Pular para o conteúdo principal

Escreva um conto


Colegio __________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____






I - Escreva um conto, seguindo as opções que te proponho.

Escolha uma ou duas imagens de cada alínea e constrói o teu conto, seguindo a ordem apresentada. Cada um pode e deve acrescentar novas personagens, objetos ou fatos.


a) o herói (a heroína) do conto que vais escrever;


























 









b) o objeto que o herói/heroína procura ou deseja;

















 







c) o local onde se passam as aventuras;











d) os perigos e os adversários que têm de ser ultrapassados;





















 







e) o meio de transporte que a personagem utiliza para se deslocar;


d) objetos ou personagens que ajudaram o herói / heroína a resolver a dificuldades.























 






II- Dá um final feliz à tua história.


Atenção: cada imagem escolhida deve ser assinalada com um (x) )
Aspectos a ter em conta na elaboração do conto:
·        Narrador deve ser heterodiegético;
·        Devem existir momentos de descrição e narração;
·        Deve ser apresentada de forma directa a caracterização física e de forma indireta a caracterização psicológica de uma das personagens;
·        Devem utilizar, pelo menos, uma comparação, uma personificação e uma dupla adjetivação;
·        Devem apresentar um momento discurso direto e um momento de discurso indireto;
·        O conto deverá ter entre 250 a 300 palavras (25 a 30 linhas).

















































Comentários

  1. olá, gostaria muito de receber o material acima, já que não o consigo abrir, vcc poderia me enviar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno