domingo, 15 de abril de 2012

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 6º ANO



SÉRIE: 6º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                        Carga Horária: 200 h/a


BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS

RECURSOS
PROCEDIMEN
TOS DE AVALIAÇÃO










1º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Entonar as frases de acordo com o tipo (afirmativa, interrogativa, exclamativa, e/ou imperativa);
·Diferenciar as características de frase e oração;
·Separar silabicamente as palavras e reconhecer a sua sílaba tônica;
·Escrever corretamente algumas das palavras que causam dúvida;
·Escrever e falar frases simples fazendo a concordância correta;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø No restaurante, Na feira, Nós, os consumidores, Era dia de caçada

- Gramática:
Ø Frases / Oração       Ø Tipos de frase Ø A pontuação das frases

- Ortografia:
 Palavras com S, SS, Ç, SC, C, etc.      

 A linguagem dos textos:
 Intertextualidade
·Uso do livro Didático;
·Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
- Debates e discussões em grupo (mesa redonda
* Trabalhos individuais e/ou em equipe;
·*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.













COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                                      Carga Horária: 200 h/a

BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO






2º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Identificar a função do substantivo, adjetivo, pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que exercem;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

 Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø O enigma do soldado, As serpentes que roubaram a noite, Faça-me um homem

- Gramática:
Ø O verbo (noções de ação, processo, estado e fenômeno naturais)
Ø Substantivo e suas funções          
Ø Adjetivo e suas funções           

- Produção de textos:
Ø Narração de fatos do cotidiano e de contos e/ou fábulas

- Ortografia:
Ø Palavras com G ou J; L ou U; O ou L; etc.

A linguagem dos textos:
O narrador e as falas dos personagens
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
- Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.














COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                                                  Carga Horária: 200 h/a

BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO








3º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Conhecer os vários tipos de texto;
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

 Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Cruzes voadoras, Resenha do filme A.I, Inteligência Artificial,
 Cidadezinha cheia de graça, Cidadezinha qualquer,
 Violência urbana e outras violências

- Gramática:
 Verbo II: palavra ligada ao tempo;
 Emprego dos modos verbais,                      
 Concordância nominal.

- A linguagem dos textos:
  A poesia

- Produção textual:
Ø A descrição

·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)

*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
*Assiduidade
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.














COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS         PROFESSOR(A)                                                                           Carga Horária Anual 200 h/a


BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO








4º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar a função do pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que exercem;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

- Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Seca no Nordeste preocupa ONU, Quem está pior merece o melhor,
Ø Dormir fora de casa, Tormento não tem idade, Cuidando do lixo

- Gramática:
   Advérbio
   Pronome

- Ortografia:
ØUso do X / CH – S ou X – uso dos PORQUÊS, etc.
- A linguagem dos textos:
 A coerência e a coesão;                       
 Discurso direto e indireto.
- Produção textual:
Ø Produção de textos argumentativos
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.


3 comentários:

  1. TEM COMO VOCE ME MANDAR ESTES TEXTOS QUE VOCE TRABALHA COM LEITURA E INTERPRETACAO E SE SE POSSIVEL TAMBEM AS ATIVIDADES REPASSADAS?
    ADOREI SEU SITE,PARABENS.

    OBRIGADA
    AGUARDO RETORNO
    prof.chrislopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei desse plano de aula, e eu como iniciante preciso muito desse tipo de orientação. Você também poderia me enviar os textos e as atividades?
    Desde já, obrigada!
    renata.louise@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei o plano de aula. Será que você poderia me mandar também as atividades e textos por email? Obrigada!

    joyce_emanoele@hotmail.com

    ResponderExcluir