Pular para o conteúdo principal

Texto 11 - Uso do hífen em expressões que repetem palavras.

Área: Português
Atividade: Uso do hífen em expressões que repetem palavras.
Objetivos
  1. Ampliar a capacidade de grafar corretamente o hífen em expressões que repetem palavras.
Introdução
Qual das três frases está correta:
  • Como é o dia-a-dia de um consumidor?
  • Como é o dia à dia de um consumidor?
  • Como é o dia a dia de um consumidor?

  1. Ler o texto com os alunos. Conversar sobre os direitos do consumidor e a efetiva ação para colocar em prática esses direitos.
  2. Pedir que observem os versos:

    Por isso vamos falar
    Nesse livrinho rimado
    Os passos que devemos
    dia a dia com cuidado
    Seguir para comprar
    Pra melhor utilizar
    Nosso dinheiro suado
    Compras por telefone
    Ou reembolso postal
    Vendas porta a porta
    Não são de todo mal
    Vindo a se arrepender
    Sete dias pra devolver
    De volta o valor total
  3. Pedir que procurem, na memória, palavras como dia-a-dia e porta a porta, que se repetem para formar uma expressão (gota a gota, frente a frente, cara a cara, boca a boca, passo a passo, ano a ano, homem a homem).
  4. Fazer notar a grafia de "dia-a-dia" e "porta a porta" (ambos sem crase e uma com hífen).
  5. Explicar que em palavras repetidas, o "a" é simplesmente preposição. Não tem sentido, pois, o sinal indicativo de crase.
  6. Explicar que, excetuando-se TÃO-SÓ e TÃOSOMENTE, os elementos que compõem uma locução adverbial não são ligados por hífen: de repente, às cegas, à vontade, à toa, DIA A DIA, sem cerimônias. Pedir que procurem uma locução semelhante no texto (com certeza).
  7. Certas locuções adverbiais, entretanto, podem funcionar como substantivos ou adjetivos:
    1. Ele chegou sem cerimônia. (sem hífen)
    2. A sem-cerimônica com que ele chegou nos surpreendeu. (com hífen)
    3. Ela estava nervosa à toa. (sem hífen)
    4. Todos notaram que um probleminha à-toa a deixou nervosa. (com hífen)
  8. Pedir que justifiquem o uso do dia-a-dia (com hífen) nos versos do poema: (é substantivo: Os passos que devemos em o dia-a-dia... - Lembrar que qualquer palavra precedida de artigo, em português, é substantivo).
  9. Sugerimos algumas frases para serem usadas em exercícios:
    1. Dia a dia, dormimos preocupados.
    2. Ele estava preocupado com o dia-a-dia.
    3. Por favor, fique à vontade e vamos resolver no braço a braço.
    4. Todos viram o à-vontade com que se portou.
    5. As coisas estão piorando dia a dia.
    6. Meu dia-a-dia é muito alegre
Tempo sugerido: 2 aulas
Resultados esperados: Grafar corretamente "dia a dia", "dia-a-dia" e expressões similares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...