Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE:9º ANO



SÉRIE: 9º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:   9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:            CARGA HORÁRIA ANUAL:  200H/A

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO
















1º BIM.





-Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagens para construir o sentido do texto;
-Localizar informação explícita;
-Capacitar o aluno para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o assunto principal de um texto;
-Construir conceitos gramaticais;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;



Linguagem dos Textos:
-Água, fonte de vida;
-Planeta Água;
-O fantasma da sede;
-O homem e a natureza;
-Terra planeta da vida;
-Xote ecológico (Luiz Gonzaga);
-Reportagem;
-Texto dissertativo;
Estudo da Gramática:(Estrutura das palavras).
-Análise morfológica;
-Radical;
-Desinências;
-Vogal Temática;
-Afixos;
-Formação das palavras;
-Derivação prefixal;
-Derivação sufixal;
-Advérbios terminados em:(mente);
Classificação das conjunções:(Aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas);

-Uso do livro didático “Projeto Radix”;
-Estudo do vocabulário;
-Estruturação textual coerência e coesão;
Leitura e análise de textos argumentativos;
-Estruturação de parágrafos no texto;
-Estudo do texto dirigido;
-Pesquisas dirigidas;
-Exercício no livro básico;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Análise da gramática contextualizada;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Leitura expressiva;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício no livro básico;
-Laboratório de informática;
-Atividades suplementares;
-Trabalho em grupo;
-Participação nas atividades;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                              CARGA HORÁRIA ANUAL:  200H/A

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO













2º BIM.





-Inferir informação em texto verbal;
-Selecionem procedimentos de leitura para atender os diferentes objetivos e interesses partindo da concepção de leitura como um processo de compreensão, do qual participam tanto o texto, sua forma e conteúdo, como leitor, suas expectativas e conhecimentos prévios;
-Conheça e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semântico;
-Localizar informação explícita;
-Capacitar o aluno para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o assunto principal de um texto;
-Construir conceitos gramaticais;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;

Linguagem dos textos:
-Penando aqui na terra;
-Procissão;
-Crônica (criação);
-A “industria da seca” no Nordeste;
-Terra: Fonte de vida;
-Terra (Rubem Alves);
-O cio da Terra (Milton Nascimento);
-A linguagem dos textos (A ênfase);
Estudo da Gramática:(período simples e composto).
O período composto:
-A coordenação;
-Orações coordenadas sindéticas e assindéticas;
Classificação das orações subordinadas adverbiais (1):
-Causais;
-Comparativas;
-Concessivas;
-Condicionais;
Ortografia:
-Acentuação das palavras.
(oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).

-Aula expositiva;
-Contextualização gramatical;
-Trabalhos dirigidos;
-Sínteses e resumos;
-Produções e compreensões textuais;
-Participação e atividades diárias;
-Leitura dirigida;
-Comentário de texto;
-Análise de textos;
-Exercício do livro básico;
-Leitura interpretativa;
-Estudo das ideias do texto;
-Laboratório de informática;
-Atividades xerocadas;
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Trabalho em dupla;
-Participação nas atividades;
-Avaliação processual;
-Avaliação sistemática;




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                                       CARGA HORÁRIA ANUAL:  200H/A
BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO











3º BIM.





-Reconhecer a intencionalidade explícita e implícita da linguagem verbal e não verbal;
-Reconhecer o significado de palavras recorrendo ao contexto;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagem para construir o sentido do texto;
-Reconhecer a informação principal em um texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Reconheçam a linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação com participação social e política, avançando no uso da variedade de prestígio;
-Conheça e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semânticos, que interferem na construção e no sentido;
-Elaborar um texto argumentativo, observando características estruturais e a linguagem própria;
-Executar a gramática através de textos estudados;


Linguagem dos Textos:
Trabalho – Direitos de todos.
-Texto argumentativo (criação);
-Direito ao trabalho em condições justas;
-O açúcar;
-Trabalhadores;
-O arquivo (Victor Giudice);
-Trabalhador (Seu Jorge);
-O trabalho e as crianças;
Estudo da gramatica:
Classificação das orações subordinadas adverbiais (2).
-Conformativas;
-Consecutivas;
-Finais;
-Proporcionais;
-Temporais;
Variação linguística:
Palavra e seus significados.
-Sinônimos, antônimos e polissemia;
-Pesquisas dirigidas;
-Contextualização gramatical;
-Trabalhos dirigidos;
-Sínteses e resumos;
-Produções e compreensões textuais;
-Participação e atividades diárias;
-Leitura dirigida;
-Comentário do texto;
-Análise de textos;
-Exercício do livro básico;
-Leitura interpretativa;
-Estudo das ideias do texto;
-Laboratório de informática;
-Atividades xerocadas;
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Trabalho em dupla;
-Participação nas atividades;
-Avaliação processual;
-Avaliação sistemática;





COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:             CARGA HORÁRIA ANUAL: 200H/A

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO















4º BIM.





-Elaborar um texto pouco, observando características estruturais e a linguagem própria;
-Expressar-se oralmente com clareza;
-Desenvolver a competência de leitura do aluno, buscando torná-lo um leitor eficiente;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Utilização da linguagem por meio de expressão, informação, comunicação, participação social e política;
-Desenvolver as habilidades da escrita na produção dos diferentes gêneros textuais;
-Analisar efeito de sentido consequente do uso da linguagem coloquial;
-Exercitar a gramática contextualizada;



Linguagem dos textos:
-Texto literário (Poesia);
-Órfãos da colheita;
-Meninos carvoeiras;
-Empregados e empregadores;
-As relações de trabalho;
-Gravidez na adolescência;
-Soneto de separação (Vinícius de Morais)página.175;
-Vidas secas (Graciliano Ramos) página. 187;
Aspectos textuais:
-Coesão e coerência;
Estudo da gramática:
Versificação.
-Os recursos poéticos na construção do texto;
-Métrica e ritmo;
-Verbos regulares (tempos e modos);



-Leitura dirigida;
-Leitura silenciosa;
-Análise de textos;
-Compreensão textual;
-Análise de textos;
-Leitura interpretativa;
-Exercícios do livro básico;
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Avaliação parcial;
-Avaliação sistemática;
-Trabalho em grupo;


Comentários

  1. OI! MEUS PARABÉNS SEU PLANO DE AULA FOI UM DOS MAIS PERFEITOS QUE JÁ VI. O BRASIL PRECISA DE PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ, OU SEJA PROFESSORES CAPACITADOS E FORMADORES DE CONHECIEMNTO. OBRIGADO! VAI ME AJUDAR BASTANTE ESTE SEU PLANO DE AULA.

    ResponderExcluir
  2. A educação brasileira realmente tira o chapéu pra você, professora. Parabéns, plano de curso muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...