Pular para o conteúdo principal

Teste deLíngua Portuguesa 6.º ano


Escola __________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____





QUADRO DAS TERMINAÇÕES (Verbos Regulares)

Tempos Simples

Modo Indicativo

Presente
1ª Conjugação (ar)
2ª Conjugação (er)
3ª Conjugação (ir)
-o
-as
-a
-amos
-ais
-am
-o
-es
-e
-emos
-eis
-em
-o
-es
-e
-imos
-is
-em
Pretérito Perfeito
-ei
-aste
-ou
-ámos
-astes
-aram
-i
-este
-eu
-emos
-estes
-eram
-i
-iste
-iu
-imos
-istes
-iram
Pretérito Imperfeito
-ava
-avas
-ava
-ávamos
-áveis
-avam
-ia
-ias
-ia
-íamos
-íeis
-iam
Pretérito Mais-Que-Perfeito
-ara
-aras
-ara
-áramos
áreis
aram
-era
-eras
-era
-êramos
-êreis
-eram
-ira
-iras
-ira
-íramos
-íreis
-iram
Futuro
-arei
-arás
-ará
-aremos
-areis
-arão
-erei
-erás
-erá
-eremos
-ereis
-erão
-irei
-irás
-irá
-iremos
-ireis
-irão



Modo Conjuntivo


Presente

1ª conjugação
2ª Conjugação
3ª Conjugação
-          e
-          es
-          e
-          emos
-          eis
-          em
-          a
-          as
-          a
-          amos
-          ais
-          am
-          a
-          as
-          a
-          amos
-          ais
-          am
Pretérito Imperfeito
-          asse
-          asses
-          asse
-          ássemos
-          ásseis
-          assem
-          esse
-          esses
-          esse
-          êssemos
-          êsseis
-          essem
-          isse
-          isses
-          isse
-          íssemos
-          ísseis
-          issem
Futuro
-          ar
-          ares
-          ar
-          armos
-          ardes
-          arem
-          er
-          eres
-          er
-          ermos
-          erdes
-          erem
-          ir
-          ires
-          ir
-          irmos
-          irdes
-          irem

 


Modo Condicional

Presente

1ª Conjugação
2ª Conjugação
3ª Conjugação
-          aria
-          arias
-          aria
-          aríamos
-          aríeis
-          ariam
-          eria
-          erias
-          eria
-          eríamos
-          eríeis
-          eriam
-          iria
-          irias
-          iria
-          iríamos
-          iríeis
-          iriam


Modo Imperativo

1ª Conjugação
2ª Conjugação
3ª Conjugação
-          a
-          ai
-          e
-          ei
-          e
-          i




Modo Infinitivo

Pessoal

1ª Conjugação
2ª Conjugação
3ª Conjugação
-          ar
-          ares
-          ar
-          armos
-          ardes
-          arem
-          er
-          eres
-          er
-          ermos
-          erdes
-          erem
-          ir
-          ires
-          ir
-          irmos
-          irdes
-          irem
Impessoal
-          ar


-          er

-          ir




Formas Nominais


1ª Conjugação
2ª Conjugação
3ª Conjugação
Gerúndio
-ando
-endo
-indo
Particípio Passado
-ado
-ido
-ido
Texto explicativo em forma de nuvem: Agora que estudei, já sei conjugar os verbos regulares!







Agora que estudei, já sei conjugar os verbos regulares!













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno