Colegio__________________________
Língua
Portuguesa
Nome: ____________________________________ Ano _____ Turma _____
Fala o MONSTRO
1.
O
monstro usa os verbos tal como estão no dicionário. Como se chama essa forma
verbal?
___________________________________________________________________
2.
Vê-se
que os verbos têm terminações diferentes. Quantas são?
___________________________________________________________________
3.
Será
que é possível arrumá-los no esquema que se segue?______________ . Tenta.
Terminações
|
Verbos
terminados em -__r
|
Verbos
terminados em -__r
|
Verbos
terminados em -__r
|
Conjugações
|
|
|
|
Verbos
(exs.)
|
|
|
|
4.
Completa
a tabela anterior com as expressões “1.ª conjugação”, “2.ª conjugação” e “3.ª
conjugação”.
5.
Nos
provérbios que se seguem, identifica a conjugação dos verbos sublinhados.
a.
Lembra aos rapazes, o que o diabo
esquece.
_______________________________________________________________
b.
Quem
semeia ventos, colhe tempestades.
_______________________________________________________________
c.
Ri-se o roto do esfarrapado.
_______________________________________________________________
6.
Há
gente mesmo bisbilhoteira!
a.
Completa
o esquema, classificando as formas do verbo RESPONDER que surgem na imagem (da
página anterior).
A acção é
apresentada como:
|
Modos
|
Tempos
|
Formas Verbais
|
|
REALIDADE
|
|
|
|
RESPONDES
|
|
|
RESPONDIA
|
||
|
RESPONDEU
|
|||
|
RESPONDERA
|
|||
|
|
RESPONDERÁ
|
||
POSSIBILIDADE
|
|
|
RESPONDA
|
|
|
RESPONDESSE
|
|||
COM
A CONDIÇÃO DE…
|
|
**************************
|
RESPONDERIA
|
|
ORDEM
|
|
**************************
|
RESPONDE
|
|
IDEIA
GERAL DO VERBO
|
|
**************************
|
RESPONDER
|
b.
Se
precisares de ajuda, lê com atenção a informação abaixo:
7.
Lê
o texto com atenção.
O capitão LEVANTARA-se mais cedo que de costume e
DESCERA até à baía, com o óculo de cobre debaixo do braço.
As suas botas DEIXAVAM fundas
pegadas na areia quando SEGUIA a passos largos e o último ruído que ouviu
quando CONTORNOU o enorme rochedo FOI um grito de indignação.
a.
Completa
o esquema, com os verbos do texto em maiúsculas.
b.
Compara
as terminações do futuro (-rá; -rás; -rá; rão) com as do pretérito
mais-que-perfeito (-ra; -ras; -ra; -ramos; -reis; -ram). Notas semelhanças?
Quais?_____________________
_______________________________________________________________
c.
Escreve
cada uma das frases seguintes com os verbos destacados a letra maiúscula,
primeiro, no pretérito mais-que-perfeito e, depois, no futuro do indicativo:
i.
Ela
DESCER muitos degraus e SEGUIR por um corredor húmido.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
ii.
O
Zé TENTAR lembra-se onde ENCONTRAR aquela bailarina.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
8.
Completa
o esquema com os verbos indicados:
vende-se fala-se vendesse falasse
pode-se disse-se pudesse dissesse
VERBOS
|
Quem
pratica a acção?
|
|
Não se
sabe
|
Indica-se
quem a pratica
|
|
DIZER
|
__________
que ele casou.
|
Ela
merecia que eu lhe __________...
|
FALAR
|
__________
muito para não dizer nada.
|
Oxalá
a Maria __________ comigo!
|
VENDER
|
__________
esta casa.
|
O
senhor talvez __________ a casa.
|
PODER
|
__________
reciclar o lixo.
|
Ah!
Se ele __________ andar!
|
a.
Indica
as diferenças existentes entre as duas colunas, no que respeita à pronúncia e,
também, ao nível do sentido._________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
9.
Também
já conheces o presente do conjuntivo… Só não sabes que se chama assim. O truque
é começares as frases por “é preciso que”.
a.
Observa
com atenção a lista de tarefas dos pais deste lindo bebé.
b.
Reescreve
a lista, começando as frases com a expressão “é preciso que…”.
Exemplo: É preciso que a mãe PONHA
gotinhas no nariz do bebé.
i.
_____________________________________________________________
ii.
_____________________________________________________________
iii.
_____________________________________________________________
iv.
_____________________________________________________________
10. Põe à prova as tuas
capacidades e vê se consegues preencher a esta “terrível” grelha de conjugação
de verbos, com o verbo CONSEGUIR.
|
Comentários
Postar um comentário