Pular para o conteúdo principal

Texto 11 - Uso do hífen em expressões que repetem palavras.

Área: Português
Atividade: Uso do hífen em expressões que repetem palavras.
Objetivos
  1. Ampliar a capacidade de grafar corretamente o hífen em expressões que repetem palavras.
Introdução
Qual das três frases está correta:
  • Como é o dia-a-dia de um consumidor?
  • Como é o dia à dia de um consumidor?
  • Como é o dia a dia de um consumidor?

  1. Ler o texto com os alunos. Conversar sobre os direitos do consumidor e a efetiva ação para colocar em prática esses direitos.
  2. Pedir que observem os versos:

    Por isso vamos falar
    Nesse livrinho rimado
    Os passos que devemos
    dia a dia com cuidado
    Seguir para comprar
    Pra melhor utilizar
    Nosso dinheiro suado
    Compras por telefone
    Ou reembolso postal
    Vendas porta a porta
    Não são de todo mal
    Vindo a se arrepender
    Sete dias pra devolver
    De volta o valor total
  3. Pedir que procurem, na memória, palavras como dia-a-dia e porta a porta, que se repetem para formar uma expressão (gota a gota, frente a frente, cara a cara, boca a boca, passo a passo, ano a ano, homem a homem).
  4. Fazer notar a grafia de "dia-a-dia" e "porta a porta" (ambos sem crase e uma com hífen).
  5. Explicar que em palavras repetidas, o "a" é simplesmente preposição. Não tem sentido, pois, o sinal indicativo de crase.
  6. Explicar que, excetuando-se TÃO-SÓ e TÃOSOMENTE, os elementos que compõem uma locução adverbial não são ligados por hífen: de repente, às cegas, à vontade, à toa, DIA A DIA, sem cerimônias. Pedir que procurem uma locução semelhante no texto (com certeza).
  7. Certas locuções adverbiais, entretanto, podem funcionar como substantivos ou adjetivos:
    1. Ele chegou sem cerimônia. (sem hífen)
    2. A sem-cerimônica com que ele chegou nos surpreendeu. (com hífen)
    3. Ela estava nervosa à toa. (sem hífen)
    4. Todos notaram que um probleminha à-toa a deixou nervosa. (com hífen)
  8. Pedir que justifiquem o uso do dia-a-dia (com hífen) nos versos do poema: (é substantivo: Os passos que devemos em o dia-a-dia... - Lembrar que qualquer palavra precedida de artigo, em português, é substantivo).
  9. Sugerimos algumas frases para serem usadas em exercícios:
    1. Dia a dia, dormimos preocupados.
    2. Ele estava preocupado com o dia-a-dia.
    3. Por favor, fique à vontade e vamos resolver no braço a braço.
    4. Todos viram o à-vontade com que se portou.
    5. As coisas estão piorando dia a dia.
    6. Meu dia-a-dia é muito alegre
Tempo sugerido: 2 aulas
Resultados esperados: Grafar corretamente "dia a dia", "dia-a-dia" e expressões similares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno