Pular para o conteúdo principal

Texto 7 - Dinâmica da Cozinha - Argumentação

Área: Português
Atividade: Dinâmica da Cozinha – Argumentação
Objetivos
  1. Ampliar a capacidade de criar argumentos.
Introdução
O que fazer com os maus hábitos?
  1. Pedir que comentem a seguinte frase: "Não serão os medicamentos que solucionarão os problemas advindos do tabagismo, do alcoolismo, do excesso de comida." Perguntar se vivem para comer ou comem para viver. Verificar a quantidade de remédios consumida pela classe para sanar os problemas relativos à obesidade e diabetes. Provocar a discussão.
  2. Dinâmica da Cozinha:
PARTE I:
  1. Preparar, previamente, cinco caixas que representarão, geladeira, lixeira, despensa, pia, fogão. Preparar também aproximadamente 10 filipetas para cada grupo.
  2. Informar aos alunos que o tema será "Maus Hábitos".
  3. Cada aluno relacionará em seu caderno seus dez principais maus hábitos que prejudicam a cada um, a família e a sociedade.
  4. A seguir, pedir que cada aluno relacione dez atitudes dos outros que lhe causem irritação.
  5. Pedir, ainda, que cada aluno relacione dez propósitos para acabar com seus próprios maus hábitos.
  6. Pedir que relacionem três soluções possíveis para acabar com os maus hábitos dos outros.
PARTE II
  1. Montar pequenos grupos e solicitar discussão dos itens relacionados. Pedir que selecionem os mais comuns e os escrevam nas pequenas filipetas entregues pelo professor.
  2. Farão, simultaneamente, uma reflexão sobre o que foi importante no trabalho de grupo: dificuldades, descobertas.
PARTE III
  1. Os grupos se reúnem em plenário. Todas as filipetas são colocadas numa caixa.
  2. Informe aos alunos que irão escolher as filipetas para ordená-las na cozinha. Serão colocadas na GELADEIRA as filipetas que representam aquilo que precisa ser conservado, protegido. Para a LIXEIRA irão as filipetas que indicam o que precisa ser eliminado, reciclado, tirado de casa, utilizado de outra forma. A DESPENSA receberá as filipetas que representam o que está sobrando e que poderá ser útil em pouco tempo. A PIA acolherá as filipetas que representam tudo o que não está limpo, que precisa passar por uma limpeza, que tem manchas que devem ser tiradas. Finalmente, o FOGÃO receberá o que precisa ser preparado, cozido, que servirá para alimentar.
  3. A seguir, cada aluno retira uma filipeta da caixa e, depois de explanar o porquê, colocará a filipeta em uma das caixas da "cozinha".
  4. Por fim, o professor pode fazer uma reflexão sobre o sentido da atividade.
Materiais indicados: papel, caneta, filipetas de cartolina, seis caixas.
Tempo sugerido: 4 horas
Resultados esperados: Criação de argumentos coerentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno