Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: Haicai
Objetivos
  1. Sensibilizar os alunos para o sintetismo e a poesia do haicai.
Introdução
Os alunos sabem o que é haicai? Sugira que façam a atividade proposta e, depois, criem-nos à vontade!
  1. Ler o poema com os alunos. Permitir que, livremente, falem de suas sensações e façam comentários sobre o texto. Comentar o título e estabelecer relações com nosso dia-a-dia.
  2. Observar a irregularidade dos versos e estrofes. Comentar que o poeta moderno se permite fugir das regras tradicionais de versificação para deixar fluir mais livremente suas emoções. Se necessário, esclarecer que verso é uma linha do poema, estrofe é um conjunto de versos e poema é a concretização da expressão em versos. Poesia, por sua vez, é um fenômeno. É um fenômeno criador que transforma em linguagem as emoções.
  3. Falar e, se possível, mostrar os seguintes haicais, colhidos da Internet, sem autoria, no site http://universodohaicai.vilabol.uol.com.br/ premiados.html:
    1. Por entre as garrafas. / Na espreita, uma lagartixa caça pernilongos.
    2. Vê-se da janela. / O cinza tomar a tarde.  / Árvores desnudas
    3. Na manhã fria. / Em frente à escola, um desfile.  / De gorros de lã.
    4. Ao bater dos sinos.  / O povo, palmas na mão, saúda o padroeiro.
  4. Deixar que os alunos comentem livremente os haicais. Depois, informar que esse tipo de poema é forma tradicional da cultura japonesa. Tradicionalmente, o haicai é um poema com 17 sílabas poéticas, dispostas em três linhas de 5, 7 e 5 sílabas métricas. Sempre tematiza sensações advindas da observação da natureza e, antigamente, devia obrigatoriamente citar uma das estações do ano. Trata-se de um momento de reflexão que conduz a uma descoberta. Hoje, o haicai perdeu muito de suas características originais e foi-se moldando ao gosto de seus praticantes. Sempre, porém, representa um encantamento da observação, do sintetismo e da poesia.
  5. Solicitar que os alunos criem, a partir do poema Terra Chão, terra Pão, vários haicais. Podem utilizar as lembranças da sua realidade, sua vida e seu trabalho para essa produção.
  6. Se houver interesse, podem pesquisar na Internet os sites de haicais e aprender, com detalhes, a história desses poemas. Podem, também, organizar um "Dia do Haicai" para mostrar a produção dos próprios alunos e a capacidade de sintetizar emoções em versos.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Ampliação da sensibilidade poética, conhecer a estrutura do haicai.
Dicas do professor: Site: http://universodohaicai.vilabol.uol.com.br//premiados.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...