Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: Haicai
Objetivos
  1. Sensibilizar os alunos para o sintetismo e a poesia do haicai.
Introdução
Os alunos sabem o que é haicai? Sugira que façam a atividade proposta e, depois, criem-nos à vontade!
  1. Ler o poema com os alunos. Permitir que, livremente, falem de suas sensações e façam comentários sobre o texto. Comentar o título e estabelecer relações com nosso dia-a-dia.
  2. Observar a irregularidade dos versos e estrofes. Comentar que o poeta moderno se permite fugir das regras tradicionais de versificação para deixar fluir mais livremente suas emoções. Se necessário, esclarecer que verso é uma linha do poema, estrofe é um conjunto de versos e poema é a concretização da expressão em versos. Poesia, por sua vez, é um fenômeno. É um fenômeno criador que transforma em linguagem as emoções.
  3. Falar e, se possível, mostrar os seguintes haicais, colhidos da Internet, sem autoria, no site http://universodohaicai.vilabol.uol.com.br/ premiados.html:
    1. Por entre as garrafas. / Na espreita, uma lagartixa caça pernilongos.
    2. Vê-se da janela. / O cinza tomar a tarde.  / Árvores desnudas
    3. Na manhã fria. / Em frente à escola, um desfile.  / De gorros de lã.
    4. Ao bater dos sinos.  / O povo, palmas na mão, saúda o padroeiro.
  4. Deixar que os alunos comentem livremente os haicais. Depois, informar que esse tipo de poema é forma tradicional da cultura japonesa. Tradicionalmente, o haicai é um poema com 17 sílabas poéticas, dispostas em três linhas de 5, 7 e 5 sílabas métricas. Sempre tematiza sensações advindas da observação da natureza e, antigamente, devia obrigatoriamente citar uma das estações do ano. Trata-se de um momento de reflexão que conduz a uma descoberta. Hoje, o haicai perdeu muito de suas características originais e foi-se moldando ao gosto de seus praticantes. Sempre, porém, representa um encantamento da observação, do sintetismo e da poesia.
  5. Solicitar que os alunos criem, a partir do poema Terra Chão, terra Pão, vários haicais. Podem utilizar as lembranças da sua realidade, sua vida e seu trabalho para essa produção.
  6. Se houver interesse, podem pesquisar na Internet os sites de haicais e aprender, com detalhes, a história desses poemas. Podem, também, organizar um "Dia do Haicai" para mostrar a produção dos próprios alunos e a capacidade de sintetizar emoções em versos.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Ampliação da sensibilidade poética, conhecer a estrutura do haicai.
Dicas do professor: Site: http://universodohaicai.vilabol.uol.com.br//premiados.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno