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Projeto de Leitura

Projeto de Leitura

Projeto para o Dia do Livro

Podemos chamá-lo de "Chave da Sabedoria", "Amigo que Fala" ou "Janela do Saber".  É o melhor presente que se pode dar a uma criança, e é urgente que possamos ensiná-la a amar os livros.

Justificativa

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo e um alicerce importantíssimo para a formação da sociedade. Ele permite que cada cultura imprima seus traços essenciais e mostra a identidade de outras. É um vetor de criação, informação e educação. Podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ele se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo, sua capacidade crítica e criativa. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia.

Datas Comemoradas relacionadas ao livro


12 de março - Dia do Bibliotecário. Em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Nos Estados Unidos ele conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e classificou-se em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Foi diretor da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do reitor da instituição, professor Pedro Calmon de Sá.

2 de abril - A  escolha dessa data para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil foi feita em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen. Hans foi um renomado escritor dinamarquês de histórias infantis e escreveu mais de 156 contos. Entre suas obras destacam-se: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, As Roupas Novas do Imperador. A data, comemorada em mais de 60 países, é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A Literatura Infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil, escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da Literatura Infantil no Brasil.

23 de abril - Dia Mundial do Livro, instituído pela Unesco em 1996. É celebrado em cerca de 100 países. Vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.

29 de outubro - foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.

Escritores brasileiros que contribuíram muito para a literatura infantil:


Monteiro Lobato - Criou a famosa boneca Emília e contou suas aventuras nas obras: Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, Caçadas de Pedrinho, Serões de dona Benta, O Sítio do Pica-pau Amarelo, etc., cheias da riqueza de nossas lendas e do nosso folclore. Lobato mostrou para as crianças como é possível aprender por meio da brincadeira. Com o lançamento do livro: Emília no País da Gramática, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras passando-se num pomar. São suas as palavras: "Um país se faz com homens e livros".

Vicente Guimarães - tio de Guimarães Rosa; adotou a linha "cristã e otimista", confirmando no Brasil inteiro o apreço e carinho por sua obra. É dele o livro Vovô Felício, que identifica seu propósito de tratar cada criança como "seu próprio netinho".

Outros: Maria Clara Machado, cujos textos são lidos e encenados nos palcos dos teatros pelas crianças, Maria José Dupré, Francisco Marins, os poetas Manuel Bandeira, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Orígenes Lessa, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A Bolsa Amarela, O Sofá Estampado), Ziraldo (O Menino Maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, Marmelo, Martelo, Faca sem Ponta, Galinha sem Pé) Ana Maria Machado (O Tesouro da Raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba), Pedro Bandeira (A Droga da Obediência, O Fantástico Mundo de Feiurinha), entre outros.

Objetivos
  • Colocar os alunos em contato com vários tipos de livros, para que os descubra: diferentes tamanhos, encadernações, ilustrações, linguagens.
  • Implantar ou alimentar o hábito de leitura.
  • Descobrir talentos relacionados com os livros: escritor, diagramador, ilustrador...

Público alvo


  • Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Período

  • Terceira ou quarta semana de abril.

Organização e Desenvolvimento

Atividades variadas são propostas à semana, para cada classe de alunos. A escola toda pode envolver-se em atividades como "Feira do Livro", "Tarde de Leitura", "Exposição de Livros Raros", "Visita à Biblioteca Pública da Cidade", "Visita a uma boa Livraria", "Visita de Autores à Escola"; "Exposição de Livros Feitos pelos Alunos", "Campanha da Restauração do Livro Usado" ou "Campanha do Livro para Alunos Carentes".

Atividades sugeridas:

Educação Infantil e 1º ano
 

  • Organizar um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se à vontade e confortáveis, em cada classe ou na biblioteca da escola.
  • "Roda da leitura" - as crianças, sentadas confortavelmente, ouvirão histórias. A professora deve destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como: autor, ilustrador e título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título ou da ilustração da capa. Os livros devem ser mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura. Os livros que trazem apenas ilustrações podem ter histórias criadas pelas próprias crianças.

2º e 3º anos

Visitar livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar. Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para adquiri-lo.

Instituir as Podemos chamá-lo de "Chave da Sabedoria", "Amigo que Fala" ou "Janela do Saber".  É o melhor presente que se pode dar a uma criança, e é urgente que possamos ensiná-la a amar os livros.

Justificativa

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo e um alicerce importantíssimo para a formação da sociedade. Ele permite que cada cultura imprima seus traços essenciais e mostra a identidade de outras. É um vetor de criação, informação e educação. Podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ele se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo, sua capacidade crítica e criativa. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia.

Datas Comemoradas relacionadas ao livro


12 de março - Dia do Bibliotecário. Em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Nos Estados Unidos ele conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e classificou-se em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Foi diretor da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do reitor da instituição, professor Pedro Calmon de Sá.

2 de abril - A  escolha dessa data para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil foi feita em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen. Hans foi um renomado escritor dinamarquês de histórias infantis e escreveu mais de 156 contos. Entre suas obras destacam-se: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, As Roupas Novas do Imperador. A data, comemorada em mais de 60 países, é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura. A Literatura Infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), com a função de educar moralmente as crianças.

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil, escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da Literatura Infantil no Brasil.

23 de abril - Dia Mundial do Livro, instituído pela Unesco em 1996. É celebrado em cerca de 100 países. Vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.

29 de outubro - foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.

Escritores brasileiros que contribuíram muito para a literatura infantil:


Monteiro Lobato - Criou a famosa boneca Emília e contou suas aventuras nas obras: Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, Caçadas de Pedrinho, Serões de dona Benta, O Sítio do Pica-pau Amarelo, etc., cheias da riqueza de nossas lendas e do nosso folclore. Lobato mostrou para as crianças como é possível aprender por meio da brincadeira. Com o lançamento do livro: Emília no País da Gramática, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras passando-se num pomar. São suas as palavras: "Um país se faz com homens e livros".

Vicente Guimarães - tio de Guimarães Rosa; adotou a linha "cristã e otimista", confirmando no Brasil inteiro o apreço e carinho por sua obra. É dele o livro Vovô Felício, que identifica seu propósito de tratar cada criança como "seu próprio netinho".

Outros: Maria Clara Machado, cujos textos são lidos e encenados nos palcos dos teatros pelas crianças, Maria José Dupré, Francisco Marins, os poetas Manuel Bandeira, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Orígenes Lessa, Tatiana Belinky, Lygia Bojunga Nunes (Angélica, A Bolsa Amarela, O Sofá Estampado), Ziraldo (O Menino Maluquinho, Rolim), Ruth Rocha (Marcelo, Marmelo, Martelo, Faca sem Ponta, Galinha sem Pé) Ana Maria Machado (O Tesouro da Raposa, Mico Maneco), Sylvia Orthof (Maria-vai-com-as-outras, Pomba Colomba), Pedro Bandeira (A Droga da Obediência, O Fantástico Mundo de Feiurinha), entre outros.

Objetivos

  • Colocar os alunos em contato com vários tipos de livros, para que os descubra: diferentes tamanhos, encadernações, ilustrações, linguagens.
  • Implantar ou alimentar o hábito de leitura.
  • Descobrir talentos relacionados com os livros: escritor, diagramador, ilustrador...

Público alvo


  • Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Período

  • Terceira ou quarta semana de abril.

Organização e Desenvolvimento

Atividades variadas são propostas à semana, para cada classe de alunos. A escola toda pode envolver-se em atividades como "Feira do Livro", "Tarde de Leitura", "Exposição de Livros Raros", "Visita à Biblioteca Pública da Cidade", "Visita a uma boa Livraria", "Visita de Autores à Escola"; "Exposição de Livros Feitos pelos Alunos", "Campanha da Restauração do Livro Usado" ou "Campanha do Livro para Alunos Carentes".

Atividades sugeridas:

Educação Infantil e 1º ano
 

  • Organizar um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se à vontade e confortáveis, em cada classe ou na biblioteca da escola.
  • "Roda da leitura" - as crianças, sentadas confortavelmente, ouvirão histórias. A professora deve destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como: autor, ilustrador e título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título ou da ilustração da capa. Os livros devem ser mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura. Os livros que trazem apenas ilustrações podem ter histórias criadas pelas próprias crianças.

2º e 3º anos

Visitar livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar. Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para adquiri-lo.

Instituir as Fichas de Leitura (modelo sugestivo anexo) , para que os alunos comecem a se organizar quanto aos livros que lêem, e aprendam a resumir em poucas palavras o conteúdo lido. A professora pode fazer um concurso, somando as páginas lidas de todos os alunos que entregam as fichas, e premiando os que mais lêem.

Instituir a "Hora do Livro" em sala de aula: 15 minutos no final das aulas de um ou dois dias da semana, quando a professora lê para os alunos um livro especial. A história pode continuar na próxima "Hora do Livro".

4º e 5º anos

  • Hora da Leitura - os alunos lêem ou contam uma história de um livro lido pela família, ou ainda em duplas, um aluno conta a história para outro colega e vice-versa.
  • Visitar outras bibliotecas escolares. Após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.
  • Confeccionar os marcadores de livros, com materiais diversos e diferentes técnicas: dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações.
  • Confeccionar caixas de histórias. Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário e os personagens correspondentes à história selecionada. Os personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de sucata. Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries iniciais, ou doados às classes menores. Os alunos podem trazer livros que não querem mais, pois já estão crescidos.

6º e 7º anos

  • Elaborar cartazes com dicas de como preservar os livros. Esses cartazes deverão ser colocados na própria biblioteca e distribuídos nas salas de aula, ensinando a cuidar dos livros, a organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado.
  • Pesquisar a biografia de eméritos autores nacionais.
  • Entrevistar escritores e ilustradores de livros.  
  • Elaborar um quadro demonstrativo das principais escritas dentro da história.
  • O professor de Língua Portuguesa pode fazer de uma de suas aulas, momentos preciosos de leitura, trazendo uma caixa à sala de aula com tantos livros variados quantos forem os alunos, distribuí-los e deixar que ocupem parte da aula lendo-os. Isso pode repetir-se quantas vezes puder, e em outros anos também.

8º e 9º anos

  • E-books - com o advento da internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente. Pesquisar na internet e relacionar alguns livros bons, e onde poderão ser encontrados, colocar as listas no mural da classe para que os colegas possam também encontrá-los.
  • Livro coletivo da turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e amigos. Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos visitantes. Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
  • Elaboração de um jornal com sugestões de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas, gêneros variados, bem como biografias de escritores.

Curiosidades


  • A palavra alfabetizar vem de "alfabeto", esse é o conjunto das letras de uma língua, colocadas numa certa ordem. É a mesma coisa que "abecedário". A palavra "alfabeto" é formada com as duas primeiras letras do alfabeto grego: "alfa" e "beta". E "abecedário", com a junção das quatro primeiras letras do nosso alfabeto: "a", "b", "c" e "d".
  • Kahlil Gibran - "Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar".
  • "O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo esquecido; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora." (Voltaire).
  • Outros pensamentos: http://pt.wikiquote.org/wiki/Livro

Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte (confecção de cartazes ou caixas de histórias), Música (músicas sobre o tema proposto, principalmente para os alunos menores), Geografia (A linguagem e o livro em cada lugar do planeta), História (A escrita ao longo da história da humanidade - http://www.academialetrasbrasil.org.br/histescrita.htm ), e Ensino Religioso (O Livro dos livros).

Avaliação: envolvimento dos alunos e equipe escolar nas atividades propostas. Aumento de utilização da biblioteca escolar, e maior cuidado dos alunos para com os livros particulares e da Biblioteca.
Fichas de Leitura (modelo sugestivo anexo) , para que os alunos comecem a se organizar quanto aos livros que lêem, e aprendam a resumir em poucas palavras o conteúdo lido. A professora pode fazer um concurso, somando as páginas lidas de todos os alunos que entregam as fichas, e premiando os que mais lêem.

Instituir a "Hora do Livro" em sala de aula: 15 minutos no final das aulas de um ou dois dias da semana, quando a professora lê para os alunos um livro especial. A história pode continuar na próxima "Hora do Livro".

4º e 5º anos

  • Hora da Leitura - os alunos lêem ou contam uma história de um livro lido pela família, ou ainda em duplas, um aluno conta a história para outro colega e vice-versa.
  • Visitar outras bibliotecas escolares. Após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.
  • Confeccionar os marcadores de livros, com materiais diversos e diferentes técnicas: dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações.
  • Confeccionar caixas de histórias. Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário e os personagens correspondentes à história selecionada. Os personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de sucata. Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries iniciais, ou doados às classes menores. Os alunos podem trazer livros que não querem mais, pois já estão crescidos.

6º e 7º anos

  • Elaborar cartazes com dicas de como preservar os livros. Esses cartazes deverão ser colocados na própria biblioteca e distribuídos nas salas de aula, ensinando a cuidar dos livros, a organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado.
  • Pesquisar a biografia de eméritos autores nacionais.
  • Entrevistar escritores e ilustradores de livros.  
  • Elaborar um quadro demonstrativo das principais escritas dentro da história.
  • O professor de Língua Portuguesa pode fazer de uma de suas aulas, momentos preciosos de leitura, trazendo uma caixa à sala de aula com tantos livros variados quantos forem os alunos, distribuí-los e deixar que ocupem parte da aula lendo-os. Isso pode repetir-se quantas vezes puder, e em outros anos também.

8º e 9º anos

  • E-books - com o advento da internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente. Pesquisar na internet e relacionar alguns livros bons, e onde poderão ser encontrados, colocar as listas no mural da classe para que os colegas possam também encontrá-los.
  • Livro coletivo da turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e amigos. Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos visitantes. Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
  • Elaboração de um jornal com sugestões de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas, gêneros variados, bem como biografias de escritores.

Curiosidades


  • A palavra alfabetizar vem de "alfabeto", esse é o conjunto das letras de uma língua, colocadas numa certa ordem. É a mesma coisa que "abecedário". A palavra "alfabeto" é formada com as duas primeiras letras do alfabeto grego: "alfa" e "beta". E "abecedário", com a junção das quatro primeiras letras do nosso alfabeto: "a", "b", "c" e "d".
  • Kahlil Gibran - "Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar".
  • "O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.Um livro aberto é um cérebro que fala; fechado, um amigo esquecido; esquecido, uma alma que perdoa; destruído, um coração que chora." (Voltaire).
  • Outros pensamentos: http://pt.wikiquote.org/wiki/Livro

Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte (confecção de cartazes ou caixas de histórias), Música (músicas sobre o tema proposto, principalmente para os alunos menores), Geografia (A linguagem e o livro em cada lugar do planeta), História (A escrita ao longo da história da humanidade - http://www.academialetrasbrasil.org.br/histescrita.htm ), e Ensino Religioso (O Livro dos livros).

Avaliação: envolvimento dos alunos e equipe escolar nas atividades propostas. Aumento de utilização da biblioteca escolar, e maior cuidado dos alunos para com os livros particulares e da Biblioteca.

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