Pular para o conteúdo principal

Música I

O tema MÚSICA, abordado com quatro turmas na formação foi efusivamente explorado com o objetivo de apontar os benefícios recorrentes do trabalho com intencionalidade. Planejar uma aula de Música tendo-a como foco, respeitando a matriz curricular demanda um certo trabalho, uma vez que a prática pedagógica mais comum é cantar rotineiramente musiquinhas escolares, às vezes acompanhadas por gestos, em datas comemorativas ou outro. Mas, abordar a Música segundo aspectos reflexivos inerentes à este eixo, apresentando cantores, compositores, música clássica, instrumentos musicais (inclusive até confeccionando-os), envolver a família/comunidade, levantando possíveis músicos, convidando-os a apresentarem-se em sala de aula, não é tão comum. Esta prática, é considerada por mim como inovadora, tendo em vista não ser usual. Além disso tudo, há de se lembrar também que mensagens contidas nas letras também devem ser observadas pelo professor, analisando a forma adequada de exploração com as crianças, evitando enfatizar estereótipos, preconceitos ou algo do gênero.
O fato é que recebemos durante as formações, o músico Ed, filho de minha colega formadora, que engrandeceu tais momentos.
Como atividade complementar, solicitamos a três turmas que construíssem um caderno de música, nos moldes do que confeccionávamos no antigo magistério (que saudades!), que, além de condensar músicas em um único recurso, ainda serviria de instrumento de curiosidade e consequentemente de aprendizado às crianças. Fiquei tão feliz com o resultado que resolvi postar alguns neste espaço. Não sou demagoga, portanto posso afirmar que me surpreendi com alguns professores que, considerados um tanto quanto resistentes, também elaboraram à sua forma, os cadernos. Parabéns à todos, sem exceção. Não considero o termo resistente neste caso, como sendo pejorativo/negativo e sim, que dependendo da situação, preferem permanecer na zona de conforto, pensando que poderiam já, ter vivido muitas situações não muito agradáveis. Não é que devagarzinho as coisas vão se ajeitando?
Espero ser compreendida ao ousar postar alguns dos resultados, pois são muito satisfatórios para mim, enquanto formadora. Mais uma vez, parabéns à todos os professores!
Alguns cadernos estão completos, outros ainda precisam de mais músicas, mas, a dedicação ao preparar alguns detalhes, imprimiu uma marca feliz! Até eu construí um caderno, e teve gente que não acreditou que eu mesma tivesse feito, uma vez que não domino técnicas artísticas. A vontade me motivou a aprender alguma coisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno