupo musical
    12. Escrevam o nome de um lugar muito próximo.
      A seguir, pedir a um aluno que dê respostas para as questões que você fará. Todas as respostas já estão dadas. Basta que ele consulte a lista acima, lendo-a na ordem. Perguntar:
      1. Qual o nome de seu (sua) noivo(a)? 2. Onde se encontraram pela primeira vez? 3. Que idade tem ele(a)? 4. Quanto tempo namoraram? 5. Qual o número do sapato dele(a)? 6. Qual o maior desejo dele(a)? 7. É bonito e inteligente? 8. Qual a cor dos olhos dele(a)? 9. Qual o pior defeito dele(a)? 10. Quanto dinheiro levarão para a lua-de-mel? 11. Qual a canção que gostariam de ouvir no casamento? 12. Onde vai ser a lua-de-mel? Por certo, as respostas serão estapafúrdias. Repita as perguntas para outros alunos. Peça que escrevam um texto literário curto que tenha por título “A lua-de-mel”.
  2. Atividades de leitura e produção de texto: Peça que observem bem as fotos das crianças fotografadas por Ruy Fraga. Solicitar que soltem a imaginação, observem uma delas e lhe dêem nome, idade, gostos, qualidades, defeitos, anseios, frustrações, amores, raivas etc. e registrem essas características numa folha. Depois, pedir que criem uma reportagem sobre a visita que fizeram às crianças num acampamento dos sem-terrinha.
Tempo sugerido: 3 horas

Resultados esperados: Desenvolvimento do gosto pela escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...