Música I
O
tema MÚSICA, abordado com quatro turmas na formação foi efusivamente
explorado com o objetivo de apontar os benefícios recorrentes do
trabalho com intencionalidade. Planejar uma aula de Música tendo-a como
foco, respeitando a matriz curricular demanda um certo trabalho, uma vez
que a prática pedagógica mais comum é cantar rotineiramente musiquinhas
escolares, às vezes acompanhadas por gestos, em datas comemorativas ou
outro. Mas, abordar a Música segundo aspectos reflexivos inerentes à
este eixo, apresentando cantores, compositores, música clássica,
instrumentos musicais (inclusive até confeccionando-os), envolver a
família/comunidade, levantando possíveis músicos, convidando-os a
apresentarem-se em sala de aula, não é tão comum. Esta prática, é
considerada por mim como inovadora, tendo em vista não ser usual. Além
disso tudo, há de se lembrar também que mensagens contidas nas letras
também devem ser observadas pelo professor, analisando a forma adequada
de exploração com as crianças, evitando enfatizar estereótipos,
preconceitos ou algo do gênero.
O fato é que recebemos durante as formações, o músico Ed, filho de minha colega formadora, que engrandeceu tais momentos.
Como
atividade complementar, solicitamos a três turmas que construíssem um
caderno de música, nos moldes do que confeccionávamos no antigo
magistério (que saudades!), que, além de condensar músicas em um único
recurso, ainda serviria de instrumento de curiosidade e consequentemente
de aprendizado às crianças. Fiquei tão feliz com o resultado que
resolvi postar alguns neste espaço. Não sou demagoga, portanto posso
afirmar que me surpreendi com alguns professores que, considerados um
tanto quanto resistentes, também elaboraram à sua forma, os cadernos.
Parabéns à todos, sem exceção. Não considero o termo resistente neste
caso, como sendo pejorativo/negativo e sim, que dependendo da situação,
preferem permanecer na zona de conforto, pensando que poderiam já, ter
vivido muitas situações não muito agradáveis. Não é que devagarzinho as
coisas vão se ajeitando?
Espero
ser compreendida ao ousar postar alguns dos resultados, pois são muito
satisfatórios para mim, enquanto formadora. Mais uma vez, parabéns à
todos os professores!
Alguns
cadernos estão completos, outros ainda precisam de mais músicas, mas, a
dedicação ao preparar alguns detalhes, imprimiu uma marca feliz! Até eu
construí um caderno, e teve gente que não acreditou que eu mesma
tivesse feito, uma vez que não domino técnicas artísticas. A vontade me
motivou a aprender alguma coisa.
Comentários
Postar um comentário