Pular para o conteúdo principal

Texto 13 - Jogo do ler, dar, crer e ver.

Área: Português
Atividade: Jogo do ler, dar, crer e ver
Objetivos
  1. Grafar corretamente os verbos ler, dar, crer e ver no presente do indicativo.
Introdução
Eles lêm ou lêem? Creem, crêm ou crêem?
  1. Preparar previamente uma grande caixa com objetos diversos. Uma pequena caixa com cartões contendo os números 1, 2, 3 e 4.
  2. Ler o texto com os alunos e fazer perguntas absurdas relativas ao texto: Que nome teria o grão de arroz que foi produzido com os genes do inhame? Que pessoa seria reproduzida centena de vezes em sua cidade se você fosse um cientista e soubesse a fórmula de reproduzir pessoas? Se você fosse uma personagem de desenho, qual gostaria de ser? Se os ratos aprendessem a ler, que tipo de texto escolheriam para seu deleite? Se fôssemos descendentes dos ratos, como seria nossa civilização? E outras perguntas que apenas despertem a imaginação.
  3. Uso de ler, dar, crer e ver.
    1. Pedir que os alunos observem a frase: "Alguns ratos geneticamente modificados, que foram treinados em laboratórios secretos de pesquisa para aprenderem a LER. Observar que, pela ortografia vigente, apenas os verbos ler, dar, crer, ver e seus compostos dobram o E na terceira pessoa do plural. (O rato lê/ Os ratos lêem Ele vê/ Eles vêem; Rato não crê/ Ratos não crêem; Que o rato dê/ Que os ratos dêem...)
    2. Pedir a um aluno que retire da caixinha um número. Se tirar um, será o líder dos LEITORES; se tirar dois, será o líder dos CARIDOSOS; se tirar três, será o líder dos CRENTES; se tirar 4, será o líder dos VISIONÁRIOS. Chamar os outros três futuros líderes.
    3. Os demais alunos tirarão um número da caixinha e se juntarão ao líder respectivo.
    4. A seguir, um líder vai à caixa grande e retira, baseando-se apenas no tato, um objeto. Levará o objeto para seu grupo. Se for o líder dos leitores, solicitará ao grupo que crie uma história com aquele objeto e, no interior da história aparecerão as aventuras de um rato que LÊ e de ratos que LÊEM. Os caridosos escreverão história com o objeto escolhido pelo líder e com rato que CRÊ e ratos que CRÊEM. Os visionários criarão história com o objeto escolhido e rato que VÊ e ratos que VÊEM demais.
Materiais indicados: pequenas caixas, cartões.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados:  Ampliação da capacidade de escrever corretamente na norma culta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno