Pular para o conteúdo principal

Texto 3 - Coesão Textual; Uso de MAS e PORÉM

Área: Português
Atividade: Coesão Textual; Uso de MAS e PORÉM
Objetivos
  1. Estabelecer correta coesão: uso das conjunções adversativas.
Introdução
Qual é a idéia contida em “adversativa”?
  1. Escrever no quadro ou entregar digitadas as seguintes frases:
    1. O Relatório da Pirataria Comercial de 2005, da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, alerta que, a cada três discos musicais vendidos no mundo, um é pirata.
    2. No mercado brasileiro, essa proporção é muito maior: o comércio pirata supera ligeiramente o de discos vendidos dentro da lei
    3. O relatório destaca que as ações de combate à pirataria musical têm surtido efeito e as vendas ilegais, no mundo todo, cresceram apenas 2% em 2004, o menor nível em cinco anos.
    4. A IFPI aponta dez países onde considera urgente aumentar a repressão à pirataria e o Brasil é um deles.
    5. As atenções se voltaram para cá porque as vendas de DVD musicais aumentaram 100% em 2004, o que levou o país a ser o 7º- maior mercado no mundo de DVD musical.
  2. Informar que todas as frases formam um único parágrafo e já estão ordenadas. Foram omitidas, porém, as palavras "PORÉM" e "ENTRETANTO", que fazem parte da constituição de sentido de dois dos períodos.
  3. Solicitar que reescrevam o parágrafo, acrescentando as duas conjunções.
  4. Conferir com o original.
  5. Discutir o valor dessas conjunções no sentido do texto. Pedir que substituam "mas" e "porém" por outras palavras de igual sentido (contudo, entretanto, não obstante, todavia).
  6. Perguntar: por que o autor usa a palavra "pirata" para produtos falsificados? Que outros termos metafóricos poderiam substituílo?
Conversar com os alunos sobre a problemática da pirataria.

Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados: Entendimento do sentido dado pelas conjunções adversativas nos períodos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...