Pular para o conteúdo principal

Fala o MONSTRO


Colegio__________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____





Fala o MONSTRO
Texto explicativo em elipse: PERMITIR-me FALAR?
TRAZER espantosas histórias. Ninguém CONTAR outras tão formidáveis. Quem DEFENDER melhor segredos? ABRIR a boca e ESTURRICAR quem CONTRARIAR o que eu DIZER. Não REPARAR na minha fala. VIR de longe para ESTUDAR os verbos.
http://www.timeout.com/newyork/kids/resizeImage/htdocs/export_images/26/26.x600.books.monsters.3.jpg














1.        Caixa de texto: Monstro – Ser fantástico com nome misteriosoO monstro usa os verbos tal como estão no dicionário. Como se chama essa forma verbal?
___________________________________________________________________
2.        Vê-se que os verbos têm terminações diferentes. Quantas são?
___________________________________________________________________
3.        Será que é possível arrumá-los no esquema que se segue?______________ . Tenta.
Terminações
Verbos terminados em -__r
Verbos terminados em -__r
Verbos terminados em -__r
Conjugações



Verbos (exs.)



4.        Completa a tabela anterior com as expressões “1.ª conjugação”, “2.ª conjugação” e “3.ª conjugação”.
5.        Nos provérbios que se seguem, identifica a conjugação dos verbos sublinhados.
a.         Lembra aos rapazes, o que o diabo esquece.

_______________________________________________________________
b.         Quem semeia ventos, colhe tempestades.

_______________________________________________________________
c.         Ri-se o roto do esfarrapado.

_______________________________________________________________
6.        Há gente mesmo bisbilhoteira!
cc20teacher4a.gif,cc3kid17.gif,ccschoolbut2.gif 

cc20teacher1a.gif















a.         Completa o esquema, classificando as formas do verbo RESPONDER que surgem na imagem (da página anterior).

A acção é apresentada como:
Modos
Tempos
Formas Verbais
REALIDADE



RESPONDES


RESPONDIA

RESPONDEU

RESPONDERA


RESPONDERÁ
POSSIBILIDADE


RESPONDA

RESPONDESSE
COM A CONDIÇÃO DE…

**************************
RESPONDERIA
ORDEM

**************************
RESPONDE
IDEIA GERAL DO VERBO

**************************
RESPONDER

b.         Se precisares de ajuda, lê com atenção a informação abaixo:
elephantmedmd.gifTexto explicativo em elipse: Isto dos verbos parece-te difícil, não é?
Garanto-te que é fácil! Nem é preciso ter memória de elefante!! Basta que prestes atenção aos truques que se seguem e nunca mais esquecerás como se conjugam os verbos regulares…
Digitalizar0001






7.        Lê o texto com atenção.
O capitão LEVANTARA-se mais cedo que de costume e DESCERA até à baía, com o óculo de cobre debaixo do braço.
As suas botas DEIXAVAM fundas pegadas na areia quando SEGUIA a passos largos e o último ruído que ouviu quando CONTORNOU o enorme rochedo FOI um grito de indignação.
a.         Completa o esquema, com os verbos do texto em maiúsculas.


 




















b.         Compara as terminações do futuro (-rá; -rás; -rá; rão) com as do pretérito mais-que-perfeito (-ra; -ras; -ra; -ramos; -reis; -ram). Notas semelhanças? Quais?_____________________
_______________________________________________________________
c.         Escreve cada uma das frases seguintes com os verbos destacados a letra maiúscula, primeiro, no pretérito mais-que-perfeito e, depois, no futuro do indicativo:
                            i.      Ela DESCER muitos degraus e SEGUIR por um corredor húmido.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
                          ii.      O Zé TENTAR lembra-se onde ENCONTRAR aquela bailarina.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
8.        Completa o esquema com os verbos indicados:
vende-se                    fala-se                      vendesse                  falasse
pode-se                      disse-se                    pudesse                    dissesse
VERBOS
Quem pratica a acção?
Não se sabe
Indica-se quem a pratica
DIZER
__________ que ele casou.
Ela merecia que eu lhe __________...
FALAR
__________ muito para não dizer nada.
Oxalá a Maria __________ comigo!
VENDER
__________ esta casa.
O senhor talvez __________ a casa.
PODER
__________ reciclar o lixo.
Ah! Se ele __________ andar!
a.         Indica as diferenças existentes entre as duas colunas, no que respeita à pronúncia e, também, ao nível do sentido._________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

9.        Também já conheces o presente do conjuntivo… Só não sabes que se chama assim. O truque é começares as frases por “é preciso que”.
a.         Observa com atenção a lista de tarefas dos pais deste lindo bebé.
ccmbaby12a.gifPergaminho vertical: 1. PÔR as gotinhas no nariz do bebé;
2. BRINCAR;
3. DAR o biberão;
4. PEGAR ao colo;
5. CONTINUAR a trabalhar e GANHAR dinheiro.
b.         Reescreve a lista, começando as frases com a expressão “é preciso que…”.
Exemplo: É preciso que a mãe PONHA gotinhas no nariz do bebé.
                            i.      _____________________________________________________________
                          ii.      _____________________________________________________________
                        iii.      _____________________________________________________________
                         iv.      _____________________________________________________________
10.    Põe à prova as tuas capacidades e vê se consegues preencher a esta “terrível” grelha de conjugação de verbos, com o verbo CONSEGUIR.
Esta ficha de trabalho foi adaptada a partir de exercícios presentes no manual Passa Palavra, 5.º ano da Porto Editora.
 
Texto explicativo em elipse: Agora podes ajudar o monstro a falar! És um verdadeiro especialista em verbos…cc20grad9b.gifcc20grad11b.gifDigitalizar0007












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...