Pular para o conteúdo principal

Escreva um conto


Colegio __________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____






I - Escreva um conto, seguindo as opções que te proponho.

Escolha uma ou duas imagens de cada alínea e constrói o teu conto, seguindo a ordem apresentada. Cada um pode e deve acrescentar novas personagens, objetos ou fatos.


a) o herói (a heroína) do conto que vais escrever;


























 









b) o objeto que o herói/heroína procura ou deseja;

















 







c) o local onde se passam as aventuras;











d) os perigos e os adversários que têm de ser ultrapassados;





















 







e) o meio de transporte que a personagem utiliza para se deslocar;


d) objetos ou personagens que ajudaram o herói / heroína a resolver a dificuldades.























 






II- Dá um final feliz à tua história.


Atenção: cada imagem escolhida deve ser assinalada com um (x) )
Aspectos a ter em conta na elaboração do conto:
·        Narrador deve ser heterodiegético;
·        Devem existir momentos de descrição e narração;
·        Deve ser apresentada de forma directa a caracterização física e de forma indireta a caracterização psicológica de uma das personagens;
·        Devem utilizar, pelo menos, uma comparação, uma personificação e uma dupla adjetivação;
·        Devem apresentar um momento discurso direto e um momento de discurso indireto;
·        O conto deverá ter entre 250 a 300 palavras (25 a 30 linhas).

















































Comentários

  1. olá, gostaria muito de receber o material acima, já que não o consigo abrir, vcc poderia me enviar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...