SÉRIE: 9º ANO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
9º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: 200H/A
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
1º BIM.
|
-Estabelecer relações
entre diferentes tipos de linguagens para construir o sentido do texto;
-Localizar informação
explícita;
-Capacitar o aluno
para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o
assunto principal de um texto;
-Construir conceitos
gramaticais;
-Identificar o tema
ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em
relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses
sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam
habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros
textuais;
-Utilizar na produção
escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a
oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o
desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a
gramática contextualizada;
|
Linguagem dos Textos:
-Água, fonte de vida;
-Planeta Água;
-O fantasma da sede;
-O homem e a
natureza;
-Terra planeta da
vida;
-Xote ecológico (Luiz
Gonzaga);
-Reportagem;
-Texto dissertativo;
Estudo da Gramática:(Estrutura
das palavras).
-Análise morfológica;
-Radical;
-Desinências;
-Vogal Temática;
-Afixos;
-Formação das
palavras;
-Derivação prefixal;
-Derivação sufixal;
-Advérbios terminados
em:(mente);
Classificação das
conjunções:(Aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e
explicativas);
|
-Uso do livro
didático “Projeto Radix”;
-Estudo do
vocabulário;
-Estruturação textual
coerência e coesão;
Leitura e análise de
textos argumentativos;
-Estruturação de
parágrafos no texto;
-Estudo do texto dirigido;
-Pesquisas dirigidas;
-Exercício no livro
básico;
-Exploração oral e
escrita dos textos apresentados;
-Análise da gramática
contextualizada;
-Comentários de
textos estudados;
-Análise de textos;
-Leitura expressiva;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática
através de textos;
-Exercício no livro
básico;
-Laboratório de
informática;
-Atividades
suplementares;
|
-Trabalho em grupo;
-Participação nas
atividades;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação
processual;
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
9º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: 200H/A
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
2º BIM.
|
-Inferir informação
em texto verbal;
-Selecionem
procedimentos de leitura para atender os diferentes objetivos e interesses
partindo da concepção de leitura como um processo de compreensão, do qual
participam tanto o texto, sua forma e conteúdo, como leitor, suas
expectativas e conhecimentos prévios;
-Conheça e utilizem a
ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e
sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semântico;
-Localizar informação
explícita;
-Capacitar o aluno
para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o
assunto principal de um texto;
-Construir conceitos
gramaticais;
-Identificar o tema
ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em
relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses
sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam
habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros
textuais;
-Utilizar na produção
escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a
oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o
desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a
gramática contextualizada;
|
Linguagem dos textos:
-Penando aqui na
terra;
-Procissão;
-Crônica (criação);
-A “industria da
seca” no Nordeste;
-Terra: Fonte de
vida;
-Terra (Rubem Alves);
-O cio da Terra
(Milton Nascimento);
-A linguagem dos
textos (A ênfase);
Estudo da
Gramática:(período simples e composto).
O período composto:
-A coordenação;
-Orações coordenadas
sindéticas e assindéticas;
Classificação das
orações subordinadas adverbiais (1):
-Causais;
-Comparativas;
-Concessivas;
-Condicionais;
Ortografia:
-Acentuação das
palavras.
(oxítonas,
paroxítonas e proparoxítonas).
|
-Aula expositiva;
-Contextualização
gramatical;
-Trabalhos dirigidos;
-Sínteses e resumos;
-Produções e
compreensões textuais;
-Participação e
atividades diárias;
-Leitura dirigida;
-Comentário de texto;
-Análise de textos;
-Exercício do livro
básico;
-Leitura
interpretativa;
-Estudo das ideias do
texto;
-Laboratório de
informática;
-Atividades
xerocadas;
|
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Trabalho em dupla;
-Participação nas
atividades;
-Avaliação
processual;
-Avaliação
sistemática;
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
9º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: 200H/A
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
3º BIM.
|
-Reconhecer a
intencionalidade explícita e implícita da linguagem verbal e não verbal;
-Reconhecer o
significado de palavras recorrendo ao contexto;
-Utilizar na produção
escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Estabelecer relações
entre diferentes tipos de linguagem para construir o sentido do texto;
-Reconhecer a
informação principal em um texto;
-Desenvolvam
habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros
textuais;
-Reconheçam a
linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação com
participação social e política, avançando no uso da variedade de prestígio;
-Conheça e utilizem a
ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e
sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semânticos, que
interferem na construção e no sentido;
-Elaborar um texto
argumentativo, observando características estruturais e a linguagem própria;
-Executar a gramática
através de textos estudados;
|
Linguagem dos Textos:
Trabalho – Direitos
de todos.
-Texto argumentativo
(criação);
-Direito ao trabalho
em condições justas;
-O açúcar;
-Trabalhadores;
-O arquivo (Victor
Giudice);
-Trabalhador (Seu
Jorge);
-O trabalho e as
crianças;
Estudo da gramatica:
Classificação das
orações subordinadas adverbiais (2).
-Conformativas;
-Consecutivas;
-Finais;
-Proporcionais;
-Temporais;
Variação linguística:
Palavra e seus
significados.
-Sinônimos, antônimos
e polissemia;
|
-Pesquisas dirigidas;
-Contextualização
gramatical;
-Trabalhos dirigidos;
-Sínteses e resumos;
-Produções e
compreensões textuais;
-Participação e
atividades diárias;
-Leitura dirigida;
-Comentário do texto;
-Análise de textos;
-Exercício do livro
básico;
-Leitura
interpretativa;
-Estudo das ideias do
texto;
-Laboratório de
informática;
-Atividades
xerocadas;
|
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Trabalho em dupla;
-Participação nas
atividades;
-Avaliação
processual;
-Avaliação
sistemática;
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
9º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: 200H/A
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
4º BIM.
|
-Elaborar um texto
pouco, observando características estruturais e a linguagem própria;
-Expressar-se
oralmente com clareza;
-Desenvolver a
competência de leitura do aluno, buscando torná-lo um leitor eficiente;
-Identificar o tema
ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em
relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses
sobre o conteúdo do texto;
-Utilização da
linguagem por meio de expressão, informação, comunicação, participação social
e política;
-Desenvolver as
habilidades da escrita na produção dos diferentes gêneros textuais;
-Analisar efeito de
sentido consequente do uso da linguagem coloquial;
-Exercitar a
gramática contextualizada;
|
Linguagem dos textos:
-Texto literário
(Poesia);
-Órfãos da colheita;
-Meninos carvoeiras;
-Empregados e
empregadores;
-As relações de
trabalho;
-Gravidez na
adolescência;
-Soneto de separação
(Vinícius de Morais)página.175;
-Vidas secas
(Graciliano Ramos) página. 187;
Aspectos textuais:
-Coesão e coerência;
Estudo da gramática:
Versificação.
-Os recursos poéticos
na construção do texto;
-Métrica e ritmo;
-Verbos regulares
(tempos e modos);
|
-Leitura dirigida;
-Leitura silenciosa;
-Análise de textos;
-Compreensão textual;
-Análise de textos;
-Leitura
interpretativa;
-Exercícios do livro
básico;
|
-Produção textual;
-Leitura individual;
-Avaliação parcial;
-Avaliação
sistemática;
-Trabalho em grupo;
|
OI! MEUS PARABÉNS SEU PLANO DE AULA FOI UM DOS MAIS PERFEITOS QUE JÁ VI. O BRASIL PRECISA DE PESSOAS ASSIM COMO VOCÊ, OU SEJA PROFESSORES CAPACITADOS E FORMADORES DE CONHECIEMNTO. OBRIGADO! VAI ME AJUDAR BASTANTE ESTE SEU PLANO DE AULA.
ResponderExcluirA educação brasileira realmente tira o chapéu pra você, professora. Parabéns, plano de curso muito bom!
ResponderExcluir