Pular para o conteúdo principal

O texto Dramático


Colegio __________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____







Ficha de Trabalho - 9º Ano

O texto Dramático


  1. Indica se as seguintes afirmações são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

a)    Na Madeira, o teatro foi introduzido no século XIX. ____

b)   Na Idade Média as representações teatrais realizavam-se junto aos altares, por ocasião das festas litúrgicas, de carácter religioso. ____

c)    Ao longo do século XVI as peças foram proibidas dentro das igrejas, passando depois a serem representadas nos adros e praças públicas. ____

d)   O primeiro teatro a ser construído na Madeira foi o teatro D. Leonor. ____

e)    Alguns exemplos de teatro na Madeira são: O Teatro Grande, O teatro Viva o Gosto, Prazer Renascido, teatro Concórdia e teatro Bonanza. ____

f)     No teatro “Concórdia”, actores americanos (marinheiros) representaram a comédia: “ Good Night Rest”. ____

g)   Alguns teatros encerraram por falta de actores. ____

h)   O teatro Baltazar Dias foi demolido em 1935. ____ 

i)     O teatro Municipal Baltazar Dias teve vários nomes, entre os quais “D. Maria Pia e Teatro Madeirense” . ____ 

j)     O referido teatro existe nos nossos dias e deve o seu actual nome a um poeta cego que viveu na ilha da Madeira no século XVI. ____

k)    Quem escreveu a peça: “Malícia das Mulheres” foi Gil Vicente. ____


  1. Corrige as afirmações Falsas.


  1. Completa as seguintes frases sobre o texto dramático:

a) Auto é...

b) Aquele que concebe o espectáculo e dirige os actores é o...

c) À pessoa que escreve peças de teatro, damos o nome de...

d) O Auto da Barca do Inferno foi escrito por...por ordem de representação de... 

e) A primeira peça escrita por Gil Vicente chama-se...

f) Gil Vicente tinha a protecção da...

g) Em Portugal, como noutros países da Europa, o teatro nasceu e desenvolveu-se a partir das necessidades de...



  1. Comenta a seguinte afirmação:

“ Gil Vicente foi o pai do teatro português”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno