Pular para o conteúdo principal

projeto: Interdisciplinaridade do Jornal



PROJETO JORNAL

Nome do projeto: Interdisciplinaridade do Jornal
Turma: 1º ao 9º ano
Tempo de duração: Durante todo o ano letivo.

*Objetivos de aprendizagem:

  • Língua Portuguesa: Formar leitores autônomos de jornal; ampliar a capacidade de leitura e escrita dos alunos; desenvolver procedimentos de revisão de texto e ampliar os conhecimentos sobre a língua escrita.
  • Matemática: Desenvolver habilidades a comunicação, estabelecendo conclusões ao analisar ou produzir textos e outras formas de expressão: Tabelas, desenhos, painéis e gráficos.
  • História e Geografia: Promover pesquisas sobre o que acontece em seu meio, levando para a sala de aula discussões com temas sociais e atuais e intensificando os laços entre a escola e comunidade.
  • Ciências: Combinar leituras, observações, experimentos e registros para coletar, organizar e discutir informações.

*Estratégias:

·         Cada aluno trará para a sala de aula um jornal que será utilizado semanalmente;
·         Análise do jornal;
·         Saber identificar os cadernos de um jornal;
·         Pesquisa com a família sobre hábitos de leitura;
·         Confecção de um jornal coletivo;
·         Quebra-cabeças de notícias e estruturação de um texto;
·         Problemas matemáticos;
·         Reconto e estruturação de tirinhas de histórias em quadrinhos;
·         Recorte de uma matéria de um jornal e dar outro título para ela;
·         Criar textos a partir de manchetes interessantes recortadas;
·         Recorte de frases de impacto e criar um poema, mensagem, propaganda ou crônica;
·         Procurar uma notícia sobre extermínios de menores, acidentes de trânsito, violência nas cidades ou outro assunto polêmico qualquer, discutindo em grupos formando opiniões, por meio de um júri simulado onde tais assuntos sejam julgados;
·         Leitura e interpretação de manchetes;
·         Atividades gramaticais e ortográficas.

*Avaliação:

A avaliação será integrada nas disciplinas subsidiando atividades super-interessantes e significativa, valorizando o interesse e a participação dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...