Área: Português |
Atividade: O teatro na escola: Morte e vida severina
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de expressão oral e de adaptação e textos para teatro.
A sala de aula pode ser um ótimo ambiente para desenvolvimento da expressão oral, por meio de manifestações artísticas.
Atividades de pré-leitura: testar o conhecimento prévio dos alunos. Perguntar se já ouviram o poema de João Cabral, se gostariam de conhecê-lo.
Atividades de leitura: ler o texto com os alunos e comentar as relações estabelecidas pelo autor. Se possível, mostrar as canções de Chico Buarque para os versos do poema.
Atividades de expressão oral:
- Mostrar, na íntegra, o poema de João Cabral. Divida a sala em grupos e fazer a leitura em forma de jogral.
- Pedir aos alunos que imaginem como aquela história ficaria no palco. Converse sobre as possibilidades de montagem, as ações das personagens, a criação dos cenários, as falas das personagens, o sentido da história.
- Por fim, convidar os alunos a encenar a peça para as outras salas da escola. Os alunos que qui-serem participar poderão marcar ensaios e dividir os papéis.
- Os demais, baseados no texto da antologia, poderão criar textos para chamar a atenção do público para a peça, elaborar sinopses, preparar cartazes, ajudar na montagem como cenografistas, iluminadores ou contra-regras.
- O texto da antologia também poderia ser adaptado para o teatro e, assim, uma nova visão do poema poderia ser dada para a platéia.
Tempo sugerido: 5 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de expressão oral e noção de montagem e adaptação de textos para o teatro. Dicas do professor: texto integral em: www.culturabrasil. pro.br/ joaocabraldemelonetoo.htm
Comentários
Postar um comentário