Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos.
- Identificar as características, geográficas e históricas das obras.
- Identificar e classificar as variações linguísticas.
- Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno.
- Produzir textos escritos se utilizando da variedade linguística de preferência do aluno.
Duração das atividades
4 aulas de 55 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos precisam estar inseridos num contexto de linguagem, convivendo e tendo noção das diferentes formas de linguagem (Variações).
Estratégias e recursos da aula
- O trabalho com a variação linguística nos textos literários tem se expandido em meio as práticas pedagógicas porque a língua portuguesa é muito rica no que tange a variedade linguística devido à dimensão continental do país, a diversidade de nossa literatura e a migração de pessoas principalmente da Região Sul para a Região Centro-Oeste que contribui para a variação linguística ser mais acentuada em nossa região.
Sequência Didática
O professor deve ter bem definido quais as variações linguísticas
que pretende trabalhar com sua turma antes de dar inicio a esta
sequência. Assim poderá explorar as variações existentes na sala de aula
prevista para esse trabalho: Variedade Geográfica, Variedade
Diacrônica, Variedades Sociais e Variedades Situacionais, bem como
trabalhar a leitura, a interpretação e a produção de textos, utilizando
as variações linguísticas com o objetivo de conhecer e identificar as
mesmas nas diferentes regiões do país.
1ª Aula: prática de leitura
1ª Atividade
Esta aula inicial tem o objetivo específico de ampliar o vocabulário da turma em relação à variação linguística.
Antes
de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos que os
alunos já têm em relação às variações geográficas. Perguntar oralmente
aos alunos onde nasceram? De qual região pertencem? Se eles conhecem as
marcas da linguagem de sua região? Percebem as diferenças entre o
vocabulário da região de origem e aquela falada onde eles vivem ou
residem? Agora o professor pode projetar no Data Show um trecho do poema de Oswald de Andrade, que está abaixo:
Vício na fala Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Oswald de Andrade
fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm
- Perguntar aos alunos se eles percebem a variação linguística dentro do texto?
- Pedir para que os alunos digam as variações encontradas.
- Pedir aos alunos se é comum encontrar esse tipo de variação no local onde ele mora?
2ª Atividade: O professor projeta a imagem abaixo no Data Show:
- Perguntar oralmente: Se eles perceberam as variações linguísticas? E se elas trazem marcas de regionalismo? Quais?
Sugestão:
No caso de literatura, ler trechos de livros ou romances de escritores
do Rio Grande do Sul como: Érico Veríssimo e escritores nordestinos
como: Graciliano Ramos e suas obras, bem como o trecho do livro “Ana
Terra” do autor Érico Veríssimo e do livro “Vidas
Secas” do autor Graciliano Ramos ou “Vida e Morte Severina” do autor
João Cabral de Melo Neto. Professor você poderá contextualizar os
aspectos geográficos e o momento em que as obras foram escritas.
2ª Aula: Linguagem oral
1ª Atividade:
O professor pode levar os alunos ao laboratório de informática para
realizar uma pesquisa orientada: procurar textos dos autores: Erico
Veríssimo, Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto.
2ª Atividade: Após
a pesquisa dos textos, deve-se organizar uma roda onde os alunos
possam falar em relação às variações encontradas nos textos pesquisados,
enfatizando:
- Os textos lidos contêm variações na forma dos personagens se expressarem?
- Contam com expressões típicas da Região Sul e da Região Nordeste? Quais?.
- Os costumes e tradições fazem parte do texto?
- Existem dificuldades na compreensão dos sentidos devido à linguagem utilizada?
3ª Aula: Língua Escrita
Após os estudos e
pesquisas feitas os alunos deverão utilizar a escrita numa atividade de
produção, enfocando a região de origem dos seus pais e a região onde
eles residem na atualidade. Em seguida, orientá-los para a produção de
um texto narrativo contendo:
- Título.
- Personagens.
- Caracterização do espaço e do tempo.
- Desenvolvimento.
- Clímax.
- Conclusão.
4ª Aula: Análise e Reflexão Sobre a Língua Utilizada nos Textos.
O professor deve
orientar os alunos na reescrita do texto, fazendo as devidas correções.
Em seguida peça que comparem as variações utilizadas pelos autores e por
eles (alunos), levando em consideração a geografia e a história dos
escritores e dos alunos em suas produções, realizando as seguintes
atividades:
- Revisão dos textos produzidos..
- Reorganizando as ideias comparando com a língua padrão.
- Revisando a pontuação.
- Fazendo as correções ortográficas necessárias.
- Coesão e coerência.
- Reescrevendo o texto se necessário.
Sistematização
Os textos
produzidos pela turma depois de revisados e reescritos poderão ser
expostos e compartilhados em um mural na sala de aula e na sala da
biblioteca, para que todos os alunos e professores da escola e
comunidade possam ter acesso às produções feitas pelos alunos, para
serem publicadas no blog da escola e no blog individual de cada aluno.
Sugestões de atividades extraclasse
- Leitura de obras de Luis Fernando Veríssimo e Graciliano Ramos.
- Assistir filmes da Região Sul como: Incidente em Antares (Romance de Erico Veríssimo) Da Região Nordeste: Vida e Morte Severina (romance de João Cabral de Mello Neto), Os Sertões ( Romance de Euclides da Cunha).
- Após ler os textos e assistir os filmes, alunos poderão elencar as diferenças que existem entre o Sul e o Nordeste, em relação à linguagem: 1º elaborar uma lista de palavras de cada região com os respectivos sentidos ou um texto dissertativo destacando as variações de cada região considerando as questões sociais, geográficas e históricas de cada região.
Recursos Complementares
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / MEC/SEF; Brasília, 1998.
GERALDY, João Vanderley (org). O Texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
Avaliação
A
avaliação deverá ser feita de forma contínua pelo processo de
aprendizagem, pela leitura, interpretação e compreensão das variações
existentes e pela produção de texto utilizando as variações aprendidas
durante as aulas. Observando se os alunos compreenderam que as variações
existentes na linguagem não são erros, mas resultados de situações
diferentes no uso da linguagem.
Fonte: Pedro Danilo Faoro
TERRA NOVA DO NORTE - MT
ESCOLA MUNICIPAL MIRAGUAI
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