Pular para o conteúdo principal

Texto 11 - Ler e criar literatura de cordel

Área: Português



 
Atividade: Ler e criar literatura de cordel

Objetivos
  • Ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel.
Introdução
Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista?

  1. Atividades de Pré-Leitura: Verificar o que os alunos conhecem sobre cordel (poesia narrativa, popular, impressa) e explorar o conhecimento prévio.
  2. Atividades de Leitura:
    1. Atribuir a cada aluno uma personagem (narrador, S. Pedro, Padre Cícero, São Jorge e seus guerreiros, Lampião etc.) e pedir que façam uma leitura oralizada de A chegada de Lampião no céu.
    2. Discutir a história lida: Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê?
    3. Observar a forma do cordel: versos de sete sílabas poéticas (comuns nas cantigas populares), rimados. Informar que a literatura de cordel se molda em torno de alguns temas constantes: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia, Safadeza, Política, Propaganda. Pedir aos alunos que procurem determinar em quais dessas classificações estaria o cordel lido.
  3. Atividades de Produção de Texto:
    1. São abundantes os sites sobre cordel na Internet. Sugerimos que o professor, se não tiver possibilidades de trazer para a sala os folhetos originais, valha-se desse recurso para mostrar aos alunos vários autores, temas e capas dessa poesia popular.
    2. Depois que os alunos estiverem familiarizados com a forma e a temática cordelina, proponha que se dividam em grupos e criem um folheto de cordel sobre um tema que esteja provocando debate no momento.
    3. Se houver quem saiba fazer xilogravura, proponha que os folhetos sejam ilustrados utilizando essa técnica, como nos cordéis tradicionais.
    4. Organize com o grupo uma festa para apresentação e leitura dos folhetos, com participação da comunidade.
  4. Exponha, num varal, os folhetos criados pelos alunos e vários outros produzidos por cordelistas famosos. Convide os visitantes a manusear o material. Se houver na comunidade algum repentista, seria interessante convidá-lo para conversar com o grupo e apresentar sua obra. Os alunos também podem, na mesma ocasião, fazer a leitura dramatizada de seus textos.
Tempo sugerido: 8 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos em versos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno