Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 13

9° ano - Língua Portuguesa

TEXTO 1
TEMPO DE REFLEXÃO E DE TOMADA DE DECISÕES
Conscientização – Seminários e conferências acontecem no mês de março para pedir menos poluição e mais respeito aos recursos hídricos

20 de Marco de 2009.
A verdade é que a pressão populacional, a necessidade crescente da agricultura e da indústria estão levando a um superuso e abuso. Cada vez mais, a água é retirada dos mares, dos rios, dos córregos, dos lagos e dos aquíferos para alimentar homens com sede, campos com sede, animais com sede, plantas com sede e indústrias com sede. Pior: sem contrapartida de proteção, os rios, lagos, aquíferos e mares continuam sendo usados como receptáculos de lixo e esgotos. E lixo muitas vezes tóxico. Ambas ações estão comprometendo os ecossistemas além da conta. Em muitos casos, o ponto sem volta já foi alcançado.  Por isso a vida corre perigo.
Falar da importância da água é chover no molhado. Praticar a boa gestão da água é um esforço ainda pequeno tanto do governo como da população. (...)
Fonte:  http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2009/03/1agua197.html
TEXTO 2
Herdeiros do futuro
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Pra viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Fonte: TOQUINHO. Herdeiros do futuro.In: http://letras.terra.com.br/toquinho/87255
Comparando os textos 1 e 2, pode-se afirmar que o texto 1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO