SÉRIE: 6º ANO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
6º ANO DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A) Carga Horária: 200 h/a
BIM
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
RECURSOS
|
PROCEDIMEN
TOS DE AVALIAÇÃO
|
1º BIM.
|
·Ler e interpretar
textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os
textos dialogam entre si;
·Reconhecer o
significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Entonar as frases
de acordo com o tipo (afirmativa, interrogativa, exclamativa, e/ou
imperativa);
·Diferenciar as
características de frase e oração;
·Separar
silabicamente as palavras e reconhecer a sua sílaba tônica;
·Escrever
corretamente algumas das palavras que causam dúvida;
·Escrever e falar
frases simples fazendo a concordância correta;
·Diferenciar os dois
tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de
forma coesa e coerente.
|
Leitura
e interpretação dos seguintes textos:
Ø No restaurante, Na feira, Nós, os consumidores, Era
dia de caçada
- Gramática:
Ø Frases / Oração Ø Tipos de frase Ø A pontuação das frases
-
Ortografia:
Palavras
com S, SS, Ç, SC, C, etc.
A linguagem dos textos:
Intertextualidade
|
·Uso do livro Didático;
·Uso da pesquisa através do laboratório de
informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
-
Debates e discussões em grupo (mesa redonda
|
* Trabalhos individuais e/ou em equipe;
·*Exercícios orais e
escritos;
*Jogos
e gincanas;
*
Atenção e participação;
*
Assiduidade;
*
Integração com a turma;
*Provas
escritas;
*Treinos
ortográficos;
*Leitura
em sala;
*Pesquisa
na Biblioteca e no Lab. Informática.
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
6º ANO DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A) Carga Horária: 200 h/a
BIM
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
2º BIM.
|
·Ler e interpretar
textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os
textos dialogam entre si;
·Reconhecer o
significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo
como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por
conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Identificar a
função do substantivo, adjetivo, pronome e advérbio e distingui-los a partir
desta função que exercem;
·Diferenciar os dois
tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de
forma coesa e coerente.
|
Leitura e interpretação dos seguintes
textos:
Ø O enigma do soldado, As serpentes que roubaram a
noite, Faça-me um homem
- Gramática:
Ø O verbo (noções de ação, processo, estado e fenômeno
naturais)
Ø Substantivo e suas funções
Ø Adjetivo e suas funções
-
Produção de textos:
Ø Narração de fatos do cotidiano e de contos e/ou
fábulas
-
Ortografia:
Ø Palavras com G ou J; L ou U; O ou L; etc.
A linguagem dos textos:
O narrador e as falas dos personagens
|
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de
informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
-
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
|
*Trabalhos
individuais e/ou em equipe;
*Exercícios
orais e escritos;
*Jogos
e gincanas;
*
Atenção e participação;
*
Assiduidade;
*
Integração com a turma;
*Provas
escritas;
*Treinos
ortográficos;
*Leitura
em sala;
*Pesquisa
na Biblioteca e no Lab. Informática.
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
6º ANO DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A) Carga Horária: 200 h/a
BIM
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
3º BIM.
|
·Ler e interpretar
textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os
textos dialogam entre si;
·Reconhecer o
significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo
como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por
conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Conhecer os vários
tipos de texto;
·Produzir textos de
forma coesa e coerente.
|
Leitura e interpretação dos seguintes
textos:
Ø Cruzes voadoras, Resenha do filme A.I, Inteligência Artificial,
Cidadezinha
cheia de graça, Cidadezinha qualquer,
Violência
urbana e outras violências
- Gramática:
Verbo
II: palavra ligada ao tempo;
Emprego
dos modos verbais,
Concordância
nominal.
- A
linguagem dos textos:
A
poesia
-
Produção textual:
Ø A descrição
|
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de
informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa
redonda)
|
*Trabalhos
individuais e/ou em equipe;
*Exercícios
orais e escritos;
*Jogos
e gincanas;
*
Atenção e participação;
*Assiduidade
*
Integração com a turma;
*Provas
escritas;
*Treinos
ortográficos;
*Leitura
em sala;
*Pesquisa
na Biblioteca e no Lab. Informática.
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE:
6º ANO DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A) Carga Horária Anual 200 h/a
BIM
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS
|
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
|
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
|
4º BIM.
|
·Ler e interpretar
textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os
textos dialogam entre si;
·Reconhecer o
significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar a
função do pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que
exercem;
·Diferenciar os dois
tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de
forma coesa e coerente.
|
-
Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Seca no Nordeste preocupa ONU, Quem está pior merece o
melhor,
Ø Dormir fora de casa, Tormento não tem idade, Cuidando
do lixo
- Gramática:
Advérbio
Pronome
-
Ortografia:
ØUso do X / CH – S ou X – uso dos PORQUÊS, etc.
- A
linguagem dos textos:
A
coerência e a coesão;
Discurso
direto e indireto.
-
Produção textual:
Ø Produção de textos argumentativos
|
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de
informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa
redonda)
|
*Trabalhos
individuais e/ou em equipe;
*Exercícios
orais e escritos;
*Jogos
e gincanas;
*
Atenção e participação;
*
Assiduidade;
*
Integração com a turma;
*Provas
escritas;
*Treinos
ortográficos;
*Leitura
em sala;
*Pesquisa
na Biblioteca e no Lab. Informática.
|
TEM COMO VOCE ME MANDAR ESTES TEXTOS QUE VOCE TRABALHA COM LEITURA E INTERPRETACAO E SE SE POSSIVEL TAMBEM AS ATIVIDADES REPASSADAS?
ResponderExcluirADOREI SEU SITE,PARABENS.
OBRIGADA
AGUARDO RETORNO
prof.chrislopes@hotmail.com
Oi, adorei o plano de aula. Será que você poderia me mandar também as atividades e textos por email? Obrigada!
ResponderExcluirjoyce_emanoele@hotmail.com
Pode me enviar as interpretações e algumas atividade mairamsb@bol.com
ResponderExcluirGostei muito dessas atividades e gostaria se for possível vc me mandar para que eu possa trabalhar com elas esse ano de 2014.Moro em Manaus-AM Me chamo Neida e aguardo ansiosa.
ResponderExcluirAdorei o plano tem como enviar as atividades e os textos por e-mail? Obrigado.
ResponderExcluirveramaria1974@gmail.com
OI GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER OS TEXTOS TRABALHADOS E AS ATIVIDADES. MUITO BOM SEU MATERIAL. MEU E-MAIL marinaibicoara@hotmail.com
ResponderExcluirOI GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER OS TEXTOS TRABALHADOS E AS ATIVIDADES. MUITO BOM SEU MATERIAL. MEU E-MAIL marinaibicoara@hotmail.com
ResponderExcluir