Pular para o conteúdo principal
Área: Português
Atividade: O teatro na escola: Morte e vida severina
Objetivos
  1. Desenvolver a capacidade de expressão oral e de adaptação e textos para teatro.
Introdução
A sala de aula pode ser um ótimo ambiente para desenvolvimento da expressão oral, por meio de manifestações artísticas.
Atividades de pré-leitura: testar o conhecimento prévio dos alunos. Perguntar se já ouviram o poema de João Cabral, se gostariam de conhecê-lo.
Atividades de leitura: ler o texto com os alunos e comentar as relações estabelecidas pelo autor. Se possível, mostrar as canções de Chico Buarque para os versos do poema.
Atividades de expressão oral:
    1. Mostrar, na íntegra, o poema de João Cabral. Divida a sala em grupos e fazer a leitura em forma de jogral.
    2. Pedir aos alunos que imaginem como aquela história ficaria no palco. Converse sobre as possibilidades de montagem, as ações das personagens, a criação dos cenários, as falas das personagens, o sentido da história.
    3. Por fim, convidar os alunos a encenar a peça para as outras salas da escola. Os alunos que qui-serem participar poderão marcar ensaios e dividir os papéis.
    4. Os demais, baseados no texto da antologia, poderão criar textos para chamar a atenção do público para a peça, elaborar sinopses, preparar cartazes, ajudar na montagem como cenografistas, iluminadores ou contra-regras.
    5. O texto da antologia também poderia ser adaptado para o teatro e, assim, uma nova visão do poema poderia ser dada para a platéia.
Tempo sugerido: 5 horas
Resultados esperados:  Ampliação da capacidade de expressão oral e noção de montagem e adaptação de textos para o teatro.
Dicas do professor:  texto integral em: www.culturabrasil. pro.br/ joaocabraldemelonetoo.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno