Pular para o conteúdo principal

História/dinâmica


VENDO E COMPREENDEDON O TODO - ENXERGANDO O CONTEXTO

Mark, competente tradutor e professor universitário, inglês de nascimento e senso de humor, brasileiro de coração, conta a história mais ou menos assim.

Depois de alguns anos de desejo incontrolável, ele finalmente ganhou uma bicicleta no Natal. Em dezembro, faz muito frio na Inglaterra e, naquele ano, nevou bastante. Durante dois dias, ansiou pelo momento em que subiria na bicicleta e aprenderia a pedalar. Nada de sol no horizonte. Desolado, tocava os pneus novinhos, os pedais ainda enrolados em papel, o selim de couro macio. No terceiro dia, o avô apareceu inesperadamente no início da tarde. Diz ele que boa parte do que sabe, hoje, aprendeu com o avô, meio sábio, meio gênio, meio menino, meio louco. "Triste, não é?... olhar a bicicleta e não poder sair pelo campo, pela montanha, pelo mundo! Principalmente quando não se sabe pedalar. Mas eu vou ensinar uma coisa a você que nenhum outro garoto sabe fazer."

Sentou-se no tapete que ficava sobre o chão da varanda e, cuidadosa, pacientemente, desmontou com o neto a bicicleta inteirinha. Mostrou cada peça com entusiasmo, observando a posição, o encaixe, o parafuso e a função no veículo. Quando nada mais estava no lugar, os dois levantaram-se e foram tomar chá quente com bombons ao pé da lareira da sala.

Momentos depois, o pai de Mark chegou do trabalho e, pela janela do carro, deparou com a montanha de pedaços de metal e borracha espalhados pelo piso. Reconheceu, perplexo, a bicicleta que comprara com dificuldade antes do Natal; ao lado, viu o boné do filho e as luvas do sogro. A irritação substituiu a surpresa e ele ficou alguns minutos do lado de fora, decidindo que castigo daria ao menino e de que maneira exprimiria sua profunda indignação ao avô. Ao abrir a porta, viu-os bem juntos no sofá, conversando e rindo em voz baixa, tranqüilos, quase angelicais.

"Amanhã, na hora do almoço, sem desculpas, quero esta bicicleta completamente montada!", foi o que conseguiu dizer.

No dia seguinte, bem cedo, assim que os pais saíram para trabalhar, o menino ouviu o chamado do avô. "Vou ensinar outra coisa que ninguém saberia fazer."

Sentados no tapete da varanda, relembraram a função de cada peça e observaram o parafuso, o encaixe, a posição dela no veículo. Depois de algumas horas, encostaram a bicicleta montada na parede da casa e, com o malicioso olhar de quem conhece o poder da mente humana, olharam para o sol tímido que começava a aparecer.

"Agora, acho que você já pode aprender a pedalar.", disse o avô ao neto aliviado.

Mark costuma narrar a história, dando risadas, mas, não sei bem por quê, sempre escuto tudo meio comovida. (Martins, 2003)

O Ensino e a aprendizagem passam por passos simples, complexos, exigentes de reflexão e necessitados de análise de cada situação.

Desafio aos Grupos - Que relação você faz da história com interpretação de texto?

Aplicando a história a interpretação de texto...

Uma rápida olhada no texto é como esse pai que chega, vê as peças esparramadas, e não enxerga o contexto. Analisar o texto é desmanchá-lo peça por peça, observando, cuidadosamente a forma, o conceito e a função de cada peça para recompor o todo. Mais do que leitura, o texto exige intelecção (entendimento) para haver compreensão completa. Acho que Jesus fazia intelecção ao "ler" seus discípulos, alunos. A compreensão era completa. Ele faz isso com você e comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno