Pular para o conteúdo principal

Texto 5 - “Festa na sala – .Uso de "A" e "Há"

Área: Português
Atividade: Festa na sala. Uso de "A" e "Há"
Objetivos
  1. Grafar corretamente "A" e "Há" na indicação de espaço de tempo. - Criar cartazes e livro de receitas econômicas.
Introdução
Ela saiu A dez minutos? ou Ela saiu HÁ dez minutos?
  1. Discutir o texto com os alunos. Verificar se conhecem receitas econômicas e o que aprenderam sobre economia com a leitura.
  2. Pedir que observem a frase: "A semente para o preparo integral dos alimentos foi lançada há dez anos". Explicar: Na indicação de um espaço de tempo, tanto se pode usar "a" como "há". Usamos "há" quando se trata de um espaço de tempo que já passou: (Fiz isso há dez anos. Ela saiu há dez minutos. (Observar que, normalmente, é possível substituir o "há" por "faz"). Usamos o "a" quando se trata de um espaço de tempo que ainda não passou (Ela voltará daqui a dez minutos. Implantarei o sistema daqui a dez anos).
  3. Pedir que, em equipe, criem um cartaz para falar de economia de alimentos que inicie por HÁ. Depois, pedir que criem outro iniciado por DAQUI A. Os cartazes poderão conter receitas e, ainda, ser expostos no mural da escola para que todos possam aprender a economizar.
  4. Solicitar que criem um caderno de receitas econômicas. Se possível, criar o "dia da economia". Nessa oportunidade os alunos prepararão, na escola, algumas receitas que serão provadas na "festa" ou trarão de casa as comidas feitas a partir das receitas.
Materiais indicados: Cartolinas, folhas de sulfite.
Tempo sugerido: 6 aulas
Resultados esperados:  Praticar a escrita de diversos gêneros textuais e usar corretamente "há" e "a" na norma culta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...