Pular para o conteúdo principal

O texto Dramático


Colegio __________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____







Ficha de Trabalho - 9º Ano

O texto Dramático


  1. Indica se as seguintes afirmações são Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

a)    Na Madeira, o teatro foi introduzido no século XIX. ____

b)   Na Idade Média as representações teatrais realizavam-se junto aos altares, por ocasião das festas litúrgicas, de carácter religioso. ____

c)    Ao longo do século XVI as peças foram proibidas dentro das igrejas, passando depois a serem representadas nos adros e praças públicas. ____

d)   O primeiro teatro a ser construído na Madeira foi o teatro D. Leonor. ____

e)    Alguns exemplos de teatro na Madeira são: O Teatro Grande, O teatro Viva o Gosto, Prazer Renascido, teatro Concórdia e teatro Bonanza. ____

f)     No teatro “Concórdia”, actores americanos (marinheiros) representaram a comédia: “ Good Night Rest”. ____

g)   Alguns teatros encerraram por falta de actores. ____

h)   O teatro Baltazar Dias foi demolido em 1935. ____ 

i)     O teatro Municipal Baltazar Dias teve vários nomes, entre os quais “D. Maria Pia e Teatro Madeirense” . ____ 

j)     O referido teatro existe nos nossos dias e deve o seu actual nome a um poeta cego que viveu na ilha da Madeira no século XVI. ____

k)    Quem escreveu a peça: “Malícia das Mulheres” foi Gil Vicente. ____


  1. Corrige as afirmações Falsas.


  1. Completa as seguintes frases sobre o texto dramático:

a) Auto é...

b) Aquele que concebe o espectáculo e dirige os actores é o...

c) À pessoa que escreve peças de teatro, damos o nome de...

d) O Auto da Barca do Inferno foi escrito por...por ordem de representação de... 

e) A primeira peça escrita por Gil Vicente chama-se...

f) Gil Vicente tinha a protecção da...

g) Em Portugal, como noutros países da Europa, o teatro nasceu e desenvolveu-se a partir das necessidades de...



  1. Comenta a seguinte afirmação:

“ Gil Vicente foi o pai do teatro português”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...