Área: Português |
Atividade: Dinâmica da Cozinha – Argumentação
Objetivos
- Ampliar a capacidade de criar argumentos.
O que fazer com os maus hábitos?
- Pedir que comentem a seguinte frase: "Não serão os medicamentos que solucionarão os problemas advindos do tabagismo, do alcoolismo, do excesso de comida." Perguntar se vivem para comer ou comem para viver. Verificar a quantidade de remédios consumida pela classe para sanar os problemas relativos à obesidade e diabetes. Provocar a discussão.
- Dinâmica da Cozinha:
PARTE I:
- Preparar, previamente, cinco caixas que representarão, geladeira, lixeira, despensa, pia, fogão. Preparar também aproximadamente 10 filipetas para cada grupo.
- Informar aos alunos que o tema será "Maus Hábitos".
- Cada aluno relacionará em seu caderno seus dez principais maus hábitos que prejudicam a cada um, a família e a sociedade.
- A seguir, pedir que cada aluno relacione dez atitudes dos outros que lhe causem irritação.
- Pedir, ainda, que cada aluno relacione dez propósitos para acabar com seus próprios maus hábitos.
- Pedir que relacionem três soluções possíveis para acabar com os maus hábitos dos outros.
PARTE II
- Montar pequenos grupos e solicitar discussão dos itens relacionados. Pedir que selecionem os mais comuns e os escrevam nas pequenas filipetas entregues pelo professor.
- Farão, simultaneamente, uma reflexão sobre o que foi importante no trabalho de grupo: dificuldades, descobertas.
PARTE III
- Os grupos se reúnem em plenário. Todas as filipetas são colocadas numa caixa.
- Informe aos alunos que irão escolher as filipetas para ordená-las na cozinha. Serão colocadas na GELADEIRA as filipetas que representam aquilo que precisa ser conservado, protegido. Para a LIXEIRA irão as filipetas que indicam o que precisa ser eliminado, reciclado, tirado de casa, utilizado de outra forma. A DESPENSA receberá as filipetas que representam o que está sobrando e que poderá ser útil em pouco tempo. A PIA acolherá as filipetas que representam tudo o que não está limpo, que precisa passar por uma limpeza, que tem manchas que devem ser tiradas. Finalmente, o FOGÃO receberá o que precisa ser preparado, cozido, que servirá para alimentar.
- A seguir, cada aluno retira uma filipeta da caixa e, depois de explanar o porquê, colocará a filipeta em uma das caixas da "cozinha".
- Por fim, o professor pode fazer uma reflexão sobre o sentido da atividade.
Materiais indicados: papel, caneta, filipetas de cartolina, seis caixas.
Tempo sugerido: 4 horas
Resultados esperados: Criação de argumentos coerentes.
Tempo sugerido: 4 horas
Comentários
Postar um comentário