Pular para o conteúdo principal

Leitura

PROJETO: Quem conta um conto ganha um ponto e meio
Alunos do 9º ano


Objetivo geral
Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando.
Objetivos específicos
o   Desenvolver a leitura e produção textual;
o   Motivar o aluno para leitura crítica;
o   Reconhecer os elementos narrativos;
o   Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.
Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Leitura oral, pelos alunos e professora, de diversos contos da literatura infanto-juvenil.
2º MOMENTO: Explicação pela professora sobre gênero textual: Narração (prosa/poesia/música). Características da narração.
3º MOMENTO: Apreciação do filme “A nova Cinderela” e solicitação que assistam também “Para sempre Cinderela” em casa observando as características narrativas.
4º MOMENTO: Leitura dos contos “O bicho de palha” e “Capa de junco” .Um pouco da origem dos contos.Discussão sobre as novas versões dos contos.
5º MOMENTO: Solicitação da produção de uma releitura de um conto. Correção das características da narrativa e estrutura do texto (paragrafação).
6º MOMENTO: Leitura oral dos contos produzidos pelos alunos em roda de leitura e análise da narração.
7º MOMENTO: Reescrita dos contos, corrigindo aspectos gramaticais e o tempo verbal da narração.
8º MOMENTO: Roda de leitura dos contos. Orientação para os títulos dos contos. Recolhimento dos contos para correção final.
9º MOMENTO: Devolução dos contos aos alunos e solicitação que digitem os textos e enviem por e-mail para a professora.
10º MOMENTO: Formatação dos contos para publicação do livro.
11º MOMENTO: Escolha em grupo dos 5 melhores contos para representação teatral nas séries iniciais.Ensaios.
12º MOMENTO: Escolha do nome livro. O “Nossa versão: 39 motivos para você se divertir”
13º MOMENTO: Programação das apresentações.
14º MOMENTO: Exposição dos textos para apreciação no pátio.
15º MOMENTO: Lançamento do livro com coquetel. (Venda dos livros para arrecadar dinheiro para a formatura )
Produto final : Publicação de um livro de contos e Apresentação teatral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno