Pular para o conteúdo principal

Texto 2 - Sujeitos de infinitivo

Área: Português
Atividade: Sujeitos de Infinitivo
Objetivos
  1. Utilizar, corretamente, sujeitos de infinitivo na norma culta.
Introdução
Apesar do ou Apesar de o...?
  1. Trabalhar com o conhecimento prévio dos alunos sobre transgênicos. Sugerimos as seguintes perguntas:
    1. Que são transgênicos? Resultam de experimentos da engenharia genética nos quais o material genético é movido de um organismo a outro, visando a obtenção de características específicas.
    2. É verdade que os transgênicos podem ser usados com fins medicinais? O organismo transgênico apresenta características impossíveis de serem obtidas por técnicas de cruzamento tradicionais.
    3. Como os transgênicos alteram nossa qualidade de vida? A alteração genética é feita para tornar plantas e animais mais resistentes e, com isso, aumentar a produtividade de plantações e criações.
    4. Como os transgênicos podem afetar o meio ambiente? A resistência a agrotóxicos pode levar ao aumento das doses de pesticidas aplicadas nas plantações. As pragas que se alimentam da planta transgênica também podem adquirir resistência ao pesticida. Para combatê-las seriam usadas doses ainda maiores de veneno, provocando uma reação em cadeia desastrosa para o meio ambiente (maior quantidade de poluição nos rios e solos) e para a saúde dos consumidores. Uma vez introduzida uma planta transgênica é irreversível, pois a propagação da mesma é incontrolável e não se podem prever as alterações no ecossistema que isso pode acarretar.
  2. Práticas lingüísticas:
    1. Pedir aos alunos que passem os verbos do primeiro parágrafo para o infinitivo (fazer, ter, ocorrer, surgir, agregar, ampliar)
    2. Solicitar que observem a frase do texto: "A liberação definitiva, no entanto, veio acompanhada de algumas condições, entre elas a necessidade DE O agricultor ASSINAR uma declaração...". Perguntar se, no padrão culto, essa frase possui algum erro. Solicitar que observem a presença do verbo no infinitivo na estrutura frasal. Observar que não houve contração (do agricultor), pois "o agricultor" é sujeito do infinitivo e, pela norma culta, não há sujeito preposicionado. Assim: "Apesar DE O produto transgênico PARECER útil, ainda não temos provas suficientes DE ELE não ser NOCIVO ao homem."
    3. Levar os alunos a perceber que a maioria dessas construções acontece com as expressões: PELO FATO DE, APESAR DE, ANTES DE, DEPOIS DE, A POSSIBILIDADE DE, O DIREITO DE.
    4. Solicitar que criem frases com as expressões acima e os verbos do primeiro parágrafo de modo a não flexionar a preposição e o artigo antes de sujeitos de infinitivo.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever na norma culta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno