Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 7º ANO



SÉRIE: 7º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

   SÉRIE:    7º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                           CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO





1º BIM.






- COMPREENDER NA LEITURA DO TEXTO ESCRITIVO O SIGNIFICADO, AS RELAÇOES DOS FATOS ELABORANDOS, ESTABELECENDO RELAÇÃO COM OUTROS TEXTO E O SEU UNIVERSO DE REFERÊNCIA.

- CONHECER O ENSINO DA GRAMÁTICA ENTENDENDO-A COMO UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL NO PROCESSODE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO.
- TEXTOS:

A MAGIA DE LER E ESCREVER.
O MUNDO ME ENCONTRA.

GRAMÁTICA:

NUMERAIS, ADJETIVOS, PRONOMES, PREDICADO VERBAIS, NOMINAL E PRODUÇÃO DE TEXTO - FOLDER
- ANÁLISE DE VARIAÇÕES LINGUISTICAS, COMPARAR EXPRESSÕES LITERÁRIAS COM EXPRESSÕES       ARTÍTICAS.

- IDENTIFICAR DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS DAS CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS.

- TRABALHOS;

- PESQUISAS;

- AVALIAÇÕES.




2º BIM.






- LER, INTERPRETAR E RECONHECER DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, ASSOCIANDO-SE AS SEQUÊNCIAS BÁSICAS.

- RECONHECER AS ESTRUTURAS GRAMATICAIS E AS RESPECTIVAS FUNÇÕES QUE LHE SÃO ATRIBUÍDAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM TEXTO.



- TEXTO:

CONVIVÊNCIA, SALVE O PLANETA.

- GRAMÁTICA:

ARTIGO, PRONOME, ADVERBIO, MODO SUBJUNTIVO, PRODUÇÃO TEXTUAL E JORNALISMO.


- LEITURA E INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS COM FORMAS ESPECÍFICAS.

- ANÁLISE DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS.

- TRABALHOS;

- PESQUISAS;

- DRAMATIZAÇÕES;

- AVALIAÇÕES.







COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO





3º BIM.






- ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS E A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS E DAS VÁRIAS FORMAÇÕES SOCIAIS.

- COMPREENDER OS VALORES SOCIAIS EMPLICADOS NA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

- TEXTOS:

PAI E FILHOS,
MEIOS DE TRANSPORTES.

GRAMÁTICA:

PREPOSIÇÃO, DENOTAÇÃO, CONOTAÇÃO, PREDUÇÃO DE TEXTOS
 (CRÔNICAS - INTERJEIÇÃO)
- COMPARAR A EXPRESSÃO LITERÁRIA COM OUTROS FORMAS DE EXPRESSÃO.
- UTILIZAÇÃO DE LÍNGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO.
- IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DA VARIEDADE LINGUÍSTICA.

- TRABALHOS EM DUPLA E INDIVIDUAL;


- AVALIAÇÕES.




4º BIM.






- PRODUZIR TEXTOS COM COERÊNCIA E COESÃO CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES E ESPECIFICIDADES DA PRODUÇÃO RETIFICANDO RECURSOS DA PRÓPRIA ESCRITA.

- ENTENDER OS PARADIGMAS GRAMATICAIS A PARTIR DE CONTRUÇÕES EXPLORADAS EM TEXTOS LIDO.




- TESTOS:
VIDA DE CACHORRO,
REGISTRANDO O DIA A DIA.

-GRAMÁTICA:

SUFIXO, VERBOS, CONJUNÇÃO, PARTICÍPIO, PRODUÇÃO DE TEXTO.
INSTRUCIONAL, CRÔNICA
HOMONIMO - MATÁFORA.
 LEITURA E INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS COM FORMAS ESPECÍFICAS CONSIDERANDO RECURSOS LINGUÍSTICOS.
- UTILIZAR A LIMGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO SOCIAL.


- TRABALHOS;

- AVALIAÇÕES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...