Pular para o conteúdo principal

Reforço de língua portuguesa: 6° ao 9° ano

Questão 11

9° ano - Língua Portuguesa

TEMPO DE REFLEXÃO E DE TOMADA DE DECISÕES
Conscientização – Seminários e conferências acontecem no mês de março para pedir menos poluição e mais respeito aos recursos hídricos

20 de Marco de 2009.
A verdade é que a pressão populacional, a necessidade crescente da agricultura e da indústria estão levando a um superuso e abuso. Cada vez mais, a água é retirada dos mares, dos rios, dos córregos, dos lagos e dos aquíferos para alimentar homens com sede, campos com sede, animais com sede, plantas com sede e indústrias com sede. Pior: sem contrapartida de proteção, os rios, lagos, aquíferos e mares continuam sendo usados como receptáculos de lixo e esgotos. E lixo muitas vezes tóxico. Ambas ações estão comprometendo os ecossistemas além da conta. Em muitos casos, o ponto sem volta já foi alcançado.  Por isso a vida corre perigo.
Falar da importância da água é chover no molhado. Praticar a boa gestão da água é um esforço ainda pequeno tanto do governo como da população. (...)
Fonte:  http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2009/03/1agua197.html
O trecho do texto acima que indica uma opinião é





Questão 12

9° ano - Língua Portuguesa

TEMPO DE REFLEXÃO E DE TOMADA DE DECISÕES
Conscientização – Seminários e conferências acontecem no mês de março para pedir menos poluição e mais respeito aos recursos hídricos

20 de Marco de 2009.
A verdade é que a pressão populacional, a necessidade crescente da agricultura e da indústria estão levando a um superuso e abuso. Cada vez mais, a água é retirada dos mares, dos rios, dos córregos, dos lagos e dos aquíferos para alimentar homens com sede, campos com sede, animais com sede, plantas com sede e indústrias com sede. Pior: sem contrapartida de proteção, os rios, lagos, aquíferos e mares continuam sendo usados como receptáculos de lixo e esgotos. E lixo muitas vezes tóxico. Ambas ações estão comprometendo os ecossistemas além da conta. Em muitos casos, o ponto sem volta já foi alcançado. Por isso a vida corre perigo.
Falar da importância da água é chover no molhado. Praticar a boa gestão da água é um esforço ainda pequeno tanto do governo como da população. (...)
Fonte: http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2009/03/1agua197.html
A repetição da expressão grifada em “Cada vez mais a água é retirada dos mares, dos rios, dos córregos, dos lagos e dos aquíferos para alimentar homens com sede, campos com sede, animais com sede, plantas com sede e indústrias com sede.” presente no texto acima, provoca  o efeito de



intensificar o sentido da palavra sede, apontando a consequência futura do esgotamento das reservas de água

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...