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SUGESTÕES DE QUESTÕES



I)  QUESTÕES OBJETIVAS


TEXTO 1

A abobrinha da alcachofra

Proibida a propaganda das tais injeções de polifenóis, moda nas clínicas de beleza

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu todo e qualquer tipo de publicidade a respeito dos tratamentos estéticos à base de polifenóis de alcachofra. A medida faz parte de um processo mais amplo que visa a investigar a segurança e os efeitos colaterais da substância. Com a proximidade do verão, anúncios sobre os “milagres” proporcionados pelas injeções de polifenóis de alcachofra começaram a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televisão e na internet. Oito sessões de picadas, ao custo médio de 150 reais cada uma, seriam capazes de afinar a silhueta e deixar o abdômen definido. Em São Paulo, na clínica da médica Adriana Vilarinho, uma das dermatologistas prediletas dos famosos, a procura pelas injeções de polifenóis de alcachofra aumentou 20% nos últimos três meses.
As agulhadas de alcachofra surgiram como substitutas naturais das injeções de fosfatidilcolina, o princípio ativo do Lipostabil, que teve seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como ocorreu com o Lipostabil, nenhum estudo científico sério demonstrou que os polifenóis de alcachofra têm o poder de eliminar o depósito de tecido adiposo. Tampouco foram testados os riscos que essas injeções podem oferecer a curto, médio ou longo prazo. “Suspeitamos que haja alguma outra substância nessas injeções, e não apenas o derivado da alcachofra. Pode ser até o próprio Lipostabil”, diz Valéria Guimarães, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

VEJA, 01 Dez. 2004, p. 76 (fragmento)


QUESTÃO 01 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

Assunto: Procedimentos de leitura

O emprego da palavra “abobrinha” na manchete (“A abobrinha da alcachofra”) nos permite relacionar o assunto do texto:

a)     à descoberta de um fato inquestionável.
b)    à revelação de uma possível mentira.
c)     à criação de um produto inesperado.
d)    à promessa de novos avanços na medicina.


QUESTÃO 02 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Releia, com atenção, a seguinte passagem:

“Com a proximidade do verão, anúncios sobre os “milagres” proporcionados pelas injeções de polifenóis de alcachofra começaram a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televisão e na internet.”

A passagem acima só NÃO nos permite deduzir que:

a)     as injeções de polifenóis de alcachofra só podem ser aplicadas durante o verão.
b)    todos os principais veículos de comunicação definem um padrão de beleza.
c)     as pessoas querem estar em boa forma no verão para se exibir em clubes e praias.
d)    os anunciantes procuram saber até mesmo a melhor época para divulgar seus produtos.
QUESTÃO  03 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática: temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

A proibição das propagandas sobre as injeções de polifenóis de alcachofra só NÃO se deve ao fato de que:

a)   ainda não foi comprovado cientificamente se tais injeções podem realmente cumprir o que prometem.
b)   o medicamento ainda não foi suficientemente testado para se saber se ele oferece riscos aos usuários.
c)   existe a suspeita de que em tais injeções exista alguma substância já proibida ou desconhecida.
d)   os anúncios já começam a proliferar em vários veículos de comunicação, o que é um sinal de fraude.


QUESTÃO 04 (Descritor: estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico)

Assunto: Procedimentos de leitura

As expressões “afinar a silhueta”, “definir o abdômen” e “eliminar o depósito de tecido adiposo” só NÃO podem ser associadas a:

a)     emagrecimento.
b)    beleza.
c)     riscos.
d)    propagandas.


Leia, com atenção, as notícias abaixo:

TEXTO 2

Vendas da indústria de São Paulo caem 6,1%

As vendas da indústria paulistana caíram 6,1% em abril em relação ao mês anterior, segundo pesquisa da Federação das Industrias do Estado de São Paulo. Para a Fiesp, a retração ocorreu por causa do menor número de dias úteis para a produção em abril (20, contra 23) e porque alguns setores haviam tido resultados muito bons em março. Na comparação com 2003, as vendas cresceram, mas aquele ano foi muito ruim, diz a Fiesp.

Folha de São Paulo, 27 maio 2004

TEXTO 3

Venda industrial cresceu 19% nos primeiros 4 meses

Levantamento da Fiesp mostra que as vendas da indústria cresceram 24,5% no mês passado, em relação a abril de 2003. No quadrimestre, o avanço foi de 19,1%, comparado com igual período do ano passado. Em relação a março, o índice caiu 6,1% para a Fiesp, o motivo foram menos dias úteis em abril.

O Estado de São Paulo, 27 maio 2004.


QUESTÃO 05 (Descritor: comparar o tratamento da informação em duas notícias sobre o mesmo fato)

Assunto: Relações entre textos

A respeito das notícias publicadas na Folha de São Paulo e em O Estado de São Paulo só podemos afirmar que:

a)     podem gerar desconfiança, pois dão informações contraditórias.
b)    estão corretas, pois o que mudou foi apenas o tipo de comparação.
c)     mostram o pessimismo de um e o otimismo de outro jornal.
d)    comprovam que os números nem sempre revelam a verdade dos fatos.
TEXTO 4

O MULÁ BIBI FONFOM

O mulá Mohamed Omar, Comandante dos Fiéis e chefão incontestável do Talibã, gosta de sentar ao volante de um carro parado e brincar de motorista. Com a boca, simula o ronco do motor e o som da buzina, do jeito que fazem crianças de 6 anos: roam, bibi, fonfom. O estranhíssimo comportamento foi relatado na semana passada ao jornal inglês Sunday Telegraph por um dos poucos homens que conhecem bem Omar – seu médico particular, agora refugiado no Paquistão, cujo nome não foi divulgado por que isso ajudaria a identificar seus familiares no Afeganistão. A intimidade do relacionamento entre médico e paciente abriu uma janela sobre um dos mais intrigantes personagens do momento. O que o médico diz é que o fanático religioso que conduziu um país miserável a um confronto militar com os Estados Unidos é doido varrido.

Veja, 17 outubro 2001, p. 60 (fragmento)


QUESTÃO 06 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos prosódicos: rima, aliteração, onomatopéia)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

O uso das palavras “bibi” e “fonfom” só NÃO assume no texto a função de:

a)     imitar os sons produzidos pela buzina de um carro.
b)    ridicularizar o comportamento do mulá Mohamed Omar.
c)     relacionar-se à declaração de que o mulá é doido varrido.
d)    comprovar o fanatismo religioso do chefão do Talibã.


QUESTÃO 07 (Descritor: correlacionar, em um texto, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

As palavras destacadas nas passagens abaixo têm sua interpretação dada entre parênteses. Assinale a interpretação INCORRETA.

a)     “... seu médico particular, agora refugiado no Paquistão...”
(seu: médico do mulá Mohamed Omar)
b)    “... cujo nome não foi divulgado porque isso ajudaria a identificar seus familiares...” (isso: a divulgação do nome do médico)
c)     “A intimidade do relacionamento entre médico e paciente abriu uma janela...”
(paciente: qualquer paciente)
d)    “... o fanático religioso que conduziu um país miserável a um confronto militar...”
(que: o mulá Mohamed Omar, um fanático religioso)


QUESTÃO 08 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

Dentre as palavras e expressões destacadas nas passagens abaixo, a única que NÃO está em sentido figurado é:

a)     “... Comandante dos Fiéis e Chefão incontestável do Talibã...”
b)    “... entre médico e paciente abriu uma janela...”
c)     “... sobre um dos mais intrigantes personagens do momento.”
d)    “... confronto militar com os Estados Unidos é doido varrido.”




TEXTO 5


Port 6ª_Texto 6

* Os gastos calóricos representam aproximadamente o valor durante 30 minutos de atividade. Os valores estão apresentados de maneira aproximada e lúdica, pois variam de acordo com o peso do indivíduo, a intensidade do exercício e mais inúmeras variantes que influenciam o resultado calórico final. Para mais informações, consulte um nutricionista.

VOCABULÁRIO:
lúdico: que se refere a jogos, brinquedos, brincadeiras, entretenimento.














QUESTÃO 09 (Descritor: avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero – propaganda e persuasão, notícia e informação – e veículo de divulgação – jornal, revista, livro)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

O texto, divulgado nas bandejas da rede de lanchonetes McDonald’s, deve ser caracterizado APENAS como:

a)     uma propaganda capaz de convencer o cliente de que as calorias de um lanche são facilmente perdidas.
b)    um serviço de utilidade pública criado pela McDonald’s, já que é importante convencer as pessoas a “se mexer”.
c)     um conjunto de curiosidades que não devem ser levadas muito a sério, pois servem apenas como distração durante o lanche.
d)    uma campanha cujo objetivo principal é divulgar a rede McDonald’s a todo e qualquer tipo de público consumidor.


QUESTÃO 10 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras pressupostas pelo contexto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Por “pequenas coisas da vida” deve-se entender atividades diárias, simples, comuns a muitas pessoas. Nesse sentido, pode-se dizer que alguns exemplos do texto estão inadequados. Dentre esses, só NÃO podemos incluir.

a)     pedir a mão dela em casamento.
b)    serrar uma tábua.
c)     trocar pneu.
d)    conversar.


QUESTÃO 11 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese – global ou local – e os argumentos oferecidos para sustentá-la)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

Leia, com atenção, as proposições abaixo:

 I.       É possível perder calorias realizando pequenas atividades no dia-a-dia.
II.       Existem inúmeros fatores que podem influenciar os valores calóricos apresentados.
III.       Somente um nutricionista pode avaliar corretamente os valores calóricos das atividades.
IV.       Uma pessoa que consiga gargalhar durante 30 minutos perde 75 calorias.
V.       A emoção desencadeada no momento de um pedido de casamento pode levar à perda de 180 calorias.

São argumentos capazes de comprovar o caráter lúdico das informações do texto:

a)     I, IV e V
b)    II, III, e IV
c)     I e III
d)    IV e V


TEXTO 6

Port 6ª_Texto 06

QUESTÃO 12 (Descritor: identificar o tema / tópico central de um texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

O tema central do texto é:

a)     a inexistência de bons jornais.
b)    a falta de boas notícias.
c)     a convocação da seleção brasileira.
d)    a qualidade de um produto.


QUESTÃO 13 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

“Nana, nenê, que a cuca vem pegar, papai foi pra roça, mamãe foi passear”.

No contexto em que foi usada, a repetição dessa cantiga só pode sugerir que:

a)     ler jornal é uma boa estratégia para chamar o sono.
b)    pode haver momentos no dia em que é difícil controlar o sono.
c)     é preferível dormir a ler as notícias publicadas diariamente.
d)    dormir por alguns instantes do dia é essencial para repor as energias.


QUESTÃO 14 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

Assunto: Procedimentos de leitura

A associação que o texto faz entre a cantiga “Nana, nenê...” e o  café tem o objetivo de comprovar que:

a)     Pilão é um forte concorrente de outras marcas de café.
b)    Pilão é o café mais forte que existe em todo o Brasil.
c)     Pilão é forte o bastante até para espantar o sono.
d)    Pilão é um café tão conhecido quanto as cantigas de ninar.


 TEXTO 7


Olho Vivo

Gente fina, abra o olho. Duas palavras merecem cuidado especial.Uma é reveillon. A outra, ano-novo. Ambas são substantivos comuns. Escrevem-se com a inicial pequenina: Onde você vai passar o reveillon? Feliz ano-novo, moçada.

Outra história

O Natal joga em outro time. É feriado cristão. Como a Páscoa, grafa-se com a inicial maiúscula: Feliz Natal e um ano-novo para lá de bom.

Dicas de Português. Dad Squarisi. ESTADO DE MINAS, Caderno Cultura. P. 2








QUESTÃO 15 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

As dicas dadas pela autora do texto podem levar o leitor a tirar conclusões erradas sobre fatos da língua. Assinale a alternativa que NÃO é uma dessas conclusões.

a)     Substantivo comum é definido como aquele que se escreve com letras iniciais minúsculas.
b)    Datas comemorativas de outras religiões não podem ter seus nomes escritos em maiúsculas.
c)     Os substantivos que não são comuns têm a função de dar nome às nossas festas religiosas.
d)    “Reveillon" e "ano-novo" merecem atenção, pois não precisam obrigatoriamente vir em maiúsculas.


TEXTO 8

Necropsia & Cia.

Cristiano Júnior morava no Distrito Federal. Um dia, recebeu convite para jogar futebol na Índia. Ficou feliz. Seria o início de brilhante carreira internacional engordada por muitos dólares. Fez as malas e se foi. Mas a alegria durou pouco. Dois anos depois, morreu durante uma partida.
Qual a causa da morte? Os indianos alegaram problema cardíaco. Os brasileiros duvidaram. Submeteram o corpo a exame no Instituto Médico Legal. A imprensa acompanha o caso passo a passo. E, como sempre acontece com quem batalha com a língua, uma dúvida pintou na cabeça de Viviane Basílio. Trata-se da pronúncia de necropsia. Necrópsia ou necropsia? O dicionário responde. O exame das partes de um cadáver não ganha acento. Pronuncia-se como travessia.

Dicas de Português. Dad Squarisi. ESTADO DE MINAS, Caderno Cultura. P. 2


QUESTÃO 16 (Descritor: reconhecer em um texto índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

Releia, com atenção, a passagem a seguir:

"... Seria o início de brilhante carreira internacional engordada por muitos dólares."

A passagem transcrita deve ser entendida como:

a)     uma opinião pessoal da autora do texto.
b)    um fato tomado como certeza absoluta.
c)     um sonho dos jogadores, inclusive Cristiano Júnior
d)    uma crítica à venda de nossos jogadores.


QUESTÃO 17 (Descritor: avaliar a força argumentativa com a finalidade do texto ou em função do interlocutor.)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

O fato ocorrido com o jogador Cristiano Júnior assume no texto a finalidade de:

a)     discutir os riscos que os jogadores de futebol correm dentro de campo.
b)    fornecer o contexto para que seja sanada uma dúvida de português.
c)     informar que a causa da morte de Cristiano ainda gera discussões.
d)    exemplificar o quanto a imprensa fica atenta a fatos polêmicos.






TEXTO 9

Leia, com atenção, o anúncio abaixo, feito para uma marca conhecida de vários produtos de beleza: cosméticos, xampus, cremes, perfumes, etc.

GENTE IGUAL. GENTE DIFERENTE.
GENTE QUE ACEITA A DIFERENÇA.
GENTE QUE OLHA NO OLHO.
GENTE QUE ACREDITA. GENTE QUE SONHA.
GENTE QUE SE EMOCIONA E NÃO SENTE VERGONHA.
QUE DÁ E ACEITA OPINIÃO. QUE TEM DEFEITO
E ACEITA A IMPERFEIÇÃO. QUE BRIGA
E FAZ AS PAZES. QUER ERRA E ADMITE
QUE ERROU. GENTE QUE PEDE E ACEITA DESCULPAS.
QUE NEM SEMPRE ACERTA MAS SEMPRE TENTA.
QUE TAMBÉM TEM PREGUIÇA MAS
SEMPRE LEVANTA. QUE FAZ MELHOR PORQUE
FAZ O QUE GOSTA. GENTE QUE VIVE O MOMENTO
MAS NÃO ESQUECE O FUTURO. QUE É LIVRE PARA
SE COMPROMETER. QUE TEM PRESSA
MAS NÃO DEIXA DE DAR BOM DIA. QUE VIBRA
COM O BRASIL E TORCE PELO PLANETA.
GENTE QUE SE CUIDA E QUE CUIDA DA GENTE.
GENTE QUE GOSTA DE GENTE.
QUE GOSTA DA BELEZA.
QUE GOSTA DA VERDADE.

GENTE BONITA DE VERDADE.
natura
bem estar bem


QUESTÃO 18 (Descritor: reconhecer referências ou remissões explícitas a outros textos)

Assunto: Relações entre textos

Em comparação a tantos outros anúncios de produtos de beleza, pode-se afirmar que a campanha da "natura":

a)     confirma a visão de seus concorrentes: a beleza importante é a do corpo.
b)    estabelece um novo ideal de beleza: a beleza verdadeira é a interior.
c)     valoriza também sua maior qualidade: fazer as pessoas sempre mais belas.
d)    utiliza a mesma estratégia: o jogo com as palavras "beleza" e "verdade".


QUESTÃO 19 (Descritor: avaliar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada: metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação, etc.)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

A repetição da palavra "gente" ao longo de todo o texto só NÃO pode ser interpretada como estratégia de:

a)     valorizar mais as pessoas do que o produto.
b)    dizer que o produto é bom para muitas pessoas.
c)     dar um caráter mais humano à empresa.
d)    demonstrar toda a beleza da gente brasileira.


QUESTÃO 20 (Descritor: reconhecer níveis de registro: formal e informal)

Assunto: Variação lingüística

A escolha da palavra "gente" tem como objetivo fazer com que a linguagem do texto esteja mais próxima do nível:

a)     culto.
b)    formal.
c)     coloquial.
d)    regional.

TEXTO 10


OS CERTINHOS
E OS SERES DO ABISMO

Era assim no meu tempo de freqüentador de aulas ("estudante" seria um exagero), mas não deve ter mudado muito. A não ser quando a professora ou o professor designasse o lugar de cada um segundo alguma ordem, como a alfabética - e nesse caso eu era condenado pelo sobrenome a sentar no fundo da sala, junto com os Us, os Zs e os outros Vs -, os alunos se distribuíam pelas carteiras de acordo com uma geografia social espontânea, nem sempre bem definida mas reincidente.
Na frente sentava a Turma do Apagador, assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores. Nunca entendi bem por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, mas a Turma do Apagador era uma elite, vista pelo resto da aula como favoritos do poder e invejada e destratada com a mesma intensidade. Quando passavam para os graus superiores, os apagadores poderiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham seus lugares e sua pose, esperando o dia da reabilitação, como todas as aristocracias tornadas irrelevantes.
Não se deve confundir a Turma do Apagador com os Certinhos e os Bundas de Aço. Os certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás, os bundas de aço para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada. Todos os apagadores eram certinhos mas nem todos os certinhos eram apagadores, e os bundas de aço não eram necessariamente certinhos. Muitos bundas de aço, por exemplo, eram excêntricos, introvertidos, ansiosos - enfim, esquisitos. Já os certinhos autênticos se definiam pelo que não eram. Não eram nem puxa-sacos como os apagadores, nem estranhos como os bundas de aço, nem medíocres como a Massa, nem bagunceiros como os Seres do Abismo, que sentavam no fundo, e sua principal característica eram os livros encapados com perfeição.
Atrás dos apagadores, dos certinhos e dos bundas de aço ficava a Massa, dividida em núcleos, como o Núcleo do Nem Aí, formado por três ou quatro meninas que ignoravam as aulas, davam mais atenção aos próprios cabelos e, já que tinham esse interesse em comum, sentavam juntas; o Clube de Debates, algumas celebridades (a garota mais bonita da aula, o cara que desenhava quadrinho) e seus respectivos círculos de admiradores, e nós do Centrão Desconsolado, que só tínhamos em comum a vontade de estar em outro lugar.
E no fundo sentavam os Seres do Abismo, cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam desde o gordo que arrotava em vários tons até uma proto-dark, provavelmente a primeira da história, com tatuagem na coxa.
Mas isso, claro, foi na Idade Média.

Veja Especial Jovens, Ago. 2003, p. 90

QUESTÃO 21 (Descritor: estabelecer relação entre uma tese - global ou local - e os argumentos oferecidos para sustentá-la)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

Apresente uma justificativa para as seguintes caracterizações:

a)     os apagadores serem puxa-sacos;
b)    os alunos do fundo serem chamados de "Seres do Abismo";
c)     alguns alunos serem chamados de "Bundas de Aço".

QUESTÃO 22 (Descritor: estabelecer, na construção de sentido do texto, articulações entre termos pertencentes a uma família lexical ou de um mesmo campo semântico)

Assunto: Procedimentos de leitura

O locutor do texto faz uma oposição entre "estudante" e "freqüentador de aulas ". Em que consiste essa oposição?


QUESTÃO 23 (Descritor: correlacionar, em um texto dado, termos, expressões ou idéias que tenham o mesmo referente)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

Releia, com atenção, a passagem abaixo:

"Mas isso, claro, foi na Idade Média."

Você aprendeu que o pronome demonstrativo "isso" pode ser usado para se fazer referência a fato ou termo anteriormente citado. Com base nesse conhecimento, responda: a que fato se refere o pronome "isso" na frase transcrita acima?


QUESTÃO 24 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra - radical, afixos e flexões)

Assunto: Procedimentos de leitura

Releia, com atenção, a passagem abaixo:

"Mas isso, claro, foi na Idade Média."

Explique o sentido da frase transcrita acima.


TEXTO 11

O sol não é igual para todos

A organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a intensidade da radiação ultravioleta dos raios solares de acordo com o grau de risco para o ser humano. Tal classificação foi feita considerando vários critérios. O principal deles é a localização geográfica. Nos trópicos, que permanecem mais próximos ao sol seja qual for a posição da Terra em seu movimento de translação, os riscos são sempre maiores. O índice de riscos varia de baixo (menos que 2 pontos) até extremo (maior que 11 pontos).
Durante o verão, as principais cidades brasileiras têm índices de raios ultravioleta acima dos 11 pontos. Isso ocorre porque 92% do território nacional encontra-se em regiões tropicais e subtropicais, onde as radiações solares são mais intensas. Isso não significa que, pelas recomendações da OMS, o brasileiro deva se esconder do sol. Há variáveis que devem ser levadas em conta na hora de determinar quanto tempo permanecer na praia ou na piscina sem se expor aos perigos dos raios ultravioleta. A cor da pele é uma delas. Quanto mais escuro o tom da pele, maior a resistência ao sol. Segundo as orientações da OMS, num dia com índice ultravioleta 11, uma pessoa muito branca e de olhos claros pode tomar sol por cinco minutos e meio sem nenhuma proteção. Mas esse período pode ser prolongado de acordo com o filtro solar que ela estiver usando. Se o filtro de proteção do produto for 10, ela deve multiplicar os cinco minutos e meio por dez. Resultado: 55 minutos. Essa mesma fórmula matemática pode ser usada por pessoas com todo tipo de pele, usando a tabela da OMS. Veja o tempo seguro de exposição solar de acordo com a intensidade da radiação ultravioleta (IUV) e a cor da pele.









Port 6ª_Texto 11


Veja Especial Saúde, Dez. 2004. Texto condensado.


QUESTÃO 25 (Descritor: avaliar a adequação do texto considerando sua finalidade em função do gênero - propaganda e persuasão, notícia e informação - e veículo de divulgação - jornal revista, livro, etc.)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

Apesar de fazer parte de uma reportagem, publicada em uma revista bastante conhecida, o texto não tem como objetivo apenas informar, mas sobretudo convencer o leitor, fazê-lo tomar uma  atitude. Que atitude é essa?


QUESTÃO 26 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico e/ou tabela com as constantes no corpo de um texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

O texto afirma que: "quanto mais escuro o tom da pele, maior a resistência ao sol.” Usando o argumento da comparação e os dados da tabela, redija um pequeno texto comprovando essa afirmação.


QUESTÃO 27 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

Assunto: Procedimentos de leitura

Considere uma pessoa morena clara em um dia de verão em que o índice de radiação ultravioleta (IUV) esteja no nível 14. Considere também  que essa pessoa, antes de se expor ao sol, usou um protetor solar fator 20. Por quanto tempo essa pessoa estará protegida das radiações solares?


QUESTÃO 28 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática: temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto

Durante o verão, classifica-se como "extremo" o risco que a maioria dos brasileiros correm ao se expor ao sol. Por que isso acontece?





TEXTO 12

Pai, precisamos conversar.  Tem razão, filho. Então começa você. Ah, não, começa você. Não, você. Você. Você. Você. Você.

TodoMundo MTV Especial
Veja Jovens. Essa semana:
Sexo, drogas e rock-and-roll.
Tem papo para mais de 3 minutos?

Essa semana, a MTV traz o último programa baseado no conteúdo editorial da edição especial Veja Jovens. Dessa vez,  o assunto é: Como resolver o conflito de gerações na base da conversa. Faça sua parte em prol do diálogo: assista. Domingo, às 20h30, ao vivo, na MTV.

Realização: MTV Veja
Patrocínio: Coca-Cola



QUESTÃO 29 (Descritor: reconhecer, em um texto, índices que permitam identificar características do interlocutor ou da passagem)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

O diálogo empregado no início do texto nos permite concluir uma característica do relacionamento entre o pai e o filho envolvidos naquela situação. Que característica é essa?


QUESTÃO 30 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente de uma transgressão intencional ou involuntária aos padrões ortográficos ou morfossintáticos da modalidade escrita)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

Observe como o texto grafou a seguinte palavra: "TodoMundo". Evidentemente, há um "erro" proposital nessa palavra. Com base nessa constatação, responda:

a)     Que "erro" seria esse?
b)    Além de destacar que se trata de um nome próprio ("TodoMundo” faz parte do nome de um programa), há um outro motivo para o termo em questão ter sido escrito como uma palavra só, "TodoMundo". Escreva um pequeno parágrafo apresentando a sua explicação para isso.


QUESTÃO 31 (Descritor: localizar informações num texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Que produto está sendo anunciado no texto?


TEXTO 13

Mãe é obrigada a escolher qual filho sobreviveria

Australiana larga filho de 5 anos em correnteza para salvar caçula

· SYDNEY. Entre as dezenas de milhares de mortes da tragédia das tsunamis, dramas familiares se multiplicam, mas a história da australiana Jillian Searle se destaca em meio ao caos e à destruição. Ela teve que tomar uma decisão que ninguém deveria ter de tomar: escolher qual dos dois filhos iria sobreviver.
Jillian agarrava seus filhos - Lachie, de 5 anos, e Blake, de 2 - na correnteza da tsunami que se abateu sobre a ilha de Phuket, na Tailândia, mas percebeu que os três morreriam pois ela estava afundando.
- Sabia que tinha que deixar um deles e achei que seria melhor largar o mais velho - disse ontem, já no aeroporto de Sydney, na Austrália.
Tudo isso ocorreu sob o olhar do pai das crianças, Brad, que observava impotente a cena. Jillian viu Lachie, que não sabe nadar, tentar manter a cabeça fora d'água e pensou que ele havia morrido. Mas, duas horas depois, encontrou-o vivo e sem ferimentos boiando sobre uma porta.

O GLOBO, 31 dez. 2004. P. 29


QUESTÃO 32 (Descritor: estabelecer relações sintático-semânticas na progressão temática: temporalidade, causalidade, oposição, comparação)

Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto.

Com relação ao fato enunciado na manchete ("Mãe é obrigada a escolher qual filho sobreviveria"), indique:

a)     causa
b)    finalidade
c)     conseqüência


QUESTÃO 33 (Descritor: associar as características e estratégias de um texto ao gênero - ficcional ou não ficcional - e/ou locutor e interlocutor)

Assunto: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto

Apesar de ser uma notícia, o texto utiliza uma estratégia típica do gênero ficcional (conto, crônica, romance): o final surpreendente, inesperado pelo leitor. Com base nessa informação, responda:

a)     A manchete e o lead podem levar o leitor a acreditar em um fato. Que fato é esse?
b)    De que maneira o autor da notícia surpreende o leitor?

































TEXTO 14


Port 6ª_Texto 14



QUESTÃO 34 (Descritor: aplicar os conhecimentos relativos à variação lingüística e diferenças entre oralidade e escrita na produção de textos)

Assunto: Variação lingüística

Reconte o que foi dito nos dois últimos quadrinhos, mas sem usar diálogos, apenas o discurso indireto, imaginando que você seja o narrador da história.


QUESTÃO 35 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto.)

Assunto: Procedimentos de leitura

Em que fato se baseia o humor do texto?

QUESTÃO 36 (Descritor: relacionar informações oferecidas por figura, foto, gráfico ou tabela com as constantes no corpo de um texto)

Assunto: Procedimentos de leitura

Chico Bento e Zé Lelé não entenderam da mesma forma a atitude tomada pelo pai de Zé Lelé. De que maneira as expressões faciais de ambos os garotos podem comprovar essa afirmativa?


TEXTO 15
















































Ao contrário do que você pensa, este anúncio tem uma oferta imperdível: paz em 2005.*

CASAS BAHIA
DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ

* Oferta válida para sempre, para todos os brasileiros.
QUESTÃO 37 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de recursos gráficos - diagramação, forma, tamanho e tipo de letras, disposição espacial, etc.)

Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

O que, no texto, estaria levando o leitor a pensar que o anúncio não tem nenhuma oferta imperdível?


QUESTÃO 38 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra - radical, afixos, flexões)

Assunto: Procedimentos de leitura

a)     Nos anúncios publicitários comuns, que sentido tem a palavra "oferta"?

b)    Por que,  no anúncio das Casas Bahia, a "oferta" é mesmo "imperdível"?


Para responder às questões 39 e 40, leia, com atenção, os textos a seguir.


     TEXTO 16


Mar em fúria

· Impressionante a ingenuidade de leitores que, ao invés de se preocuparem com a omissão do governo brasileiro em relação à fome, à miséria, à violência, à educação etc. dentro da própria casa se preocupam em quase culpar os americanos pelas conseqüências da tragédia na Ásia. Agora os ianques têm que prevenir o mundo em segundos sobre uma possível tsunami que vai matar dezenas de seres humanos do outro lado do planeta. Quem sabe esses malditos também não são responsáveis diretos pelas secas do Nordeste que os governantes brasileiros ainda não perceberam que, nas próximas décadas, vão ceifar milhares de vidas do país, bem como pelos bandidos  que estão descendo o morro para implantar a violência no asfalto, como se o problema não estivesse diante do nosso nariz. Esses americanos são mesmo uns omissos!

DAVID  AXELBAND
(via Globo Online, 29/12), Rio


 GLOBO, 2 jan. 2005. p. 6


    TEXTO 17


Ajuda à Ásia

· Que me desculpem os governantes do país, talvez seja ignorante e tenha pouca formação acadêmica, só tendo cursado doutorado em Harvard. Meu QI não consegue entender a solidariedade em relação aos alimentos que estão sendo retirados de nossos estoques controladores e enviados para os países da Ásia e da África. Não que eu seja contra qualquer tipo de ajuda a esses países, mas nós brasileiros vivemos uma tragédia permanentemente de fome, de falta de medicamentos e de hospitais precários. Este tipo de ajuda deve ser feita pelos países do Primeiro Mundo, como Suíça, Estados Unidos e outros. Não por nós, que estamos morrendo à mingua. O Fome Zero ainda está entregando as cestas natalinas; nossos governantes ainda não entenderam que quem  tem fome tem pressa.

TÂNIA BUROCK DOS SANTOS
(via Globo Online, 30/12), Rio


O GLOBO, 3 jan. 2005. p. 6

QUESTÃO 39 (Descritor: comparar as opiniões/pontos de vista em dois textos sobre o mesmo tema)

Assunto: Relação entre textos

a)     A quem estão sendo dirigidas as críticas no texto “Mar em fúria”? E no texto “Ajuda à Ásia”?
b)    Apesar de dirigirem suas críticas a pessoas diferentes, os textos defendem um ponto de vista semelhante. Qual é ele?


QUESTÃO 40 (Descritor: relacionar uma informações identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)

Assunto: Procedimentos de leitura

Transcreva do texto “Mar em fúria” a passagem que justifica o seu título.




GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS


QUESTÃO 01:

B


QUESTÃO 11:

D

QUESTÃO 02:
A

QUESTÃO 12:
D
QUESTÃO 03:
D

QUESTÃO 13:
B
QUESTÃO 04:
C

QUESTÃO 14:
C
QUESTÃO 05:
B

QUESTÃO 15:
D
QUESTÃO 06:
D

QUESTÃO 16:
C
QUESTÃO 07:
C

QUESTÃO 17:
B
QUESTÃO 08:
A

QUESTÃO 18:
B
QUESTÃO 09:
C

QUESTÃO 19:
D
QUESTÃO 10:
D

QUESTÃO 20:
C

 

GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS



QUESTÃO 21

a)     Os “apagadores”  são considerados puxa-sacos porque até mesmo aceitam se sujar de giz apenas para agradar aos professores.

b)    Os “Seres do Abismo” são assim chamados porque não se comunicam com ninguém

c)     Os “Bundas de Aço” são assim chamados por se manterem em suas carteiras o tempo todo, pois não querem perder nada.


QUESTÃO 22

O “estudante” é aquele que realmente estuda, ao contrário do “freqüentador de aulas”, que apenas vai à escola para se fazer presente às aulas,  não para estudar.


QUESTÃO 23

O pronome demonstrativo “isso”, na passagem em questão, se refere a toda a caracterização dos estudantes que o autor faz ao longo do texto.


QUESTÃO 24

A frase transcrita, no contexto em que foi usada, significa que todas as informações dadas pelo autor do texto se referem à época em que ele, autor, “estudava” (ou “freqüentava aulas”, como ele mesmo diz). Como já se passou um bom tempo, o autor faz uma ironia consigo mesmo, chamando-se de velho, ou seja, tudo aquilo que ele descreve já aconteceu há bastante tempo, pertence a um passado distante.


QUESTÃO 25

As informações oferecidas pelo texto visam a fazer com que o leitor passe a tomar bastante cuidado com as radiações solares.





QUESTÃO 26

Podemos comprovar esse fato fazendo a seguinte comparação: num dia em que o IUV é 11, uma pessoa de pele morena clara pode se expor ao sol, sem qualquer tipo de proteção, por 13 minutos antes de sofrer as conseqüências dos raios ultravioleta do sol; nessas mesmas circunstâncias, uma pessoa de pele negra pode se expor mais do que o dobro disso: 27 minutos.


QUESTÃO 27

Em condições normais de uso do protetor, essa pessoa estará protegida das radiações solares por 200 minutos, ou seja, 3 HORAS E 20 MINUTOS.


QUESTÃO 28

Isso acontece porque, durante o verão, os índices de radiação ultravioleta (IUV) que incidem sobre as principais cidades brasileiras ultrapassam o nível 11.


QUESTÃO 29

A característica do relacionamento entre o pai e o filho envolvidos no diálogo do texto é a seguinte: eles não conseguem dialogar, vivem em conflito, não têm nem mesmo argumentos para convencer um ao outro daquilo que querem.


QUESTÃO 30

a)     O erro seria grafar a palavra “TodoMundo”.
b)    (Sugestão): A palavra “TodoMundo”, assim escrita, reforça a idéia de que todos estarão juntos, pais e filhos, assistindo ao programa, de tão bom que ele é.


QUESTÃO 31

O produto anunciado é um programa de televisão: “TodoMundo MTV Especial Veja Jovens”


QUESTÃO 32

a)     Causa: a mãe tomou essa atitude porque percebeu que, caso não o fizesse, tanto ela quanto os dois filhos morreriam, já que estava afundando com o seu próprio peso e o das crianças.
b)    Finalidade: a mãe fez isso com a intenção de salvar a vida do caçula.
c)     Conseqüência: a atitude da mãe fez com que os três se salvassem.


QUESTÃO 33

a)     A manchete e o lead podem induzir o leitor a acreditar que o filho mais velho perdeu a vida após ter sido largado pela mãe.
b)    O autor do texto surpreende o leitor com a informação, só ao final do texto, de que o filho mais velho sobreviveu, pois conseguiu agarrar-se a uma porta e ficou boiando sobre ela.


QUESTÃO 34

Sugestão: Zé Lelé contou a Chico Bento que estava pescando com seu pai quando apareceu um marimbondo. Perguntado se o inseto o havia picado, Zé Lelé respondeu que não, pois o pai acertou o bicho com um remo bem na hora em que o garoto ganharia a ferroada. (Observação importante: por se tratar de um narrador observador, é importante que o aluno, ao formular a resposta, perceba que ele deve utilizar a norma culta.)

QUESTÃO 35

O humor do texto está no fato de Zé Lelé não ter percebido o que lhe aconteceu: ele se livrou da ferroada do marimbondo, mas ganhou uma pancada no nariz com o remo do pai. E ainda por cima comemorou o feito.


QUESTÃO 36

As expressões faciais dos garotos provam isso. Chico Bento parece desconsolado com a ingenuidade do amigo, está com os olhos tristes e balança a cabeça. Zé Lelé, ao contrário, está feliz com a “esperteza” do pai.


QUESTÃO 37

O leitor pode pensar que o texto não traz nenhuma oferta pelo fato de o anúncio ser formado, em sua maior parte, por um página em branco.


QUESTÃO 38

a)     Nos anúncios publicitários comuns, a palavra “oferta” significa a venda de um produto por um preço bem abaixo do normal, principalmente bem abaixo daquele praticado pelos concorrentes.
b)    No anúncio das Casas Bahia, a “oferta” é mesmo imperdível porque o consumidor não pagará absolutamente nada pelo produto. Além disso, o produto oferecido é a paz.


QUESTÃO 39

a)     No texto Mar em fúria, as críticas estão sendo dirigidas aos leitores que estão responsabilizando os Estados Unidos pelo número extremamente alto de vítimas fatais no terremoto seguido de maremoto ocorrido na Ásia em janeiro. De acordo com esses leitores, os Estados Unidos poderiam ter avisado as autoridades dos países atingidos sobre o que aconteceria. Assim, as populações poderiam ter-se prevenido. No texto Ajuda à Ásia, as críticas são dirigidas às autoridades brasileiras, que enviam alimentos para povos distantes quando aqui mesmo, em nosso país, existem pessoas passando fome.

b)    O ponto de vista comum entre os dois textos é que ambos defendem a idéia de que devemos nos preocupar mais em cobrar de nossos governantes atitudes para resolver os nossos próprios problemas, como a fome.


QUESTÃO 40

A passagem do texto que justifica o título “Mar em fúria” é: “Agora os ianque têm que prevenir o mundo em segundos sobre uma possível tsunami que vai matar dezenas de seres humanos do outro lado do planeta.”








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