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Texto 11 - Ler e criar literatura de cordel

Área: Português



 
Atividade: Ler e criar literatura de cordel

Objetivos
  • Ler e ouvir textos dos repentistas; produzir folhetos de cordel.
Introdução
Seus alunos estão familiarizados com a literatura de cordel? Conhecem algum repentista?

  1. Atividades de Pré-Leitura: Verificar o que os alunos conhecem sobre cordel (poesia narrativa, popular, impressa) e explorar o conhecimento prévio.
  2. Atividades de Leitura:
    1. Atribuir a cada aluno uma personagem (narrador, S. Pedro, Padre Cícero, São Jorge e seus guerreiros, Lampião etc.) e pedir que façam uma leitura oralizada de A chegada de Lampião no céu.
    2. Discutir a história lida: Que valores são defendidos? O que é criticado? Por quê?
    3. Observar a forma do cordel: versos de sete sílabas poéticas (comuns nas cantigas populares), rimados. Informar que a literatura de cordel se molda em torno de alguns temas constantes: Conselhos, Profecias, Gracejo, Acontecidos, Carestia, Exemplos, Fenômenos, Pelejas, Bravuras e Valentia, Safadeza, Política, Propaganda. Pedir aos alunos que procurem determinar em quais dessas classificações estaria o cordel lido.
  3. Atividades de Produção de Texto:
    1. São abundantes os sites sobre cordel na Internet. Sugerimos que o professor, se não tiver possibilidades de trazer para a sala os folhetos originais, valha-se desse recurso para mostrar aos alunos vários autores, temas e capas dessa poesia popular.
    2. Depois que os alunos estiverem familiarizados com a forma e a temática cordelina, proponha que se dividam em grupos e criem um folheto de cordel sobre um tema que esteja provocando debate no momento.
    3. Se houver quem saiba fazer xilogravura, proponha que os folhetos sejam ilustrados utilizando essa técnica, como nos cordéis tradicionais.
    4. Organize com o grupo uma festa para apresentação e leitura dos folhetos, com participação da comunidade.
  4. Exponha, num varal, os folhetos criados pelos alunos e vários outros produzidos por cordelistas famosos. Convide os visitantes a manusear o material. Se houver na comunidade algum repentista, seria interessante convidá-lo para conversar com o grupo e apresentar sua obra. Os alunos também podem, na mesma ocasião, fazer a leitura dramatizada de seus textos.
Tempo sugerido: 8 horas

Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever textos em versos.

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