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Violência na escola! Diga não!

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.    

Motivação   
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1), conforme postada abaixo, para os alunos.    

Figura 1: Tirinha sobre Violência em sala de aula
Disponível em: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html     Acessado em: 31 Maio 2010.     
Observação:  
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.   
Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro postado abaixo, fazer os seguintes questionamentos:      
Roteiro de Discussão:
  • O que vocês observaram na imagem?
  • Qual assunto é abordado na Tirinha?
  • O que acontece quando o professor faz a chamada?
  • Vocês acham que isso realmente acontece na sala de aula?
  • Em nossa escola vocês já viram algum ato de violência contra um colega ou professor?     
É fundamental que neste momento todos aqueles que se sentirem à vontade, possam expressar suas opiniões!

Atividade 1   
Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra “Violência”.       

Violência:
1. Qualidade de violento. 
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade. 
3. Ação violenta. 
4. Opressão, tirania. 
5. Intensidade. 
6. Veemência. 
7. Irascibilidade. 
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa. 
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Fonte:  http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=viol%EAncia  Acessado em: 16 Jun. 2010. 

Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor  poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.).

Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:   
Roteiro de Discussão:
  • O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
  • A violência está presente no contexto escolar? Como?
  • Em que ações ela pode ser vista?
  • O que vocês acham da Violência na escola? Por quê?       

Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.  
Roteiro de Pesquisa: 
  • Título do artigo
  • Qual e como foi o ato de violência?
  • Qual o motivo da agressão?
  • Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
  • Qual(is) a(s)  Idade(s) do(s) agressor(es)?
  • Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s)  agredida(s)?   

Abaixo sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.     
Sugestões de links para a pesquisa   
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u737571.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735505.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u693065.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u462101.shtml  
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u540054.shtml   
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml (Fig.2)    

Figura 2: Reportagem do jornal “São Paulo Agora”     
Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.     
Atividade 3    
Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying” (Fig.3),  com duração de 02 minutos e 07 segundos.   
Link do vídeo “Bullying”: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related  Acessado em 01 Junho 2010.                   

Figura 3: Imagem do vídeo “Bullying”     
Sugestão: 
O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.  
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, sugerimos o roteiro abaixo.   
Roteiro de Discussão sobre o Vídeo: 
  • O que vocês acharam do vídeo?
  • Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
  • Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
  • E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
  • Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
  • O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?      
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.    
Atividade 4   
Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4) abaixo.       

Figura 4: Tirinha sobre violência contra o professor       
Disponível: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html     Acessado em: 31 Maio 2010.    
Observação:   
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar.   
Neste sentido, sugerimos que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência, e as soluções que eles propõem para esta problemática.                 
Sugestão de Atividade:   
Sugestão 1    
O professor poderá  iniciar a atividade perguntando aos alunos se eles já ouviram, em algum momento, o termo “Bullying”. Desta forma, quando todos tiverem manifestado as suas opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos em duplas leiam a reportagem (Fig. 5) abaixo:  
Link da reportagem “Bullying”:   
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 08 Jun 2010. 

Figura 5: Imagem do site Brasil escola         
Sugestão:   
Sugerimos que  o professor imprima a reportagem e distribua a mesma para cada dupla, de forma que os alunos  possam realizar a atividade com maior autonomia.      
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:  
Roteiro de Discussão:  
  • O que significa a palavra “Bullying”?
  • Quais os locais onde o Bullying pode ocorrer?
  • O que significa o Bullying direto?
  • O que significa o Bullying indireto?
  • Cite alguns exemplos de Bullying.

Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.
Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto escolar, bem como o  que é Bullying (um tipo de violência comum no ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática.

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