Pular para o conteúdo principal

Texto 8 - O jogo do Tirar – Expressões coloquiais com o verbo “tirar

Área: Português
Atividade: O jogo do Tirar – Expressões coloquiais com o verbo "tirar"
Objetivos
  1. Praticar a expressão oral e escrita com expressões coloquiais. Criar frases para ordenar, informar, perguntar, mostrar surpresa, dúvida ou desejo.
Introdução
Alguém já mandou você tirar o cavalo da chuva? Você já chorou pelo leite derramado?
  1. Ler o texto com os alunos. Comentar sobre hábitos de consumo. Perguntar: Qual o sentido, no texto, da expressão "esconder o leite"? Discutir os sentidos possíveis. Lembrar, se necessário, que "esconder o leite" é uma expressão coloquial que significa encobrir, fingir, dissimular, ocultar alguma coisa, negar o que havia prometido, mostrar-se medroso, não revelar um plano, uma idéia, uma realização, um dom etc. Informar que, no Rio Grande do Sul, as pessoas usam a expressão "tirar leite de vaca morta". Qual é o sentido pretendido? Lamentar-se de males para os quais já não há remédio.
  2. Pedir aos alunos que procurem se lembrar de outras expressões coloquiais com a palavra "leite": "chorar o leite derramado", "tirar leite das pedras".
  3. Pedir aos alunos que procurem se lembrar de outras expressões populares com a palavra "tirar": tirar sarro, tirar o cavalo da chuva, tirar um barato, tirar linha, tirar da reta, tirar o corpo fora etc. Solicitar frases orais com essas expressões em sentido real e metafórico. Por exemplo:

    - sentido real: Manuel tirou o cavalo da chuva e levou-o para a cocheira.
    - sentido figurado: Tira o cavalo da chuva, pois essa mulher nunca vai beijar você.
  4. O jogo do Tirar
    1. Preparar previamente tiras de papel com as acepções de "tirar" (Tirar o pé da lama. Sem tirar nem pôr. Tirar um peso das costas. Tirar o cavalo da chuva) e entregar uma para cada grupo.
    2. Pedir que, a partir do sentido que está no papelzinho escolhido, criem seis frases com o verbo tirar, a fim de:

      A. Dar uma ordem.
      B. Dar uma informação
      C. Fazer uma pergunta
      D. Mostrar uma reação de surpresa
      E. Mostrar uma reação de dúvida ou perplexidade
      F. Mostrar um desejo
Materiais indicados: Tiras de papel.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de perceber expressões conotativas e populares. Ampliar a capacidade de redigir frases bem pontuadas em português.
Dicas do professor: O dicionário Aurélio indica mais de 50 sentidos do verbo tirar. Sugerimos a consulta. A partir das acepções lá contidas, é possível solicitar aos alunos que criem frases e, assim, despertar a atenção para a polissemia e a sinonímia dessa palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno