Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula será discutido e refletido com os alunos
sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra
o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula
pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e
argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
Motivação
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1), conforme postada abaixo, para os alunos.
Figura 1: Tirinha sobre Violência em sala de aula
Disponível em: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html Acessado em: 31 Maio 2010.
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro postado abaixo, fazer os seguintes questionamentos:
Roteiro de Discussão:
Atividade 1
Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra “Violência”.
Violência:
1. Qualidade de violento.
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade.
3. Ação violenta.
4. Opressão, tirania.
5. Intensidade.
6. Veemência.
7. Irascibilidade.
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa.
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=viol%EAncia Acessado em: 16 Jun. 2010.
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.).
Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.
Roteiro de Pesquisa:
Abaixo sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.
Sugestões de links para a pesquisa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u737571.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735505.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u693065.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u462101.shtml
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u540054.shtml
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml (Fig.2)
Figura 2: Reportagem do jornal “São Paulo Agora”
Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.
Atividade 3
Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying” (Fig.3), com duração de 02 minutos e 07 segundos.
Link do vídeo “Bullying”: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related Acessado em 01 Junho 2010.
Figura 3: Imagem do vídeo “Bullying”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão sobre o Vídeo:
Atividade 4
Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4) abaixo.
Figura 4: Tirinha sobre violência contra o professor
Disponível: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html Acessado em: 31 Maio 2010.
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar.
Neste sentido, sugerimos que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência, e as soluções que eles propõem para esta problemática.
Sugestão de Atividade:
Sugestão 1
O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos se eles já ouviram, em algum momento, o termo “Bullying”. Desta forma, quando todos tiverem manifestado as suas opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos em duplas leiam a reportagem (Fig. 5) abaixo:
Link da reportagem “Bullying”:
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 08 Jun 2010.
Figura 5: Imagem do site Brasil escola
Sugestão:
Sugerimos que o professor imprima a reportagem e distribua a mesma para cada dupla, de forma que os alunos possam realizar a atividade com maior autonomia.
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.
- Aula interativa;
- Sala de vídeo;
- Utilização do laboratório de Informática.
Motivação
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1), conforme postada abaixo, para os alunos.
Figura 1: Tirinha sobre Violência em sala de aula
Disponível em: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html Acessado em: 31 Maio 2010.
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro postado abaixo, fazer os seguintes questionamentos:
Roteiro de Discussão:
- O que vocês observaram na imagem?
- Qual assunto é abordado na Tirinha?
- O que acontece quando o professor faz a chamada?
- Vocês acham que isso realmente acontece na sala de aula?
- Em nossa escola vocês já viram algum ato de violência contra um colega ou professor?
Atividade 1
Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra “Violência”.
Violência:
1. Qualidade de violento.
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade.
3. Ação violenta.
4. Opressão, tirania.
5. Intensidade.
6. Veemência.
7. Irascibilidade.
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa.
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=viol%EAncia Acessado em: 16 Jun. 2010.
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.).
Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
- O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
- A violência está presente no contexto escolar? Como?
- Em que ações ela pode ser vista?
- O que vocês acham da Violência na escola? Por quê?
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.
Roteiro de Pesquisa:
- Título do artigo
- Qual e como foi o ato de violência?
- Qual o motivo da agressão?
- Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
- Qual(is) a(s) Idade(s) do(s) agressor(es)?
- Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s) agredida(s)?
Abaixo sugerimos alguns links de sites para a realização da pesquisa.
Sugestões de links para a pesquisa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u737571.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735505.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u693065.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u462101.shtml
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u540054.shtml
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml (Fig.2)
Figura 2: Reportagem do jornal “São Paulo Agora”
Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.
Atividade 3
Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying” (Fig.3), com duração de 02 minutos e 07 segundos.
Link do vídeo “Bullying”: http://www.youtube.com/watch?v=6SMkM066Aec&feature=related Acessado em 01 Junho 2010.
Figura 3: Imagem do vídeo “Bullying”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão sobre o Vídeo:
- O que vocês acharam do vídeo?
- Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
- Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
- E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
- Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
- O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?
Atividade 4
Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem (Fig. 4) abaixo.
Figura 4: Tirinha sobre violência contra o professor
Disponível: http://www.nanihumor.com/2009/08/tiras-violencia-nas-escolas.html Acessado em: 31 Maio 2010.
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar.
Neste sentido, sugerimos que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência, e as soluções que eles propõem para esta problemática.
Sugestão de Atividade:
Sugestão 1
O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos se eles já ouviram, em algum momento, o termo “Bullying”. Desta forma, quando todos tiverem manifestado as suas opiniões, o professor deverá pedir para que os alunos em duplas leiam a reportagem (Fig. 5) abaixo:
Link da reportagem “Bullying”:
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 08 Jun 2010.
Figura 5: Imagem do site Brasil escola
Sugestão:
Sugerimos que o professor imprima a reportagem e distribua a mesma para cada dupla, de forma que os alunos possam realizar a atividade com maior autonomia.
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
- O que significa a palavra “Bullying”?
- Quais os locais onde o Bullying pode ocorrer?
- O que significa o Bullying direto?
- O que significa o Bullying indireto?
- Cite alguns exemplos de Bullying.
Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.
Recursos Complementares
Os links abaixo se referem ao conceito de Violência na escola:
http://www.scribd.com/doc/504439/Agressividade-ou-falta-de-limites
http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/agressoes-na-sala-aula.htm
http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=1761&Itemid=155
http://www.scribd.com/doc/504439/Agressividade-ou-falta-de-limites
http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/agressoes-na-sala-aula.htm
http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=1761&Itemid=155
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula.
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos
compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto
escolar, bem como o que é Bullying (um tipo de violência comum no
ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática.
Comentários
Postar um comentário