SÉRIE: 8º ANO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
8º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: ___________
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
1º BIM.
|
-Reconhecer a
intencionalidade explicita e implícita da linguagem verbal e não verbal;
-
Reconhecer o significado de palavras recorrendo ao
contexto;
-
Utilizar na produção escrita os recursos observados nos
textos lidos;
-
Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagem
para construir o sentido do texto;
-
Reconhecer a informação principal em um texto;
-
Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e
interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-
Reconheçam a linguagem oral como meio de expressão,
informação e comunicação com participação social e política, avançando no uso
da variedade de prestígio;
-
Conheçam e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e
a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos
elementos discursivos semânticos, que interferem na construção e no sentido;
-
Elaborar um texto informativo (notícia), observando
características estruturais e a linguagem própria dos textos jornalísticos;
-
Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases,
orações e textos;
|
Linguagem dos textos:
-Para começar
(Virgínia Artigas);
-Diário (Heloísa
Prieto e Gilberto Dimenstein);
-A menina que falava
internetês;
-A linguagem dos
textos;
-Notícia (criação);
-Outros tempos;
-As cocadas;
-As boas maneiras;
-O que as histórias
contam?;
-O primeiro beijo;
Expressão escrita:
-Emprego do S e do Z;
Estudo da gramática:
-Parágrafo, frase,
período e oração;
Relações de
dependência na oração:
-A concordância;
-A regência;
O predicado:
-Predicado verbal;
-Predicado nominal;
-Predicado
Verbo-nominal;
-Predicativo do
sujeito;
|
-Uso do livro
didático “Projeto Radix”;
-Exploração oral e
escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das
ideias do texto;
-Comentários de
textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de
notícias;
-Listagem de vários
tipos de notícias;
-Leitura expressiva;
-Leitura
compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática
através de textos;
-Exercício do livro
básico;
-Laboratório de
informática;
-Discussão em grupo;
|
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação
processual;
-Produção textual;
-Avaliação
sistemática;
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
8º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: ___________
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
2º BIM.
|
-Localizar informação
explícita;
-Estabelecer relações
entre o que já sabia e os conteúdos apresentados no texto;
-Identificar o tema
ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em
relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses
sobre o conteúdo do texto;
-Reconheçam e
utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;
-Desenvolvam
habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros
textuais;
-Utilizar na produção
escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a
oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho
na interpretação de texto;
|
Linguagem dos textos:
-O que contam os
selos?(correios);
-A legenda;
-A meu amigo, O
piracicaba;
-Supermercados;
-Crônica (criação);
-Estrangeira entre
nós;
-Sofia;Imigração
árabe;
Estudo da
Gramática:Tipos de Sujeitos.
-Sujeito simples;
Sujeito composto; Sujeito indeterminado; Sujeito oculto; Oração sem sujeito;
Verbos (Tempos e
Modos):
-Indicativo;
Subjuntivo; Imperativo;
-As formas nominais
do verbo;
|
-Discussão em grupo;
-Leitura expressiva;
-Exploração oral e
escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das
ideias do texto;
-Comentários de
textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de
crônicas;
-Leitura
compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática
através de textos;
-Exercício do livro
básico;
-Laboratório de
informática;
-Comentário oral dos
textos;
|
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação
processual;
-Produção textual;
-Avaliação
sistemática;
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
8º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: ___________
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
3º BIM.
|
-Expressar-se
oralmente com clareza;
-Desenvolver a
competência de leitura do aluno, buscando torná-lo um leitor eficiente;
-Estabelecer relações
entre o que já sabia e os conteúdos apresentados no texto;
-Identificar o tema
ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em
relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses
sobre o conteúdo do texto;
-Reconheçam e
utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;
-Desenvolvam
habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros
textuais;
-Utilizar na produção
escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a
oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o
desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a
gramática contextualizada;
-Elaborar um texto
poético observando características estruturais e a linguagem adequada;
|
Linguagem dos Textos:
-Poesia (criação);
-Uma nova pátria;
-Hora no texto
(Lisetta);
-Razões da emigração
italiana;
-Heranças de um povo;
-A escravidão na
América portuguesa;
-Gente do outro lado
do mundo;
-O ábaco do Vô
Felipe;
Estudo da
gramática:(Vozes do verbo).
-Ativa;
-Passiva;
-Reflexiva;
Os adjuntos.
Locução adverbial.
Flexão dos
advérbios(Grau comparativo e superlativo).
Classificação dos
advérbios (afirmação, negação, dúvida, intensidade, lugar, modo e tempo).
Expressão escrita:
Ortografia – Mal / Mau.
|
-Leitura expressiva;
-Exploração oral e
escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das
ideias do texto;
-Comentários de
textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de poesia;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática
através de textos;
-Exercício do liro
básico;
-Laboratório de
informática;
-Comentário oral dos
textos;
-Listagem de vários
tipos de poesias;
|
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação
processual;
-Produção textual;
-Avaliação
sistemática;
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
8º DISCIPLINA: PORTUGUES PROFESSORA: CARGA HORÁRIA ANUAL: ___________
BIM.
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
4º BIM.
|
-Capacitar o aluno
para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o
assunto principal de um texto;
-Construir conceitos
gramaticais;
-Construir textos
argumentativos;
-Identificar o tema
ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em
relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses
sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam
habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros
textuais;
-Utilizar na produção
escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a
oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o
desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a
gramática contextualizada;
-Trabalhar ortografia
através de exercícios;
|
Linguagem dos textos:
-O que é o amor?
-As sem-razões do
amor;
-Amor;
-Dores de Amor;
-A vida em leilão;
-Acima de qualquer
suspeita;
-Na encruzilhada das
virtudes;
-O amor em tom maior;
Expressão Escrita:
-Ortografia –
izar/isar;
Estudo da Gramática:
-Preposição;
-Crase;
-Classificação dos
pronomes(pessoais, oblíquos, possessivos, demonstrativos, relativos,
indefinidos, interrogativos, tratamento.)
-Funções sintáticas
dos pronomes pessoais;
-Emprego dos
pronomes: Eu e Mim;
-Uso do pronome
relativo;
-Aposto;
-Vocativo;
|
-Uso do dicionário;
-Estudo do
vocabulário;
-Estruturação textual
coerência e coesão;
-Leitura e análise de
textos argumentativos;
-Estruturação de
parágrafos no texto;
-Estudo do texto
dirigido;
-Pesquisas dirigidas;
-Exercício no livro
básico;
-Exploração oral e
escrita dos textos apresentados;
-Análise da gramática
contextualizada;
-Comentários de
textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de textos
argumentativos;
-Leitura expressiva;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática
através de textos;
-Exercício do livro
básico;
-Laboratório de
informática;
-Atividades
suplementares;
|
-Trabalho em grupo;
-Participação nas
atividades;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação
processual;
-Produção textual;
-Avaliação
sistemática;
|
muito obrigada por postar seu plano de aula, pois ele mim ajudou bastante para a elaboração e produção das minhas atividades.
ResponderExcluirÓtimo esse plano. Parabéns!!!
ResponderExcluir