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EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS - AULA 2

Acrescentando-se novas sílabas às anteriores,
o vocabulário do aluno crescerá progressivamente.

Acrescentaremos as seguintes sílabas:








APRESENTE AS SÍLABAS E VOGAL ACIMA, SEGUINDO AS MESMAS ETAPAS DAS SÍLABAS APRESENTADAS NAS PÁGINAS: ALFABETIZANDO E EXEMPLO DE EXERCÍCIOS 1.




PEÇA AO ALUNO QUE FALE SOMENTE O PRIMEIRO PEDACINHO ( SÍLABA) DO NOME DE CADA DESENHO, E O ESCREVA ABAIXO DO MESMO:




















DESDE A FORMAÇÃO DA PRIMEIRA PALAVRA, ESTIMULE SEMPRE O ALUNO A ESCREVER, LER E INTERPRETAR O QUE LEU.




















Obs.: Além dos exemplos acima, poderão ser formadas as seguintes palavras: cala, bata, pala, paca, capa, cai, Macapá, Amapá, maca, cama, mata, taba, taca, cata, tapa, cana, mana, ama, Lapa, lama, napa, pá , Ana, Papa e pai. Isto dependerá do vocabulário do aluno e do estímulo dado pelos alfabetizadores, na pesquisa de novas palavras.

Normalmente ao final de um período de um mês, já se dá a transferência das sílabas com a, para as sílabas com: e - i - o - u , que associadas às sílabas com a , proporcionam ao aluno condição de ler, escrever e interpretar as palavras de uso comum da Língua Portuguesa. Nesta etapa o alfabetizador já perde a noção da abrangência do conteúdo assimilado pelo aluno.



Atenção: Não há uma ordem de lançamento das sílabas.

O professor lança as sílabas das palavras, que deseja que seus alunos aprendam, na ordem que melhor lhe convier, objetivando as palavras que pretende dar. O importante é que siga sempre, no lançamento de cada uma, as cinco etapas da apresentação de cada sílaba.


1- Apresentação da figura ( conversa informal ).

2- Destaque da sílaba.
3- Lembrar coisas começadas pela mesma sílaba e, se quiser, desenhá-las.
4- Cópia da sílaba abaixo dos desenhos feitos ( se os tiver feito ) ou apenas da sílaba.
5- Entrega da sílaba a cada aluno ( Caderno de exercícios ).



Durante a apresentação de cada sílaba o aluno estará executando, sem perceber, dez exercícios de período preparatório, o que levará o mesmo a estar cada vez mais preparado para o aprendizado, mesmo que, infelizmente, não tenha tido um período preparatório anteriormente, mas os que tiveram esta oportunidade, terão um aprendizado ainda melhor e mais rápido com o período preparatório integrado à aprendizagem.














































































































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