Ficha
de Verificação
de Conhecimentos
de Língua Portuguesa – 6º ano
Nome: ____________________________________________
Nº ____ Turma:
Data: _____________________________ Apreciação:
Professora ________________________ Enc. De
Educação____________________
|
1 – Lê atentamente o texto que se segue.
O pescador
verde
Para salvar a vida ao cão
Alidoro, Pinóquio lança-se à água mas fica preso numa grande rede, no meio de
um montão de peixes…
Nesse mesmo momento viu sair da gruta um pescador horrível, mesmo horrível, que
parecia um monstro marinho. Em vez de cabelos tinha na cabeça um monte
densíssimo de ervas verdes, e verde era também a pele do corpo, os olhos e a
própria barba enorme que lhe chegava quase até aos pés. Mais parecia um enorme
lagarto hirto andando apenas nas patas de trás.
Quando o pescador acabou de puxar as redes, gritou todo contente:
– Graças a Deus, hoje posso apanhar uma bela pançada de peixe!
“Ainda bem que eu não sou um peixe!”, pensou Pinóquio, retomando um pouco a
coragem.
A rede foi puxada para dentro da gruta, escura e cheia de fumo, no meio da qual
se via uma grande frigideira com óleo, a qual deitava um cheiro a cera que
dificultava a respiração!
– Ora vamos cá a ver que peixes apanhei – exclamou o pescador verde e metendo
uma mão enorme, que mais parecia a pá de um padeiro, começou a tirar cá para
fora todo o tipo de peixes.
O último a ficar na rede foi o Pinóquio.
Assim que o pescador o tirou, ficou espantadíssimo com aquela maravilha que os
seus olhos verdes viam, e gritou quase amedrontado, assustado e curioso:
– Que raça de peixe será este? Ah! Já percebi; deve ser um caranguejo.
Pinóquio, aí, ficou mortificado e zangado por ver que o pescador o confundia com
um caranguejo, e disse num tom de ressentimento:
– Mas qual caranguejo, nem meio caranguejo! Olha só como ele me trata! Eu, para
sua informação, sou um fantoche!
– Fantoche? – replicou o pescador. – Pois vou ser franco, peixe-fantoche para
mim é um peixe novo! Melhor assim! Vou comer-te ainda com mais vontade.
– Comer-me? Mas não percebes que eu não sou um peixe? Não percebes que falo e
raciocino como tu?
– Isso é verdade – concordou o pescador – e, como vejo que és um peixe com
essas faculdades, devo mostrar por ti o devido respeito.
– E qual será esse devido respeito?
– Como prova de amizade e de estima muito particular, vou deixar-te escolher a
forma como queres ser cozinhado. Preferes ser frito na frigideira ou cozido na
panela com molho de tomate?
Carlo
COLLODI, As Aventuras de Pinóquio,
Tradução de Maria Irene Vieira, Círculo de
Leitores (texto adaptado)
Interpretação de texto
1 – Quem são as personagens do texto.
_______________________________________________________________________
2 - Identifica o tipo de narrador, justificando a tua resposta.
_______________________________________________________________________
3 – Por que razão Pinóquio lançou-se à água?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Relê o segundo parágrafo.
4 – Faz o retrato físico do pescador.
______________________________________________________________________
5 – Identifica os recursos expressivos
presentes nestas frases.
a) “…viu
sair da gruta um pescador horrível, mesmo horrível…”
___________________________________________________________________
b) “…parecia
um monstro marinho.”
___________________________________________________________________
6 – Naquele
dia a pescaria foi abundante.
6.1 - Quando acabou de puxar as redes, como se
sentiu o pescador?
_______________________________________________________________________
7 - “Ainda
bem que eu não sou um peixe!”
7.1 - Quem tem este pensamento?
_______________________________________________________________________
8 - “O último
a ficar na rede foi Pinóquio.”
8.1 – Como reagiu o pescador ao retirar o último “peixe”?
9 - Com que animal foi confundido?
_______________________________________________________________________
9.1 – Que sentimentos expressa Pinóquio por causa desta confusão?
_______________________________________________________________________
9.2 – Afinal quem era Pinóquio?
_______________________________________________________________________
10 - Qual
era o destino que o esperava?
_______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
12 – Conseguiu ele convencer o pescador? Justifica a tua resposta.
______________________________________________________________________
13 - Preenche a seguinte ficha de leitura do
texto.
A
AUTORA
_____________________________________________
TÍTULO DA OBRA
______________________________________
B
OPINIÃO SOBRE O TEXTO
Gostei 5 porque __________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Não gostei porque ______________________________________________
__________________________________________________________________
Funcionamento da língua
1 - “Ainda bem que eu não sou
um peixe!”
1.1 - Classifica esta frase quanto:
a)
ao tipo _____________________________
b) à forma_______________________________
2 – Relê atentamente o segundo parágrafo e
transcreve:
a) dois nomes:
_________________________________ ________________________________
b) dois adjectivos:
_____________________________ _________________________________
c) dois determinantes:
____________________________ _______________________________
d) dois verbos:
________________________________ _________________________________
3 – Sublinha
os determinantes e indica a subclasse de
cada um.
a)
Aquele peixe parecia um tubarão.
______________________________________________________________________
b)
O pescador fritou pouco peixe.
______________________________________________________________________
c)
Quantos caranguejos venderam?
______________________________________________________________________
4 – “…ficou
espantadíssimo com aquela maravilha…”
4.1 – Identifica o grau em
que se encontra o adjectivo sublinhado.
_______________________________________________________________________
4.2 – Rescreve a frase, mas utiliza o adjectivo no:
a)
grau superlativo absoluto analítico ___________________________________________
5 – Pinóquio
lança-se à água e escolhe muitas algas espalhadas no fundo do mar.
5.1 - Identifica os
verbos que pertencem à primeira conjugação.
_________________________________________________________________
estudar, correr, dividir,
expressar, temer, intervir, trazer, cumprir
5.2 – Do conjunto de verbos, selecciona os que
pertencem à:
1ª
conjugação _____________________________________________________________
2ª
conjugação _____________________________________________________________
3ª
conjugação _____________________________________________________________
Produção
de texto
“Preferes ser frito na frigideira
ou cozido na panela com molho de tomate?”
O que terá
acontecido a seguir? Imagina e escreve as aventuras e desventuras de um pobre
fantoche aprisionado.
______________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário