Leitura
PROJETO: Quem conta um conto ganha um ponto e meioAlunos do 9º ano
Objetivo geral
Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando.
Objetivos específicos
o Desenvolver a leitura e produção textual;
o Motivar o aluno para leitura crítica;
o Reconhecer os elementos narrativos;
o Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.
Justificativa
Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1º MOMENTO: Leitura oral, pelos alunos e professora, de diversos contos da literatura infanto-juvenil.
2º MOMENTO: Explicação pela professora sobre gênero textual: Narração (prosa/poesia/música). Características da narração.
3º MOMENTO: Apreciação do filme “A nova Cinderela” e solicitação que assistam também “Para sempre Cinderela” em casa observando as características narrativas.
4º MOMENTO: Leitura dos contos “O bicho de palha” e “Capa de junco” .Um pouco da origem dos contos.Discussão sobre as novas versões dos contos.
5º MOMENTO: Solicitação da produção de uma releitura de um conto. Correção das características da narrativa e estrutura do texto (paragrafação).
6º MOMENTO: Leitura oral dos contos produzidos pelos alunos em roda de leitura e análise da narração.
7º MOMENTO: Reescrita dos contos, corrigindo aspectos gramaticais e o tempo verbal da narração.
8º MOMENTO: Roda de leitura dos contos. Orientação para os títulos dos contos. Recolhimento dos contos para correção final.
9º MOMENTO: Devolução dos contos aos alunos e solicitação que digitem os textos e enviem por e-mail para a professora.
10º MOMENTO: Formatação dos contos para publicação do livro.
11º MOMENTO: Escolha em grupo dos 5 melhores contos para representação teatral nas séries iniciais.Ensaios.
12º MOMENTO: Escolha do nome livro. O “Nossa versão: 39 motivos para você se divertir”
13º MOMENTO: Programação das apresentações.
14º MOMENTO: Exposição dos textos para apreciação no pátio.
15º MOMENTO: Lançamento do livro com coquetel. (Venda dos livros para arrecadar dinheiro para a formatura )
Produto final : Publicação de um livro de contos e Apresentação teatral.
Comentários
Postar um comentário