Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE:9º ANO



SÉRIE: 9º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:   9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:            CARGA HORÁRIA ANUAL:  200H/A

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO
















1º BIM.





-Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagens para construir o sentido do texto;
-Localizar informação explícita;
-Capacitar o aluno para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o assunto principal de um texto;
-Construir conceitos gramaticais;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;



Linguagem dos Textos:
-Água, fonte de vida;
-Planeta Água;
-O fantasma da sede;
-O homem e a natureza;
-Terra planeta da vida;
-Xote ecológico (Luiz Gonzaga);
-Reportagem;
-Texto dissertativo;
Estudo da Gramática:(Estrutura das palavras).
-Análise morfológica;
-Radical;
-Desinências;
-Vogal Temática;
-Afixos;
-Formação das palavras;
-Derivação prefixal;
-Derivação sufixal;
-Advérbios terminados em:(mente);
Classificação das conjunções:(Aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas);

-Uso do livro didático “Projeto Radix”;
-Estudo do vocabulário;
-Estruturação textual coerência e coesão;
Leitura e análise de textos argumentativos;
-Estruturação de parágrafos no texto;
-Estudo do texto dirigido;
-Pesquisas dirigidas;
-Exercício no livro básico;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Análise da gramática contextualizada;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Leitura expressiva;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício no livro básico;
-Laboratório de informática;
-Atividades suplementares;
-Trabalho em grupo;
-Participação nas atividades;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                              CARGA HORÁRIA ANUAL:  200H/A

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO













2º BIM.





-Inferir informação em texto verbal;
-Selecionem procedimentos de leitura para atender os diferentes objetivos e interesses partindo da concepção de leitura como um processo de compreensão, do qual participam tanto o texto, sua forma e conteúdo, como leitor, suas expectativas e conhecimentos prévios;
-Conheça e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semântico;
-Localizar informação explícita;
-Capacitar o aluno para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o assunto principal de um texto;
-Construir conceitos gramaticais;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;

Linguagem dos textos:
-Penando aqui na terra;
-Procissão;
-Crônica (criação);
-A “industria da seca” no Nordeste;
-Terra: Fonte de vida;
-Terra (Rubem Alves);
-O cio da Terra (Milton Nascimento);
-A linguagem dos textos (A ênfase);
Estudo da Gramática:(período simples e composto).
O período composto:
-A coordenação;
-Orações coordenadas sindéticas e assindéticas;
Classificação das orações subordinadas adverbiais (1):
-Causais;
-Comparativas;
-Concessivas;
-Condicionais;
Ortografia:
-Acentuação das palavras.
(oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).

-Aula expositiva;
-Contextualização gramatical;
-Trabalhos dirigidos;
-Sínteses e resumos;
-Produções e compreensões textuais;
-Participação e atividades diárias;
-Leitura dirigida;
-Comentário de texto;
-Análise de textos;
-Exercício do livro básico;
-Leitura interpretativa;
-Estudo das ideias do texto;
-Laboratório de informática;
-Atividades xerocadas;
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Trabalho em dupla;
-Participação nas atividades;
-Avaliação processual;
-Avaliação sistemática;




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                                       CARGA HORÁRIA ANUAL:  200H/A
BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO











3º BIM.





-Reconhecer a intencionalidade explícita e implícita da linguagem verbal e não verbal;
-Reconhecer o significado de palavras recorrendo ao contexto;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagem para construir o sentido do texto;
-Reconhecer a informação principal em um texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Reconheçam a linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação com participação social e política, avançando no uso da variedade de prestígio;
-Conheça e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semânticos, que interferem na construção e no sentido;
-Elaborar um texto argumentativo, observando características estruturais e a linguagem própria;
-Executar a gramática através de textos estudados;


Linguagem dos Textos:
Trabalho – Direitos de todos.
-Texto argumentativo (criação);
-Direito ao trabalho em condições justas;
-O açúcar;
-Trabalhadores;
-O arquivo (Victor Giudice);
-Trabalhador (Seu Jorge);
-O trabalho e as crianças;
Estudo da gramatica:
Classificação das orações subordinadas adverbiais (2).
-Conformativas;
-Consecutivas;
-Finais;
-Proporcionais;
-Temporais;
Variação linguística:
Palavra e seus significados.
-Sinônimos, antônimos e polissemia;
-Pesquisas dirigidas;
-Contextualização gramatical;
-Trabalhos dirigidos;
-Sínteses e resumos;
-Produções e compreensões textuais;
-Participação e atividades diárias;
-Leitura dirigida;
-Comentário do texto;
-Análise de textos;
-Exercício do livro básico;
-Leitura interpretativa;
-Estudo das ideias do texto;
-Laboratório de informática;
-Atividades xerocadas;
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Trabalho em dupla;
-Participação nas atividades;
-Avaliação processual;
-Avaliação sistemática;





COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    9º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:             CARGA HORÁRIA ANUAL: 200H/A

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO















4º BIM.





-Elaborar um texto pouco, observando características estruturais e a linguagem própria;
-Expressar-se oralmente com clareza;
-Desenvolver a competência de leitura do aluno, buscando torná-lo um leitor eficiente;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Utilização da linguagem por meio de expressão, informação, comunicação, participação social e política;
-Desenvolver as habilidades da escrita na produção dos diferentes gêneros textuais;
-Analisar efeito de sentido consequente do uso da linguagem coloquial;
-Exercitar a gramática contextualizada;



Linguagem dos textos:
-Texto literário (Poesia);
-Órfãos da colheita;
-Meninos carvoeiras;
-Empregados e empregadores;
-As relações de trabalho;
-Gravidez na adolescência;
-Soneto de separação (Vinícius de Morais)página.175;
-Vidas secas (Graciliano Ramos) página. 187;
Aspectos textuais:
-Coesão e coerência;
Estudo da gramática:
Versificação.
-Os recursos poéticos na construção do texto;
-Métrica e ritmo;
-Verbos regulares (tempos e modos);



-Leitura dirigida;
-Leitura silenciosa;
-Análise de textos;
-Compreensão textual;
-Análise de textos;
-Leitura interpretativa;
-Exercícios do livro básico;
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Avaliação parcial;
-Avaliação sistemática;
-Trabalho em grupo;


Comentários

  1. OI! MEUS PARABÉNS SEU PLANO DE AULA FOI UM DOS MAIS PERFEITOS QUE JÁ VI. O BRASIL PRECISA DE PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ, OU SEJA PROFESSORES CAPACITADOS E FORMADORES DE CONHECIEMNTO. OBRIGADO! VAI ME AJUDAR BASTANTE ESTE SEU PLANO DE AULA.

    ResponderExcluir
  2. A educação brasileira realmente tira o chapéu pra você, professora. Parabéns, plano de curso muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA 01 Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA II OBJETIVOS Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto III – Síntese dos procedimentos -Cantar com os professores -Interpretação escrita do texto. Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos. -Ouvir com atenção a letra cantada. -Cantar com os professores. -Interpretação oral do texto. IV – Recursos -Professores -Alunos -Aparelho de som / Piloto / Som 02 Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto ) II - Objetivos -Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução. -Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada. III – Síntese dos procedimentos -Discut

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·          Sujeito indeterminado ·          Oração sem sujeito ·          Conceito de verbo ·          Vozes do verbo ·          Imperativo negativo ·          Modo indicativo ·          Frase e oração ·          Intertextualidade ·          Tu/vós (variedade linguísticas) Ø   2º Bimestre: ·          Crônica ·          Deno