Área: Português |
Atividade: Coesão Textual; Uso de MAS e PORÉM
Objetivos
- Estabelecer correta coesão: uso das conjunções adversativas.
Qual é a idéia contida em “adversativa”?
- Escrever no quadro ou entregar digitadas as seguintes frases:
- O Relatório da Pirataria Comercial de 2005, da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, alerta que, a cada três discos musicais vendidos no mundo, um é pirata.
- No mercado brasileiro, essa proporção é muito maior: o comércio pirata supera ligeiramente o de discos vendidos dentro da lei
- O relatório destaca que as ações de combate à pirataria musical têm surtido efeito e as vendas ilegais, no mundo todo, cresceram apenas 2% em 2004, o menor nível em cinco anos.
- A IFPI aponta dez países onde considera urgente aumentar a repressão à pirataria e o Brasil é um deles.
- As atenções se voltaram para cá porque as vendas de DVD musicais aumentaram 100% em 2004, o que levou o país a ser o 7º- maior mercado no mundo de DVD musical.
- Informar que todas as frases formam um único parágrafo e já estão ordenadas. Foram omitidas, porém, as palavras "PORÉM" e "ENTRETANTO", que fazem parte da constituição de sentido de dois dos períodos.
- Solicitar que reescrevam o parágrafo, acrescentando as duas conjunções.
- Conferir com o original.
- Discutir o valor dessas conjunções no sentido do texto. Pedir que substituam "mas" e "porém" por outras palavras de igual sentido (contudo, entretanto, não obstante, todavia).
- Perguntar: por que o autor usa a palavra "pirata" para produtos falsificados? Que outros termos metafóricos poderiam substituílo?
Conversar com os alunos sobre a problemática da pirataria.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Entendimento do sentido dado pelas conjunções adversativas nos períodos.
Comentários
Postar um comentário