Pular para o conteúdo principal

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 22

9° ano - Língua Portuguesa

TEXTO 1As denominadas cotas raciais são criações artificiais para beneficiar determinados grupos em detrimento da maioria, sendo, portanto, incoerentes e ilógicas. A falta de sentido já começa na sua denominação. Como se definem as raças entre os seres humanos? Usa-se algum critério da zoologia, a exemplo dos animais? Qual o critério objetivo para classificar quem é preto ou branco? E os mestiços, que são a maioria da população brasileira, como são classificados? Por porcentagem das cores em cada um? Os tribunais raciais de algumas universidades públicas, então, chegam ao cúmulo do absurdo: classificam as pessoas por raças somente pelo olhar da fotografia!
ACSIT (por e-mail, 04/06/09.)
Vocabulário:
em detrimento
– em prejuízo
TEXTO 2
A todos os que criticam o sistema de cotas raciais, antes de tudo deveriam identificar a sua raça, para atestar se passaram por todo o tipo de preconceito por que passam os negros até hoje neste país, e só quem é negro sabe e sente. Parabéns, Elio Gaspari, pelo artigo que desmistifica toda a argumentação anticotas. Esse, sim, um branco de “alma negra”. Alma desprovida de preconceitos, movida pelo amor e pela vontade de ocupar os espaços da sociedade, que hoje são negados por não se ter a escolaridade necessária.
LHDS (por e-mail, 05/06/09.)
O Globo. Cartas dos Leitores, 07 de junho de 2009.
Em relação aos textos 1 e 2, pode-se afirmar que



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno