Pular para o conteúdo principal




ELABORAÇÃO ,LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS



Coesão e coerência

A COERÊNCIA E COESÃO NO TEXTO DISSERTATIVO

Dissertar é o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscar argumentações que levem a alguma conclusão.

A dissertação é dividida em três partes:

Introdução: informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento.

Desenvolvimento: parte em que os argumentos devem ser discutidos. É a redação propriamente dita.

Conclusão: encerramento da dissertação.



A COERÊNCIA

Para haver uma boa coerência em um texto há algumas “regras”:
}Repetição: para que um texto seja coerente, é preciso que ele contenha, no seu desenvolvimento linear, elementos de recorrência.
}Progressão: deve haver no desenvolvimento do texto uma ampliação do sentido constantemente renovada.
}Não-Contradição: no desenvolvimento o texto é preciso que não se introduza nenhum elemento que contradiga o que já foi enunciado anteriormente.
}Relação: é preciso que os fatos que se denotam, no mundo representado pelo texto, estejam relacionados entre si .
}





A COESÃO
}É o conjunto de recursos por meio dos quais um enunciado se liga ou ainda se refere a outros, efetivando o sentido do texto. Entendemos por recursos os elos restabelecidos entre os vários segmentos de um texto.
}São elementos de coesão:
◦conjunções,
◦preposições,
◦advérbios,
◦pronomes, etc.
}

Texto:Nova Era


“ Uma nova era chegou ao Brasil . O clima é de mudança, de transformação. Depois do traumático impeachment collorido , elegemos os cincos dedos que prometem 'colocar ordem na casa' . Esses dedos já haviam acenado ao povo quando, com o Plano Real, estabilizaram a economia e, por conseqüência, aumentaram o poder aquisitivo dos brasileiros. Agora FHC está nos inserindo na globalização".







CADEIA DE REFERÊNCIA


}Anáfora: quando se referir a algo já citado no texto;
}Ex.:O João está doente. Vi-o na semana passada
}
}
}Catáfora:quando se referir a algo que será dito no texto;
}Ex.:A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado“.


}

CADEIA DE REFERÊNCIA
}
}Elipse:Omissão de um termo na oração;
}
}Ex:O Rui caiu e fraturou uma perna.
}
}Ambiguidade: Quando um elemento anafórico está empregado num contexto tal que pode referir-se a dois termos antecedentes distintos.
}
}Ex: O jornalista desentendeu-se com o jornal por causa de sua campanha a favor do presidente. (a campanha do jornalista ou do jornal?)
}
}

Texto : Rotina



Há pessoas que amam a rotina, outras que verdadeiramente a abominam. Para as primeiras, a rotina constitui um meio de situar-se, de manter uma certa disciplina e organização produtivas. Para as últimas, rotina é pura caretice, convite ao tédio mortal, “descurtição”, pasmaceira... Para estas, o bom da vida é viver o que pintar, numa boa, sem regras ou métodos, e, principalmente, sem rotina ...( Galasso, L. Ser mãe é sorrir em parafuso. SP: Ática, 1988)
}

Intertextualidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...
Projeto Folclore-interdisciplinar-6º ao 9º ano Justificativa: Levando em consideração que o folclore: *é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, contos, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos e brincadeiras, jogos, poesias, artesanato, enfim, o estudo da cultura popular. O assunto merece ser estudado e aproveitado sob todos os aspectos: intelectual, artístico, técnico e recreativo uma vez que favorece o aprendizado . *forma bons hábitos e atitudes, desperta sentimentos de valorização e amor por nossas tradições, proporciona o conhecimento das características do nosso povo, incentiva a preservação das nossas raízes e reforça a valorização do nosso patrimônio histórico-cultural. Objetivos: * despertar o amor pelas coisas da terra: promovendo a evolução individual e a participação da comunidade escolar num trabalho de ação integrada; * difundir e valorizar a cultura popular como forma de preservar os valores tra...