Pular para o conteúdo principal

Hábitos de estudo X temperamentos

 

Objetivo: Incentivar a prática do estudo diário através do autoconhecimento e da conscientização quanto aos aspectos que devem ser potencializados para que seja atingido um melhor desempenho escolar.


Envolvidos: Serviço de Orientação Educacional (SOE), estudantes, professores e pais
Procedimentos:


- Organização do programa de acordo com o nível (Fundamental 2 e Médio).
- Seleção de palestras sobre temperamentos em PowerPoint e testes práticos sobre temperamentos.
- Agendamento de reunião de pais para entenderem o projeto; encontros na capela para explanação das palestras; aulas com os professores e alunos para aplicação de testes e análise dos resultados.
- Distribuição de roteiros com dicas de melhoria de desempenho acadêmico de acordo com os temperamentos estudados.
Conteúdo básico:

Os seres humanos podem ser divididos em dois grupos principais: os introvertidos (com temperamentos melancólico e fleumático) e os extrovertidos (com temperamentos colérico e sanguíneo).


Não existe temperamento melhor ou pior, mas afirmar que alguém tem 100% das características de um temperamento não é certo, pois somos um mistura dos temperamentos. O conhecimento disso ajuda o indivíduo no relacionamento com outras pessoas.


1. Melancólico


Aspectos positivos: natureza sensível; habilidade para analisar; pensador profundo e reflexivo; reage fortemente à emoção; faz amigos com cautela; amigo de confiança; tem profundo sentimento pelos outros; gosta de trabalho detalhado e analítico; tendência perfeccionista; bem disciplinado.

Aspectos negativos: triste e deprimido; pessimista, sempre vê o lado negativo das coisas; enfermo imaginário; introspectivo a ponto de prejudicar-se; orgulhoso; busca a perfeição e julga tudo de acordo com seus ideais; teórico, não prático; analisa muito e desanima.

Grande necessidade como estudante: vencer o espírito crítico; dosar a análise e a prática do que realiza; perguntar sempre que tiver dúvidas, deixando o orgulho de lado; relacionar-se e envolver-se com o grupo de estudo e utilizar a análise para continuar crescendo; desenvolver a arte de praticar o otimismo; ser cuidadoso com as palavras negativas e com os pensamentos, pois afetam a mente; desenvolver a habilidade de ser mais aberto e flexível; evitar levar as coisas para o lado pessoal.


2. Fleumático


Aspectos positivos: tranquilo e digno de toda confiança; bom e de fácil convivência;  francamente amável; amante da paz; é de  agradável  convivência; tem  muitos  amigos; escuta  com interesse; ordenado e competente.
Aspectos negativos: falta de confiança em si mesmo; pessimista e temeroso; passivo e indiferente; tem falta de entusiasmo; tranquilo e sereno espectador da vida sem envolver-se; não gosta de liderar; lento e preguiçoso; não tem motivação; indeciso; protege-se de todo compromisso; desanima os outros e opõe-se a mudanças de qualquer tipo.

Grande necessidade como estudante: superar a passividade; envolver-se nas atividades; utilizar agenda diariamente e cronometrar o tempo que gasta nas atividades buscando aumentar o ritmo; não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje; planejar uma nova atividade a cada semana; fazer exercício; tomar a iniciativa de vez em quando; evitar a conduta "passiva-agressiva"; reconhecer o temor como um  pecado e desfazer-se dele.


3. Colérico


Aspectos positivos: otimista; não desanima facilmente; não aceita que os outros façam o que ele pode fazer; bom dirigente; motiva os outros; nunca se acovarda ante as circunstâncias; tem mente aguda e veloz; possui grande capacidade para a ação; muito prático; estimula outros à atividade; estabelece alvos e os alcança.

Aspectos negativos: opinião rígida; violento e irado; frio e pouco comunicativo; insensível às necessidades dos outros; toma decisões pelos outros; tende a dominar o grupo; usa os outros para benefício próprio; arrogante e mandão; altivo e dominador.

Grande necessidade como estudante: usar sua liderança e capacidade para compartilhar com os demais estudantes; saber dividir as tarefas quando realiza trabalhos em grupo e ajudar os outros a desenvover suas capacidades; ter sempre em mente que as pessoas não são objetos; aprender a ser paciente com os que são mais lentos; ser mais humilde ao compartilhar o sucesso nos estudos; desenvolver sensibilidade pelos outros; evitar impor suas ideias.


4. Sanguíneo

Aspectos positivos: excelente narrador de histórias; despreocupado - nunca se preocupa com o futuro nem se atormenta com o passado; possui uma grande capacidade de desfrutar a vida; habilidade original para atividades recreativas; alegre e otimista; faz amigos com facilidade; serviçal,  interessado por todos; pede desculpas com facilidade; grande entusiasta, contagia os outros; envolve-se com facilidade em planos de projetos novos.

Aspectos negativos: emocionalmente imprevisível; chora com facilidade; zanga-se espontaneamente; inquieto; carece de domínio próprio; decisões emotivas; exagera a verdade; dá a impressão de ser falso; age impetuosamente; comprador impulsivo; simplório e infantil; justifica suas negligências; vontade débil e pouca convicção; esquece suas promessas e obrigações; não tem autodisciplina; desorganizado por completo; passa o tempo falando quando devia estar trabalhando; tem muitos projetos sem terminar; distrai-se com facilidade; não atinge seus objetivos.

Grande necessidade como estudante: ser mais digno de confiança e formal; desenvolver a autodisciplina na vida; trocar o "eu" por uma humildade genuína; ter mais autocontrole das emoções; buscar ter mais domínio próprio através de limites e disciplina; pensar antes de agir; ter ordem e disciplina na organização de seus pertences e materiais de estudo; falar menos e trabalhar mais com atenção; concluir o que começou; fazer uma lista de prioridades; planejar o futuro.


Bibliografia: Adaptado do PPT da Faculdade de Direito da UNICID - Rogério Siqueira Carneiro; PPT - Temperamentos Transformados; PPT - Seminário de Psicologia Familiar.

LaHAYE, Tim. Temperamentos transformados. São Paulo: Mundo Cristão, 1971.

Rute Rodrigues Ocáriz, pedagoga e psicopedagoga. Atualmente orientadora educacional do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Adventista de Presidente Prudente - SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...