Pular para o conteúdo principal

Texto 13 - Jogo do ler, dar, crer e ver.

Área: Português
Atividade: Jogo do ler, dar, crer e ver
Objetivos
  1. Grafar corretamente os verbos ler, dar, crer e ver no presente do indicativo.
Introdução
Eles lêm ou lêem? Creem, crêm ou crêem?
  1. Preparar previamente uma grande caixa com objetos diversos. Uma pequena caixa com cartões contendo os números 1, 2, 3 e 4.
  2. Ler o texto com os alunos e fazer perguntas absurdas relativas ao texto: Que nome teria o grão de arroz que foi produzido com os genes do inhame? Que pessoa seria reproduzida centena de vezes em sua cidade se você fosse um cientista e soubesse a fórmula de reproduzir pessoas? Se você fosse uma personagem de desenho, qual gostaria de ser? Se os ratos aprendessem a ler, que tipo de texto escolheriam para seu deleite? Se fôssemos descendentes dos ratos, como seria nossa civilização? E outras perguntas que apenas despertem a imaginação.
  3. Uso de ler, dar, crer e ver.
    1. Pedir que os alunos observem a frase: "Alguns ratos geneticamente modificados, que foram treinados em laboratórios secretos de pesquisa para aprenderem a LER. Observar que, pela ortografia vigente, apenas os verbos ler, dar, crer, ver e seus compostos dobram o E na terceira pessoa do plural. (O rato lê/ Os ratos lêem Ele vê/ Eles vêem; Rato não crê/ Ratos não crêem; Que o rato dê/ Que os ratos dêem...)
    2. Pedir a um aluno que retire da caixinha um número. Se tirar um, será o líder dos LEITORES; se tirar dois, será o líder dos CARIDOSOS; se tirar três, será o líder dos CRENTES; se tirar 4, será o líder dos VISIONÁRIOS. Chamar os outros três futuros líderes.
    3. Os demais alunos tirarão um número da caixinha e se juntarão ao líder respectivo.
    4. A seguir, um líder vai à caixa grande e retira, baseando-se apenas no tato, um objeto. Levará o objeto para seu grupo. Se for o líder dos leitores, solicitará ao grupo que crie uma história com aquele objeto e, no interior da história aparecerão as aventuras de um rato que LÊ e de ratos que LÊEM. Os caridosos escreverão história com o objeto escolhido pelo líder e com rato que CRÊ e ratos que CRÊEM. Os visionários criarão história com o objeto escolhido e rato que VÊ e ratos que VÊEM demais.
Materiais indicados: pequenas caixas, cartões.
Tempo sugerido: 3 horas
Resultados esperados:  Ampliação da capacidade de escrever corretamente na norma culta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...