Pular para o conteúdo principal

Verificação de Língua Portuguesa – 6º ano

Ficha de Verificação de Conhecimentos de Língua Portuguesa6º ano

Nome: ____________________________________________ Nº ____ Turma:

Data: _____________________________ Apreciação:

Professora ________________________  Enc. De Educação____________________


1 – atentamente o texto que se segue.

O pescador verde

  Para salvar a vida ao cão Alidoro, Pinóquio lança-se à água mas fica preso numa grande rede, no meio de um montão de peixes…
              Nesse mesmo momento viu sair da gruta um pescador horrível, mesmo horrível, que parecia um monstro marinho. Em vez de cabelos tinha na cabeça um monte densíssimo de ervas verdes, e verde era também a pele do corpo, os olhos e a própria barba enorme que lhe chegava quase até aos pés. Mais parecia um enorme lagarto hirto andando apenas nas patas de trás.
              Quando o pescador acabou de puxar as redes, gritou todo contente:             
              – Graças a Deus, hoje posso apanhar uma bela pançada de peixe!
              “Ainda bem que eu não sou um peixe!”, pensou Pinóquio, retomando um pouco a coragem.
              A rede foi puxada para dentro da gruta, escura e cheia de fumo, no meio da qual se via uma grande frigideira com óleo, a qual deitava um cheiro a cera que dificultava a respiração!
              – Ora vamos cá a ver que peixes apanhei – exclamou o pescador verde e metendo uma mão enorme, que mais parecia a pá de um padeiro, começou a tirar cá para fora todo o tipo de peixes.
              O último a ficar na rede foi o Pinóquio.
              Assim que o pescador o tirou, ficou espantadíssimo com aquela maravilha que os seus olhos verdes viam, e gritou quase amedrontado, assustado e curioso:
              – Que  raça de peixe será este?  Ah! Já percebi; deve ser um caranguejo.
              Pinóquio, aí, ficou mortificado e zangado por ver que o pescador o confundia com um caranguejo, e disse num tom de ressentimento:
              – Mas qual caranguejo, nem meio caranguejo! Olha só como ele me trata! Eu, para sua informação, sou um fantoche!
              – Fantoche? – replicou o pescador. – Pois vou ser franco, peixe-fantoche para mim é um peixe novo! Melhor assim! Vou comer-te ainda com mais vontade.
              – Comer-me? Mas não percebes que eu não sou um peixe? Não percebes que falo e raciocino como tu?
              – Isso é verdade – concordou o pescador – e, como vejo que és um peixe com essas faculdades, devo mostrar por ti o devido respeito.
              – E qual será esse devido respeito?
              – Como prova de amizade e de estima muito particular, vou deixar-te escolher a forma como queres ser cozinhado. Preferes ser frito na frigideira ou cozido na panela com molho de tomate?

                                                        Carlo COLLODI, As Aventuras de Pinóquio,
Tradução de Maria Irene Vieira, Círculo de Leitores (texto adaptado)


Interpretação de texto

1Quem são as personagens do texto.
_______________________________________________________________________

2 - Identifica o tipo de narrador, justificando a tua resposta.
_______________________________________________________________________

3Por que razão Pinóquio lançou-se à água?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

Relê o segundo parágrafo.
4Faz o retrato físico do pescador.
______________________________________________________________________

5Identifica os recursos expressivos presentes nestas frases.
    a) “…viu sair da gruta um pescador horrível, mesmo horrível…”
        ___________________________________________________________________

    b) “…parecia um monstro marinho.”
     ___________________________________________________________________

6Naquele dia a pescaria foi abundante.
  6.1 - Quando acabou de puxar as redes, como se sentiu o pescador?
_______________________________________________________________________

7 -Ainda bem que eu não sou um peixe!”
  7.1 - Quem tem este pensamento?
_______________________________________________________________________

8 -O último a ficar na rede foi Pinóquio.”
  8.1Como reagiu o pescador ao retirar o último “peixe”?


9 - Com que animal foi confundido?
_______________________________________________________________________

  9.1Que sentimentos expressa Pinóquio por causa desta confusão?
_______________________________________________________________________

  9.2Afinal quem era Pinóquio?
_______________________________________________________________________

10 - Qual era o destino que o esperava?
_______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

12Conseguiu ele convencer o pescador? Justifica a tua resposta.
______________________________________________________________________

  13 - Preenche a seguinte ficha de leitura do texto.
A
AUTORA _____________________________________________
TÍTULO DA OBRA ______________________________________


B
OPINIÃO SOBRE O TEXTO
Gostei 5 porque __________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

Não gostei porque ______________________________________________
__________________________________________________________________



Funcionamento da língua

1 - Ainda bem que eu não sou um peixe!”
  1.1 - Classifica esta frase quanto:
a) ao tipo _____________________________ b) à  forma_______________________________  

2Relê atentamente o segundo parágrafo e transcreve:
a) dois nomes: _________________________________ ________________________________
b) dois adjectivos: _____________________________ _________________________________
c) dois determinantes: ____________________________ _______________________________
d) dois verbos: ________________________________ _________________________________

3Sublinha os determinantes e indica a subclasse de cada um.

a) Aquele peixe parecia um tubarão.
   ______________________________________________________________________
b) O pescador fritou pouco peixe.
   ______________________________________________________________________
c) Quantos caranguejos venderam?
   ______________________________________________________________________

4 – “…ficou espantadíssimo com aquela maravilha…”
  4.1Identifica o grau em que se encontra o adjectivo sublinhado.
_______________________________________________________________________

4.2Rescreve a frase, mas utiliza o adjectivo no:
a) grau superlativo absoluto analítico ___________________________________________

5Pinóquio lança-se à água e escolhe muitas algas espalhadas no fundo do mar.
5.1 - Identifica os verbos que pertencem à primeira conjugação.
_________________________________________________________________
estudar, correr, dividir, expressar, temer, intervir, trazer, cumprir


5.2 – Do conjunto de verbos, selecciona os que pertencem à:
1ª conjugação _____________________________________________________________
2ª conjugação _____________________________________________________________
3ª conjugação _____________________________________________________________
 
Produção de texto
                                         
Preferes ser frito na frigideira ou cozido na panela com molho de tomate?
O que terá acontecido a seguir? Imagina e escreve as aventuras e desventuras de um pobre fantoche aprisionado.
______________________________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno