Pular para o conteúdo principal

Texto 8 - O jogo do Tirar – Expressões coloquiais com o verbo “tirar

Área: Português
Atividade: O jogo do Tirar – Expressões coloquiais com o verbo "tirar"
Objetivos
  1. Praticar a expressão oral e escrita com expressões coloquiais. Criar frases para ordenar, informar, perguntar, mostrar surpresa, dúvida ou desejo.
Introdução
Alguém já mandou você tirar o cavalo da chuva? Você já chorou pelo leite derramado?
  1. Ler o texto com os alunos. Comentar sobre hábitos de consumo. Perguntar: Qual o sentido, no texto, da expressão "esconder o leite"? Discutir os sentidos possíveis. Lembrar, se necessário, que "esconder o leite" é uma expressão coloquial que significa encobrir, fingir, dissimular, ocultar alguma coisa, negar o que havia prometido, mostrar-se medroso, não revelar um plano, uma idéia, uma realização, um dom etc. Informar que, no Rio Grande do Sul, as pessoas usam a expressão "tirar leite de vaca morta". Qual é o sentido pretendido? Lamentar-se de males para os quais já não há remédio.
  2. Pedir aos alunos que procurem se lembrar de outras expressões coloquiais com a palavra "leite": "chorar o leite derramado", "tirar leite das pedras".
  3. Pedir aos alunos que procurem se lembrar de outras expressões populares com a palavra "tirar": tirar sarro, tirar o cavalo da chuva, tirar um barato, tirar linha, tirar da reta, tirar o corpo fora etc. Solicitar frases orais com essas expressões em sentido real e metafórico. Por exemplo:

    - sentido real: Manuel tirou o cavalo da chuva e levou-o para a cocheira.
    - sentido figurado: Tira o cavalo da chuva, pois essa mulher nunca vai beijar você.
  4. O jogo do Tirar
    1. Preparar previamente tiras de papel com as acepções de "tirar" (Tirar o pé da lama. Sem tirar nem pôr. Tirar um peso das costas. Tirar o cavalo da chuva) e entregar uma para cada grupo.
    2. Pedir que, a partir do sentido que está no papelzinho escolhido, criem seis frases com o verbo tirar, a fim de:

      A. Dar uma ordem.
      B. Dar uma informação
      C. Fazer uma pergunta
      D. Mostrar uma reação de surpresa
      E. Mostrar uma reação de dúvida ou perplexidade
      F. Mostrar um desejo
Materiais indicados: Tiras de papel.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de perceber expressões conotativas e populares. Ampliar a capacidade de redigir frases bem pontuadas em português.
Dicas do professor: O dicionário Aurélio indica mais de 50 sentidos do verbo tirar. Sugerimos a consulta. A partir das acepções lá contidas, é possível solicitar aos alunos que criem frases e, assim, despertar a atenção para a polissemia e a sinonímia dessa palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...