Pular para o conteúdo principal

Leitura

PROJETO: Quem conta um conto ganha um ponto e meio
Alunos do 9º ano


Objetivo geral
Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando.
Objetivos específicos
o   Desenvolver a leitura e produção textual;
o   Motivar o aluno para leitura crítica;
o   Reconhecer os elementos narrativos;
o   Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.
Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Leitura oral, pelos alunos e professora, de diversos contos da literatura infanto-juvenil.
2º MOMENTO: Explicação pela professora sobre gênero textual: Narração (prosa/poesia/música). Características da narração.
3º MOMENTO: Apreciação do filme “A nova Cinderela” e solicitação que assistam também “Para sempre Cinderela” em casa observando as características narrativas.
4º MOMENTO: Leitura dos contos “O bicho de palha” e “Capa de junco” .Um pouco da origem dos contos.Discussão sobre as novas versões dos contos.
5º MOMENTO: Solicitação da produção de uma releitura de um conto. Correção das características da narrativa e estrutura do texto (paragrafação).
6º MOMENTO: Leitura oral dos contos produzidos pelos alunos em roda de leitura e análise da narração.
7º MOMENTO: Reescrita dos contos, corrigindo aspectos gramaticais e o tempo verbal da narração.
8º MOMENTO: Roda de leitura dos contos. Orientação para os títulos dos contos. Recolhimento dos contos para correção final.
9º MOMENTO: Devolução dos contos aos alunos e solicitação que digitem os textos e enviem por e-mail para a professora.
10º MOMENTO: Formatação dos contos para publicação do livro.
11º MOMENTO: Escolha em grupo dos 5 melhores contos para representação teatral nas séries iniciais.Ensaios.
12º MOMENTO: Escolha do nome livro. O “Nossa versão: 39 motivos para você se divertir”
13º MOMENTO: Programação das apresentações.
14º MOMENTO: Exposição dos textos para apreciação no pátio.
15º MOMENTO: Lançamento do livro com coquetel. (Venda dos livros para arrecadar dinheiro para a formatura )
Produto final : Publicação de um livro de contos e Apresentação teatral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...