Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 7º ANO



SÉRIE: 7º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

   SÉRIE:    7º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                           CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO





1º BIM.






- COMPREENDER NA LEITURA DO TEXTO ESCRITIVO O SIGNIFICADO, AS RELAÇOES DOS FATOS ELABORANDOS, ESTABELECENDO RELAÇÃO COM OUTROS TEXTO E O SEU UNIVERSO DE REFERÊNCIA.

- CONHECER O ENSINO DA GRAMÁTICA ENTENDENDO-A COMO UM INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL NO PROCESSODE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO.
- TEXTOS:

A MAGIA DE LER E ESCREVER.
O MUNDO ME ENCONTRA.

GRAMÁTICA:

NUMERAIS, ADJETIVOS, PRONOMES, PREDICADO VERBAIS, NOMINAL E PRODUÇÃO DE TEXTO - FOLDER
- ANÁLISE DE VARIAÇÕES LINGUISTICAS, COMPARAR EXPRESSÕES LITERÁRIAS COM EXPRESSÕES       ARTÍTICAS.

- IDENTIFICAR DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS DAS CONSTRUÇÕES GRAMATICAIS.

- TRABALHOS;

- PESQUISAS;

- AVALIAÇÕES.




2º BIM.






- LER, INTERPRETAR E RECONHECER DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, ASSOCIANDO-SE AS SEQUÊNCIAS BÁSICAS.

- RECONHECER AS ESTRUTURAS GRAMATICAIS E AS RESPECTIVAS FUNÇÕES QUE LHE SÃO ATRIBUÍDAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM TEXTO.



- TEXTO:

CONVIVÊNCIA, SALVE O PLANETA.

- GRAMÁTICA:

ARTIGO, PRONOME, ADVERBIO, MODO SUBJUNTIVO, PRODUÇÃO TEXTUAL E JORNALISMO.


- LEITURA E INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS COM FORMAS ESPECÍFICAS.

- ANÁLISE DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS.

- TRABALHOS;

- PESQUISAS;

- DRAMATIZAÇÕES;

- AVALIAÇÕES.







COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO





3º BIM.






- ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS E A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS E DAS VÁRIAS FORMAÇÕES SOCIAIS.

- COMPREENDER OS VALORES SOCIAIS EMPLICADOS NA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

- TEXTOS:

PAI E FILHOS,
MEIOS DE TRANSPORTES.

GRAMÁTICA:

PREPOSIÇÃO, DENOTAÇÃO, CONOTAÇÃO, PREDUÇÃO DE TEXTOS
 (CRÔNICAS - INTERJEIÇÃO)
- COMPARAR A EXPRESSÃO LITERÁRIA COM OUTROS FORMAS DE EXPRESSÃO.
- UTILIZAÇÃO DE LÍNGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO.
- IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DA VARIEDADE LINGUÍSTICA.

- TRABALHOS EM DUPLA E INDIVIDUAL;


- AVALIAÇÕES.




4º BIM.






- PRODUZIR TEXTOS COM COERÊNCIA E COESÃO CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES E ESPECIFICIDADES DA PRODUÇÃO RETIFICANDO RECURSOS DA PRÓPRIA ESCRITA.

- ENTENDER OS PARADIGMAS GRAMATICAIS A PARTIR DE CONTRUÇÕES EXPLORADAS EM TEXTOS LIDO.




- TESTOS:
VIDA DE CACHORRO,
REGISTRANDO O DIA A DIA.

-GRAMÁTICA:

SUFIXO, VERBOS, CONJUNÇÃO, PARTICÍPIO, PRODUÇÃO DE TEXTO.
INSTRUCIONAL, CRÔNICA
HOMONIMO - MATÁFORA.
 LEITURA E INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS COM FORMAS ESPECÍFICAS CONSIDERANDO RECURSOS LINGUÍSTICOS.
- UTILIZAR A LIMGUAGEM COMO MEIO DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO SOCIAL.


- TRABALHOS;

- AVALIAÇÕES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa


Tema: Variações Linguísticas



Tempo: 12 aulas.




OBEJETIVOS:
- Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos



Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento.


Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem

1ª Aula: (momento descontração)
Leitura dos seguintes textos. I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos.... Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

PLANO DE AULA DO 6º AO 9º ANO

CADERNO DE: PLANOS DE AULA



01
Tema: DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA
II OBJETIVOS
Identificar o ritmo, a sonoridade, a musicalidade e expressividade presentes no texto. -desenvolver as habilidades de ler, ouvir e interpretar o texto

III – Síntese dos procedimentos

-Cantar com os professores

-Interpretação escrita do texto.

Leitura ora e do texto (música: E vamos à luta, de Gonzaguinha) pelos professores e pelos os alunos.
-Ouvir com atenção a letra cantada.
-Cantar com os professores.
-Interpretação oral do texto.

IV – Recursos
-Professores
-Alunos
-Aparelho de som / Piloto / Som

02

Tema: PRODUÇÃO DE TEXTO (Quem Conta um Conto )

II - Objetivos
-Criar oportunidades para que os alunos descubram a expressão escrita como forma de comunicação e de interlocução.
-Despertar o interesse dos alunos para usar a escrita como uma maneira de ter uma visão de mundo mais abrangente e dinamizada.

III – Síntese dos procedimentos
-Discutir as expectativas e previs…