Pular para o conteúdo principal

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 23

9° ano - Língua Portuguesa

Ajude a cuidar de um bichinho abandonado
            Há quatro anos, todo segundo sábado do mês, um grupo de apaixonados por animais de estimação se reúne no Bairro Peixoto para tentar salvá-los.  Os voluntários do SOS Vida Animal tentam fazer com que as pessoas adotem cachorros e gatos abandonados. [...]
           A maioria dos bichos foi resgatada da rua ou tirada de centros de zoonoses.  Há ainda muitos casos de denúncias anônimas de animais que foram abandonados pelos donos.  É o caso do pastor alemão Lara, encontrado na Tijuca e adotado por Emília de Almeida, que se tornou voluntária do SOS. 
          Geralmente, as feiras têm ao menos dez cachorros e dez gatos, que são castrados e vermifugados.  Alguns vêm até vacinados.  Em média, acontecem dez adoções a cada feira.  Nos quatro anos de existência, o grupo conseguiu um novo lar para quase 900 animais. [...]
          Para adotar um animal, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, CPF e comprovante de residência na ocasião.  Mais informações sobre o trabalho do grupo no site www.sosvidaanimal.com.br
O Globo. Zona Sul, 06 de agosto de 2009.
A finalidade do texto é



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…