Pular para o conteúdo principal

Projeto Cultura Afro-brasileira



Tema: Cultura Afro-brasileira

Responsáveis: Professores do Ensino Fundamental  (6º ao 9º ano)
                    
 Apresentação:

Percebendo que a cultura afro-brasileira ainda sofre um certo preconceito, principalmente no que se refere à sua cultura, nos incentivou a tratar do assunto com muita cautela e sem deixar de transmitir informações importantes para que as pessoas possam ter uma visão correta e não preconceituosa de uma cultura, esta tão rica como a dos africanos.

Objetivos:
           
  • Eliminar o preconceito sobre a religião e mitologia africana;
  • Conhecer a origem afro-brasileira;
  • Compreender os rituais na cultura afro-brasileira;
  • Conhecer e reconhecer o valor do artesanato e dos costumes africanos;
  • Oportunizar a valorização de seus talentos através da arte e da literatura;
  • Vivenciar o contato com essa cultura, através de visitas aos museus que a retratam;
  • Expressar os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo em oficinas: os costumes, artesanato, comidas, danças e ritos, a religião e a mitologia;
  • Valorização e compreensão do movimento que envolve o Dia da Consciência Negra.
Procedimentos:

  • Desenvolvimento dos conteúdos que abordam e ilustram a cultura afro-brasileira (artesanato, mitologia, música, dança, etc.);
  • Foco principal nos assuntos, de acordo com a turma que o abordará para apresentação nas oficinas culturais;
  • Estudos direcionados, em conformidade às diretrizes em relação à Cultura Africana;
  • Ensaios, elaboração de figurinos, sonoplastia e cenário;
  • Apresentação nas Oficinas Culturais.
  • Desenvolvimento das atividades direcionadas ao tema: artesanato, culinária, mitologia, danças folclóricas, literatura e religião.
  • Avaliação: 
  • A avaliação será integrada nas disciplinas subsidiando atividades super-interessantes e significativa, valorizando o interesse e a participação dos alunos.
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno