Pular para o conteúdo principal

Hábitos de estudo X temperamentos

 

Objetivo: Incentivar a prática do estudo diário através do autoconhecimento e da conscientização quanto aos aspectos que devem ser potencializados para que seja atingido um melhor desempenho escolar.


Envolvidos: Serviço de Orientação Educacional (SOE), estudantes, professores e pais
Procedimentos:


- Organização do programa de acordo com o nível (Fundamental 2 e Médio).
- Seleção de palestras sobre temperamentos em PowerPoint e testes práticos sobre temperamentos.
- Agendamento de reunião de pais para entenderem o projeto; encontros na capela para explanação das palestras; aulas com os professores e alunos para aplicação de testes e análise dos resultados.
- Distribuição de roteiros com dicas de melhoria de desempenho acadêmico de acordo com os temperamentos estudados.
Conteúdo básico:

Os seres humanos podem ser divididos em dois grupos principais: os introvertidos (com temperamentos melancólico e fleumático) e os extrovertidos (com temperamentos colérico e sanguíneo).


Não existe temperamento melhor ou pior, mas afirmar que alguém tem 100% das características de um temperamento não é certo, pois somos um mistura dos temperamentos. O conhecimento disso ajuda o indivíduo no relacionamento com outras pessoas.


1. Melancólico


Aspectos positivos: natureza sensível; habilidade para analisar; pensador profundo e reflexivo; reage fortemente à emoção; faz amigos com cautela; amigo de confiança; tem profundo sentimento pelos outros; gosta de trabalho detalhado e analítico; tendência perfeccionista; bem disciplinado.

Aspectos negativos: triste e deprimido; pessimista, sempre vê o lado negativo das coisas; enfermo imaginário; introspectivo a ponto de prejudicar-se; orgulhoso; busca a perfeição e julga tudo de acordo com seus ideais; teórico, não prático; analisa muito e desanima.

Grande necessidade como estudante: vencer o espírito crítico; dosar a análise e a prática do que realiza; perguntar sempre que tiver dúvidas, deixando o orgulho de lado; relacionar-se e envolver-se com o grupo de estudo e utilizar a análise para continuar crescendo; desenvolver a arte de praticar o otimismo; ser cuidadoso com as palavras negativas e com os pensamentos, pois afetam a mente; desenvolver a habilidade de ser mais aberto e flexível; evitar levar as coisas para o lado pessoal.


2. Fleumático


Aspectos positivos: tranquilo e digno de toda confiança; bom e de fácil convivência;  francamente amável; amante da paz; é de  agradável  convivência; tem  muitos  amigos; escuta  com interesse; ordenado e competente.
Aspectos negativos: falta de confiança em si mesmo; pessimista e temeroso; passivo e indiferente; tem falta de entusiasmo; tranquilo e sereno espectador da vida sem envolver-se; não gosta de liderar; lento e preguiçoso; não tem motivação; indeciso; protege-se de todo compromisso; desanima os outros e opõe-se a mudanças de qualquer tipo.

Grande necessidade como estudante: superar a passividade; envolver-se nas atividades; utilizar agenda diariamente e cronometrar o tempo que gasta nas atividades buscando aumentar o ritmo; não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje; planejar uma nova atividade a cada semana; fazer exercício; tomar a iniciativa de vez em quando; evitar a conduta "passiva-agressiva"; reconhecer o temor como um  pecado e desfazer-se dele.


3. Colérico


Aspectos positivos: otimista; não desanima facilmente; não aceita que os outros façam o que ele pode fazer; bom dirigente; motiva os outros; nunca se acovarda ante as circunstâncias; tem mente aguda e veloz; possui grande capacidade para a ação; muito prático; estimula outros à atividade; estabelece alvos e os alcança.

Aspectos negativos: opinião rígida; violento e irado; frio e pouco comunicativo; insensível às necessidades dos outros; toma decisões pelos outros; tende a dominar o grupo; usa os outros para benefício próprio; arrogante e mandão; altivo e dominador.

Grande necessidade como estudante: usar sua liderança e capacidade para compartilhar com os demais estudantes; saber dividir as tarefas quando realiza trabalhos em grupo e ajudar os outros a desenvover suas capacidades; ter sempre em mente que as pessoas não são objetos; aprender a ser paciente com os que são mais lentos; ser mais humilde ao compartilhar o sucesso nos estudos; desenvolver sensibilidade pelos outros; evitar impor suas ideias.


4. Sanguíneo

Aspectos positivos: excelente narrador de histórias; despreocupado - nunca se preocupa com o futuro nem se atormenta com o passado; possui uma grande capacidade de desfrutar a vida; habilidade original para atividades recreativas; alegre e otimista; faz amigos com facilidade; serviçal,  interessado por todos; pede desculpas com facilidade; grande entusiasta, contagia os outros; envolve-se com facilidade em planos de projetos novos.

Aspectos negativos: emocionalmente imprevisível; chora com facilidade; zanga-se espontaneamente; inquieto; carece de domínio próprio; decisões emotivas; exagera a verdade; dá a impressão de ser falso; age impetuosamente; comprador impulsivo; simplório e infantil; justifica suas negligências; vontade débil e pouca convicção; esquece suas promessas e obrigações; não tem autodisciplina; desorganizado por completo; passa o tempo falando quando devia estar trabalhando; tem muitos projetos sem terminar; distrai-se com facilidade; não atinge seus objetivos.

Grande necessidade como estudante: ser mais digno de confiança e formal; desenvolver a autodisciplina na vida; trocar o "eu" por uma humildade genuína; ter mais autocontrole das emoções; buscar ter mais domínio próprio através de limites e disciplina; pensar antes de agir; ter ordem e disciplina na organização de seus pertences e materiais de estudo; falar menos e trabalhar mais com atenção; concluir o que começou; fazer uma lista de prioridades; planejar o futuro.


Bibliografia: Adaptado do PPT da Faculdade de Direito da UNICID - Rogério Siqueira Carneiro; PPT - Temperamentos Transformados; PPT - Seminário de Psicologia Familiar.

LaHAYE, Tim. Temperamentos transformados. São Paulo: Mundo Cristão, 1971.

Rute Rodrigues Ocáriz, pedagoga e psicopedagoga. Atualmente orientadora educacional do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Adventista de Presidente Prudente - SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno