Pular para o conteúdo principal

Fala o MONSTRO


Colegio__________________________

Língua Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____





Fala o MONSTRO
Texto explicativo em elipse: PERMITIR-me FALAR?
TRAZER espantosas histórias. Ninguém CONTAR outras tão formidáveis. Quem DEFENDER melhor segredos? ABRIR a boca e ESTURRICAR quem CONTRARIAR o que eu DIZER. Não REPARAR na minha fala. VIR de longe para ESTUDAR os verbos.
http://www.timeout.com/newyork/kids/resizeImage/htdocs/export_images/26/26.x600.books.monsters.3.jpg














1.        Caixa de texto: Monstro – Ser fantástico com nome misteriosoO monstro usa os verbos tal como estão no dicionário. Como se chama essa forma verbal?
___________________________________________________________________
2.        Vê-se que os verbos têm terminações diferentes. Quantas são?
___________________________________________________________________
3.        Será que é possível arrumá-los no esquema que se segue?______________ . Tenta.
Terminações
Verbos terminados em -__r
Verbos terminados em -__r
Verbos terminados em -__r
Conjugações



Verbos (exs.)



4.        Completa a tabela anterior com as expressões “1.ª conjugação”, “2.ª conjugação” e “3.ª conjugação”.
5.        Nos provérbios que se seguem, identifica a conjugação dos verbos sublinhados.
a.         Lembra aos rapazes, o que o diabo esquece.

_______________________________________________________________
b.         Quem semeia ventos, colhe tempestades.

_______________________________________________________________
c.         Ri-se o roto do esfarrapado.

_______________________________________________________________
6.        Há gente mesmo bisbilhoteira!
cc20teacher4a.gif,cc3kid17.gif,ccschoolbut2.gif 

cc20teacher1a.gif















a.         Completa o esquema, classificando as formas do verbo RESPONDER que surgem na imagem (da página anterior).

A acção é apresentada como:
Modos
Tempos
Formas Verbais
REALIDADE



RESPONDES


RESPONDIA

RESPONDEU

RESPONDERA


RESPONDERÁ
POSSIBILIDADE


RESPONDA

RESPONDESSE
COM A CONDIÇÃO DE…

**************************
RESPONDERIA
ORDEM

**************************
RESPONDE
IDEIA GERAL DO VERBO

**************************
RESPONDER

b.         Se precisares de ajuda, lê com atenção a informação abaixo:
elephantmedmd.gifTexto explicativo em elipse: Isto dos verbos parece-te difícil, não é?
Garanto-te que é fácil! Nem é preciso ter memória de elefante!! Basta que prestes atenção aos truques que se seguem e nunca mais esquecerás como se conjugam os verbos regulares…
Digitalizar0001






7.        Lê o texto com atenção.
O capitão LEVANTARA-se mais cedo que de costume e DESCERA até à baía, com o óculo de cobre debaixo do braço.
As suas botas DEIXAVAM fundas pegadas na areia quando SEGUIA a passos largos e o último ruído que ouviu quando CONTORNOU o enorme rochedo FOI um grito de indignação.
a.         Completa o esquema, com os verbos do texto em maiúsculas.


 




















b.         Compara as terminações do futuro (-rá; -rás; -rá; rão) com as do pretérito mais-que-perfeito (-ra; -ras; -ra; -ramos; -reis; -ram). Notas semelhanças? Quais?_____________________
_______________________________________________________________
c.         Escreve cada uma das frases seguintes com os verbos destacados a letra maiúscula, primeiro, no pretérito mais-que-perfeito e, depois, no futuro do indicativo:
                            i.      Ela DESCER muitos degraus e SEGUIR por um corredor húmido.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
                          ii.      O Zé TENTAR lembra-se onde ENCONTRAR aquela bailarina.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
8.        Completa o esquema com os verbos indicados:
vende-se                    fala-se                      vendesse                  falasse
pode-se                      disse-se                    pudesse                    dissesse
VERBOS
Quem pratica a acção?
Não se sabe
Indica-se quem a pratica
DIZER
__________ que ele casou.
Ela merecia que eu lhe __________...
FALAR
__________ muito para não dizer nada.
Oxalá a Maria __________ comigo!
VENDER
__________ esta casa.
O senhor talvez __________ a casa.
PODER
__________ reciclar o lixo.
Ah! Se ele __________ andar!
a.         Indica as diferenças existentes entre as duas colunas, no que respeita à pronúncia e, também, ao nível do sentido._________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

9.        Também já conheces o presente do conjuntivo… Só não sabes que se chama assim. O truque é começares as frases por “é preciso que”.
a.         Observa com atenção a lista de tarefas dos pais deste lindo bebé.
ccmbaby12a.gifPergaminho vertical: 1. PÔR as gotinhas no nariz do bebé;
2. BRINCAR;
3. DAR o biberão;
4. PEGAR ao colo;
5. CONTINUAR a trabalhar e GANHAR dinheiro.
b.         Reescreve a lista, começando as frases com a expressão “é preciso que…”.
Exemplo: É preciso que a mãe PONHA gotinhas no nariz do bebé.
                            i.      _____________________________________________________________
                          ii.      _____________________________________________________________
                        iii.      _____________________________________________________________
                         iv.      _____________________________________________________________
10.    Põe à prova as tuas capacidades e vê se consegues preencher a esta “terrível” grelha de conjugação de verbos, com o verbo CONSEGUIR.
Esta ficha de trabalho foi adaptada a partir de exercícios presentes no manual Passa Palavra, 5.º ano da Porto Editora.
 
Texto explicativo em elipse: Agora podes ajudar o monstro a falar! És um verdadeiro especialista em verbos…cc20grad9b.gifcc20grad11b.gifDigitalizar0007












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno