Hábitos de estudo X temperamentos
Objetivo: Incentivar a prática do estudo diário através do autoconhecimento e da conscientização quanto aos aspectos que devem ser potencializados para que seja atingido um melhor desempenho escolar.
Envolvidos: Serviço de Orientação Educacional (SOE), estudantes, professores e pais
Procedimentos:
- Organização do programa de acordo com o nível (Fundamental 2 e Médio).
- Seleção de palestras sobre temperamentos em PowerPoint e testes práticos sobre temperamentos.
- Agendamento de reunião de pais para entenderem o projeto; encontros na capela para explanação das palestras; aulas com os professores e alunos para aplicação de testes e análise dos resultados.
- Distribuição de roteiros com dicas de melhoria de desempenho acadêmico de acordo com os temperamentos estudados.
Conteúdo básico:
Os seres humanos podem ser divididos em dois grupos principais: os introvertidos (com temperamentos melancólico e fleumático) e os extrovertidos (com temperamentos colérico e sanguíneo).
Não existe temperamento melhor ou pior, mas afirmar que alguém tem 100% das características de um temperamento não é certo, pois somos um mistura dos temperamentos. O conhecimento disso ajuda o indivíduo no relacionamento com outras pessoas.
1. Melancólico
Aspectos positivos: natureza sensível; habilidade para analisar; pensador profundo e reflexivo; reage fortemente à emoção; faz amigos com cautela; amigo de confiança; tem profundo sentimento pelos outros; gosta de trabalho detalhado e analítico; tendência perfeccionista; bem disciplinado.
Aspectos negativos: triste e deprimido; pessimista, sempre vê o lado negativo das coisas; enfermo imaginário; introspectivo a ponto de prejudicar-se; orgulhoso; busca a perfeição e julga tudo de acordo com seus ideais; teórico, não prático; analisa muito e desanima.
Grande necessidade como estudante: vencer o espírito crítico; dosar a análise e a prática do que realiza; perguntar sempre que tiver dúvidas, deixando o orgulho de lado; relacionar-se e envolver-se com o grupo de estudo e utilizar a análise para continuar crescendo; desenvolver a arte de praticar o otimismo; ser cuidadoso com as palavras negativas e com os pensamentos, pois afetam a mente; desenvolver a habilidade de ser mais aberto e flexível; evitar levar as coisas para o lado pessoal.
2. Fleumático
Aspectos positivos: tranquilo e digno de toda confiança; bom e de fácil convivência; francamente amável; amante da paz; é de agradável convivência; tem muitos amigos; escuta com interesse; ordenado e competente.
Aspectos negativos: falta de confiança em si mesmo; pessimista e temeroso; passivo e indiferente; tem falta de entusiasmo; tranquilo e sereno espectador da vida sem envolver-se; não gosta de liderar; lento e preguiçoso; não tem motivação; indeciso; protege-se de todo compromisso; desanima os outros e opõe-se a mudanças de qualquer tipo.
Grande necessidade como estudante: superar a passividade; envolver-se nas atividades; utilizar agenda diariamente e cronometrar o tempo que gasta nas atividades buscando aumentar o ritmo; não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje; planejar uma nova atividade a cada semana; fazer exercício; tomar a iniciativa de vez em quando; evitar a conduta "passiva-agressiva"; reconhecer o temor como um pecado e desfazer-se dele.
3. Colérico
Aspectos positivos: otimista; não desanima facilmente; não aceita que os outros façam o que ele pode fazer; bom dirigente; motiva os outros; nunca se acovarda ante as circunstâncias; tem mente aguda e veloz; possui grande capacidade para a ação; muito prático; estimula outros à atividade; estabelece alvos e os alcança.
Aspectos negativos: opinião rígida; violento e irado; frio e pouco comunicativo; insensível às necessidades dos outros; toma decisões pelos outros; tende a dominar o grupo; usa os outros para benefício próprio; arrogante e mandão; altivo e dominador.
Grande necessidade como estudante: usar sua liderança e capacidade para compartilhar com os demais estudantes; saber dividir as tarefas quando realiza trabalhos em grupo e ajudar os outros a desenvover suas capacidades; ter sempre em mente que as pessoas não são objetos; aprender a ser paciente com os que são mais lentos; ser mais humilde ao compartilhar o sucesso nos estudos; desenvolver sensibilidade pelos outros; evitar impor suas ideias.
4. Sanguíneo
Aspectos positivos: excelente narrador de histórias; despreocupado - nunca se preocupa com o futuro nem se atormenta com o passado; possui uma grande capacidade de desfrutar a vida; habilidade original para atividades recreativas; alegre e otimista; faz amigos com facilidade; serviçal, interessado por todos; pede desculpas com facilidade; grande entusiasta, contagia os outros; envolve-se com facilidade em planos de projetos novos.
Aspectos negativos: emocionalmente imprevisível; chora com facilidade; zanga-se espontaneamente; inquieto; carece de domínio próprio; decisões emotivas; exagera a verdade; dá a impressão de ser falso; age impetuosamente; comprador impulsivo; simplório e infantil; justifica suas negligências; vontade débil e pouca convicção; esquece suas promessas e obrigações; não tem autodisciplina; desorganizado por completo; passa o tempo falando quando devia estar trabalhando; tem muitos projetos sem terminar; distrai-se com facilidade; não atinge seus objetivos.
Grande necessidade como estudante: ser mais digno de confiança e formal; desenvolver a autodisciplina na vida; trocar o "eu" por uma humildade genuína; ter mais autocontrole das emoções; buscar ter mais domínio próprio através de limites e disciplina; pensar antes de agir; ter ordem e disciplina na organização de seus pertences e materiais de estudo; falar menos e trabalhar mais com atenção; concluir o que começou; fazer uma lista de prioridades; planejar o futuro.
Bibliografia: Adaptado do PPT da Faculdade de Direito da UNICID - Rogério Siqueira Carneiro; PPT - Temperamentos Transformados; PPT - Seminário de Psicologia Familiar.
LaHAYE, Tim. Temperamentos transformados. São Paulo: Mundo Cristão, 1971.
Comentários
Postar um comentário