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Texto 1 - Uso de “ter”e “vir”

Área: Português
Atividade: Uso de "ter" e "vir"
Objetivos
  1. Grafar corretamente os verbos ter e vir no presente do indicativo. Escrever, adequadamente, uma reclamação de leitor para um jornal.
Introdução
Tem ou têm? Vem, vêm ou vêem?
Contexto no mundo do trabalho: Direitos do consumidor.

  1. Ler o texto com os alunos e refletir sobre hábitos de consumo, influência da mídia nos gastos e tipos de apelos (a mídia cria necessidades, não vende propriamente produtos, mas, sim, sonhos, lugares retóricos: juventude (cremes de beleza), saúde (vitaminas em geral), status (bebidas caríssimas), beleza (roupas, jóias), infância feliz (lojas com lanches caríssimos e apelos para o consumo das crianças), etc.
  2. Escrever na lousa a frase do texto: "Procurar saber se a empresa tem um balanço social e solicitar informações a respeito". Pedir que passem a frase para o plural: Procurar saber se as empresas têm balanços sociais e solicitar informações a respeito. Explicar que, em português, grafamos: ELE/ELA TEM - ELES/ ELAS TÊM. O mesmo acontece com o verbo VIR: ELE/ELA VEM; ELES/ELAS VÊM. - Os derivados desses verbos seguem a regra: contém / contêm; advém/advêm.
  3. Redação: Painel do Leitor: Perguntar aos alunos quais são, na opinião deles, as embalagens de produtos que são práticas e ideais para uso e quais são as "complicadas" (difíceis de abrir, frágeis, etc.) e pedir que escrevam uma carta de reclamação para a seção do leitor de um jornal de grande circulação e comentem os problemas encontrados numa dessas embalagens. O objetivo é sensibilizar a empresa responsável para que tenha preocupação com a praticidade das embalagens e respeito pelo consumidor.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados:  Ampliar capacidade de bem escrever. Aguçar o espírito crítico.

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