Pular para o conteúdo principal

AULAS E EXERCÍCIOS - ALFABETIZAÇÃO -


EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS - AULA 4

O exercício de autoditado é, pedagogicamente falando, muito mais eficiente que o exercício de ditado, por diversas vantagens já constatadas durante anos de desenvolvimento do método.


Principais vantagens:

Respeita as diferenças individuais dos alunos (cada aluno fará o exercício de acordo com o seu ritmo e conhecimento).
Proporciona ao professor, a possibilidade de verificar os erros, no momento em que os alunos estão executando seus trabalhos, levando-os, imediatamente ao acerto e fazendo com que os mesmos fixem a forma correta. ( No ditado, geralmente, a professora recolhe as folhas para corrigi-las depois, e quando as entrega aos alunos, os mesmos não dão atenção à correção e acabam fixando a forma errada).
Desenvolve, bastante, o raciocínio e a atenção dos alunos.
Reduz o trabalho do professor em sala de aula evitando a confusão, que geralmente se forma durante o ditado.


Atenção: Após lançar as sílabas apresentadas nas páginas: Alfabetizando, Exercícios 1, Exercícios 2 e Exercícios 3, copie a página abaixo e imprima na sua impressora. Passe esses exercícios de autoditado para seus alunos.





PEÇA AO ALUNO QUE FALE SOMENTE O PRIMEIRO PEDACINHO ( SÍLABA)

DO NOME DE CADA DESENHO, E O ESCREVA ABAIXO DO MESMO:












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...