Pular para o conteúdo principal

Portal da Educao Adventista

Será que meu filho é inteligente?

 
  Existe teste de QI infantil? Como funcionam     estes   testes? É interessante saber esta informação  para a educação de nossos filhos?

Howard Gardner lançou, em 1985, a teoria das inteligências múltiplas, que é uma alternativa para o conceito de inteligência como capacidade inata, geral e única.

Segundo essa teoria, o indivíduo pode ter um desempenho maior ou menor em qualquer área de atuação. Assim, uma criança que, por exemplo, vai muito bem em multiplicação não necessariamente é inteligente para calcular a força que tem de colocar no chute para lançar uma bola no pé do parceiro que está 50 metros à frente; e uma criança que tem facilidade para línguas não necessariamente é inteligente para entender uma planta de construção.


Algumas das inteligências que Gardner postulou foram: lógico-matemática (que antigamente era a única valorizada nos testes de QI), linguística, musical, cinestésica (a do jogador de futebol, da dançarina), interpessoal, intrapessoal, existencial, espacial e naturalista.


É importante compreender seu filho e estimulá-lo nas diversas áreas para que ele se destaque naquela que tem a ver com sua personalidade e inteligência. Para entender seu filho e estimulá-lo, é preciso conhecê-lo e gastar tempo com ele. Isso é fundamental para uma criança bem-sucedida na vida.


Depois de Gardner, veio outro teórico, chamado Daniel Goleman, que postulou a inteligência emocional - conceito de psicologia que consiste na capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros assim como lidar com eles. Não adianta ter alta pontuação nos antigos testes de QI e não saber se relacionar com as pessoas e expressar aquilo que você tem por dentro. Inteligência emocional é algo desejável, que precisamos ajudar nossos filhos a alcançar. Precisamos conversar com eles, ouvi-los, ensiná-los a resolver seus problemas e expressar seus sentimentos para aprender a lidar com eles. A vida não é feita só de problemas lógicos; muito pelo contrário, ela é feita de relações, que precisam ser bem-constituídas e felize


Hábitos que prejudcam o Cérebro


(matam neurônios)
1. Não tomar o café da manhã
A pessoa que não toma o pequeno-almoço tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatinamente.

2. Comer demais
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.

3. Fumar
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.

4. Consumir altas quantidades de açúcar
O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.

5. Contaminação do ar
O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.

6. Dormir pouco
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.

7. Dormir com a cabeça coberta
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigênio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.

8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes
Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.

9. Falta de estimulação
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.

10. Pratica a conversação inteligente
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral

Aprenda mais dormindo


Durante os treinamentos frequentemente me perguntam sobre tipos de medicamentos eficientes para reduzir a quantidade do sono. Alguns até falam de receitas "milagrosas" indicadas na "rádio corredor" dos cursos preparatório. Confesso que o que ouço nesses comentários, me deixa bastante preocupada. Fico pensando quantas "loucuras" algumas pessoas são capazes de fazer por pura falta de informação e desespero.
Em artigos anteriores já comentei sobre a importância de uma noite BEM dormida para um aprendizado de qualidade, para uma boa memória, boa atenção e para a concentração. Para aqueles que pensam que "varar a madrugada" estudando vai lhe garantir uma melhor condição de aprendizagem, aí vai uma informação valiosa: A partir do momento em que anoitece o organismo começa a preparar as condições adequadas para a produção da melatonina (substância produzida pela glândula pineal, que favorece a indução do sono). Às 21h. a produção dessa substância é intensificada ,desse modo, quando se troca uma boa noite de sono por horas de estudos durante a madrugada o resultado final é uma capacidade de raciocínio comprometida e um baixo desempenho cognitivo(baixa capacidade de aprendizagem). Com a freqüência dessa prática aumenta-se a tendência a distração, a dificuldade de concentração, taquicardia e alteração do humor e um aumento de ansiedade.
Segundo pesquisas mais recentes, uma noite de sono qualitativa é tão ou mais importante do que uma noite de sono quantitativa, contudo, durante o sono ocorre a fixação da memória intelectual.
http://www.academiadocerebro.com/artigos.asp#art3

Como o sono aumenta a apacidade de aprendizagem


Cientistas sempre ficaram intrigados com as muitas horas que passamos em sono leve se sem sonhos. Mas um novo estudo da Universidade da Califórnia sugere que, durante essa fase pouco valorizada do sono que pode consumir metade da noite, estamos ocupados recarregando a capacidade de aprendizagem do nosso cérebro.
Os pesquisadores encontraram evidências animadoras de que explosões de ondas cerebrais conhecidas como "sleep spindles" representam a comunicação entre áreas chave do cérebro que abrem caminho para a aprendizagem. Esses impulsos elétricos ajudam a deslocar as memórias armazenadas no hipocampo, que possui uma capacidade limitada de armazenamento, para o córtex pré-frontal, que é o "disco rígido" do cérebro, liberando espaço no hipocampo para receber novas informações.
O estudo descobriu que esses tipos de ondas cerebrais podem acontecer até 1.000 vezes por noite durante uma fase anterior à do sono mais profundo e a dos sonhos. Esta fase de sono leve e sem sonhos pode consumir até metade das nossas horas de sono e ocorre mais frequentemente durante a segunda metade do período em que dormimos. De acordo com um dos autores do estudo, como muito desse sono ocorre durante a segunda metade da noite, se dormirmos seis horas ou menos, estaremos prejudicando nossa capacidade de aprender.
Em média, adultos passam um terço das suas vidas dormindo. No entanto, não há consenso científico sobre a razão dos humanos precisarem dormir. Pesquisas anteriores mostram que uma boa noite de sono nos ajuda a regular nosso humor e lidar com desafios emocionais, enquanto que a privação de sono pode tornar pessoas equilibradas em emocionalmente abaladas, indicando uma forte correlação entre perda de sono e desordens psiquiátricas.
Nesse último estudo, a equipe de pesquisadores recrutou 44 jovens adultos saudáveis e os submeteu a uma tarefa de memorização rigorosa com a intenção de carregar o hipocampo. Todos os participantes desempenharam em níveis similares. O grupo foi então dividido, com metade tirando um cochilo de 90 minutos enquanto a outra metade permaneceu acordada.
Naquela noite, o grupo todo foi submetido a outra rodada de aprendizado. A habilidade para memorizar novas informações se deteriorou naqueles que permaneceram acordados ao longo do dia. Em contraste, aqueles que tiraram um cochilo não apenas desempenharam melhor como também melhoraram suas capacidades de aprendizagem, como se o sono tivesse refrescado suas capacidades de memorização, segundo o estudo.
Testes de eletroencefalograma, que mediam a atividade elétrica nos cérebros dos que cochilaram, mostraram que quanto mais "sleep spindles" foram produzidos durante o cochilo, mais refrescados eles ficaram para aprender. Além disso, pesquisadores conseguiram associar os "sleep spindles" à atividade cerebral circulando entre a região do hipocampo e o córtex pré-frontal - duas áreas críticas para a memória.
De acordo com o pesquisador, essas descobertas demonstram que o sono pode seletivamente operar nos sistemas de memória para restaurar suas funções críticas. Também indicam que nós não apenas precisamos do sono após um aprendizado para consolidar o que memorizamos, mas que também precisamos do sono antes de aprender, para que possamos preparar o cérebro para absorver novas informações no dia seguinte.         
http://www.cerebromelhor.com.br/blog/template_permalink.asp?id=145

O melhor horário para dormir


Das 21 - 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.
Das 23 - 01:00: o corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.
Durante as primeiras horas da manhã 01:00 - 03:00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.
De madrugada 03:00- 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.
Manhã 05:00- 07:00: desintoxicação do cólon. É o horário de ir à casa-de-banho para esvaziar o intestino.
Durante a Manhã de 07:00- 09:00: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. Se estiver doente o Café da manhã deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 .
O Café da manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito tomar o Café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.
Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso, deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.
CUIDA DA TUA SAÚDE
Vive a vida com limites!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno