Área: Português |
Atividade: Jogo do ler, dar, crer e ver
Objetivos
- Grafar corretamente os verbos ler, dar, crer e ver no presente do indicativo.
Eles lêm ou lêem? Creem, crêm ou crêem?
- Preparar previamente uma grande caixa com objetos diversos. Uma pequena caixa com cartões contendo os números 1, 2, 3 e 4.
- Ler o texto com os alunos e fazer perguntas absurdas relativas ao texto: Que nome teria o grão de arroz que foi produzido com os genes do inhame? Que pessoa seria reproduzida centena de vezes em sua cidade se você fosse um cientista e soubesse a fórmula de reproduzir pessoas? Se você fosse uma personagem de desenho, qual gostaria de ser? Se os ratos aprendessem a ler, que tipo de texto escolheriam para seu deleite? Se fôssemos descendentes dos ratos, como seria nossa civilização? E outras perguntas que apenas despertem a imaginação.
- Uso de ler, dar, crer e ver.
- Pedir que os alunos observem a frase: "Alguns ratos geneticamente modificados, que foram treinados em laboratórios secretos de pesquisa para aprenderem a LER. Observar que, pela ortografia vigente, apenas os verbos ler, dar, crer, ver e seus compostos dobram o E na terceira pessoa do plural. (O rato lê/ Os ratos lêem Ele vê/ Eles vêem; Rato não crê/ Ratos não crêem; Que o rato dê/ Que os ratos dêem...)
- Pedir a um aluno que retire da caixinha um número. Se tirar um, será o líder dos LEITORES; se tirar dois, será o líder dos CARIDOSOS; se tirar três, será o líder dos CRENTES; se tirar 4, será o líder dos VISIONÁRIOS. Chamar os outros três futuros líderes.
- Os demais alunos tirarão um número da caixinha e se juntarão ao líder respectivo.
- A seguir, um líder vai à caixa grande e retira, baseando-se apenas no tato, um objeto. Levará o objeto para seu grupo. Se for o líder dos leitores, solicitará ao grupo que crie uma história com aquele objeto e, no interior da história aparecerão as aventuras de um rato que LÊ e de ratos que LÊEM. Os caridosos escreverão história com o objeto escolhido pelo líder e com rato que CRÊ e ratos que CRÊEM. Os visionários criarão história com o objeto escolhido e rato que VÊ e ratos que VÊEM demais.
Materiais indicados: pequenas caixas, cartões.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados: Ampliação da capacidade de escrever corretamente na norma culta.
Tempo sugerido: 3 horas
Comentários
Postar um comentário