Pular para o conteúdo principal

Texto 1 - Uso de “ter”e “vir”

Área: Português
Atividade: Uso de "ter" e "vir"
Objetivos
  1. Grafar corretamente os verbos ter e vir no presente do indicativo. Escrever, adequadamente, uma reclamação de leitor para um jornal.
Introdução
Tem ou têm? Vem, vêm ou vêem?
Contexto no mundo do trabalho: Direitos do consumidor.

  1. Ler o texto com os alunos e refletir sobre hábitos de consumo, influência da mídia nos gastos e tipos de apelos (a mídia cria necessidades, não vende propriamente produtos, mas, sim, sonhos, lugares retóricos: juventude (cremes de beleza), saúde (vitaminas em geral), status (bebidas caríssimas), beleza (roupas, jóias), infância feliz (lojas com lanches caríssimos e apelos para o consumo das crianças), etc.
  2. Escrever na lousa a frase do texto: "Procurar saber se a empresa tem um balanço social e solicitar informações a respeito". Pedir que passem a frase para o plural: Procurar saber se as empresas têm balanços sociais e solicitar informações a respeito. Explicar que, em português, grafamos: ELE/ELA TEM - ELES/ ELAS TÊM. O mesmo acontece com o verbo VIR: ELE/ELA VEM; ELES/ELAS VÊM. - Os derivados desses verbos seguem a regra: contém / contêm; advém/advêm.
  3. Redação: Painel do Leitor: Perguntar aos alunos quais são, na opinião deles, as embalagens de produtos que são práticas e ideais para uso e quais são as "complicadas" (difíceis de abrir, frágeis, etc.) e pedir que escrevam uma carta de reclamação para a seção do leitor de um jornal de grande circulação e comentem os problemas encontrados numa dessas embalagens. O objetivo é sensibilizar a empresa responsável para que tenha preocupação com a praticidade das embalagens e respeito pelo consumidor.
Tempo sugerido: 2 horas
Resultados esperados:  Ampliar capacidade de bem escrever. Aguçar o espírito crítico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno