Pular para o conteúdo principal

Texto 5 - “Festa na sala – .Uso de "A" e "Há"

Área: Português
Atividade: Festa na sala. Uso de "A" e "Há"
Objetivos
  1. Grafar corretamente "A" e "Há" na indicação de espaço de tempo. - Criar cartazes e livro de receitas econômicas.
Introdução
Ela saiu A dez minutos? ou Ela saiu HÁ dez minutos?
  1. Discutir o texto com os alunos. Verificar se conhecem receitas econômicas e o que aprenderam sobre economia com a leitura.
  2. Pedir que observem a frase: "A semente para o preparo integral dos alimentos foi lançada há dez anos". Explicar: Na indicação de um espaço de tempo, tanto se pode usar "a" como "há". Usamos "há" quando se trata de um espaço de tempo que já passou: (Fiz isso há dez anos. Ela saiu há dez minutos. (Observar que, normalmente, é possível substituir o "há" por "faz"). Usamos o "a" quando se trata de um espaço de tempo que ainda não passou (Ela voltará daqui a dez minutos. Implantarei o sistema daqui a dez anos).
  3. Pedir que, em equipe, criem um cartaz para falar de economia de alimentos que inicie por HÁ. Depois, pedir que criem outro iniciado por DAQUI A. Os cartazes poderão conter receitas e, ainda, ser expostos no mural da escola para que todos possam aprender a economizar.
  4. Solicitar que criem um caderno de receitas econômicas. Se possível, criar o "dia da economia". Nessa oportunidade os alunos prepararão, na escola, algumas receitas que serão provadas na "festa" ou trarão de casa as comidas feitas a partir das receitas.
Materiais indicados: Cartolinas, folhas de sulfite.
Tempo sugerido: 6 aulas
Resultados esperados:  Praticar a escrita de diversos gêneros textuais e usar corretamente "há" e "a" na norma culta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno