Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 6º ANO



SÉRIE: 6º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                        Carga Horária: 200 h/a


BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS

RECURSOS
PROCEDIMEN
TOS DE AVALIAÇÃO










1º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Entonar as frases de acordo com o tipo (afirmativa, interrogativa, exclamativa, e/ou imperativa);
·Diferenciar as características de frase e oração;
·Separar silabicamente as palavras e reconhecer a sua sílaba tônica;
·Escrever corretamente algumas das palavras que causam dúvida;
·Escrever e falar frases simples fazendo a concordância correta;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø No restaurante, Na feira, Nós, os consumidores, Era dia de caçada

- Gramática:
Ø Frases / Oração       Ø Tipos de frase Ø A pontuação das frases

- Ortografia:
 Palavras com S, SS, Ç, SC, C, etc.      

 A linguagem dos textos:
 Intertextualidade
·Uso do livro Didático;
·Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
- Debates e discussões em grupo (mesa redonda
* Trabalhos individuais e/ou em equipe;
·*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.













COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                                      Carga Horária: 200 h/a

BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO






2º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Identificar a função do substantivo, adjetivo, pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que exercem;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

 Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø O enigma do soldado, As serpentes que roubaram a noite, Faça-me um homem

- Gramática:
Ø O verbo (noções de ação, processo, estado e fenômeno naturais)
Ø Substantivo e suas funções          
Ø Adjetivo e suas funções           

- Produção de textos:
Ø Narração de fatos do cotidiano e de contos e/ou fábulas

- Ortografia:
Ø Palavras com G ou J; L ou U; O ou L; etc.

A linguagem dos textos:
O narrador e as falas dos personagens
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
- Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.














COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS            PROFESSOR(A)                                                                                  Carga Horária: 200 h/a

BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO








3º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar o verbo como a classe gramatical fundamental para a formação da oração e, por conseguinte, das expressões oral e escrita;
·Conhecer os vários tipos de texto;
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

 Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Cruzes voadoras, Resenha do filme A.I, Inteligência Artificial,
 Cidadezinha cheia de graça, Cidadezinha qualquer,
 Violência urbana e outras violências

- Gramática:
 Verbo II: palavra ligada ao tempo;
 Emprego dos modos verbais,                      
 Concordância nominal.

- A linguagem dos textos:
  A poesia

- Produção textual:
Ø A descrição

·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)

*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
*Assiduidade
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.














COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012
SÉRIE: 6º ANO         DISCIPLINA: PORTUGUÊS         PROFESSOR(A)                                                                           Carga Horária Anual 200 h/a


BIM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS
RECURSOS
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO








4º BIM.
·Ler e interpretar textos inferencial e criticamente;
·Compreender que os textos dialogam entre si;
·Reconhecer o significado das palavras e/ou expressões de acordo com o contexto;
·Identificar a função do pronome e advérbio e distingui-los a partir desta função que exercem;
·Diferenciar os dois tipos de discurso (direto e indireto);
·Produzir textos de forma coesa e coerente.

- Leitura e interpretação dos seguintes textos:
Ø Seca no Nordeste preocupa ONU, Quem está pior merece o melhor,
Ø Dormir fora de casa, Tormento não tem idade, Cuidando do lixo

- Gramática:
   Advérbio
   Pronome

- Ortografia:
ØUso do X / CH – S ou X – uso dos PORQUÊS, etc.
- A linguagem dos textos:
 A coerência e a coesão;                       
 Discurso direto e indireto.
- Produção textual:
Ø Produção de textos argumentativos
·Uso do livro Didático;
· Uso da pesquisa através do laboratório de informática;
· Treinos ortográficos;
· Visitas à Biblioteca da escola;
·Uso do dicionário;
·Uso de revistas e/ ou periódicos;
Debates e discussões em grupo (mesa redonda)
*Trabalhos individuais e/ou em equipe;
*Exercícios orais e escritos;
*Jogos e gincanas;
* Atenção e participação;
* Assiduidade;
* Integração com a turma;
*Provas escritas;
*Treinos ortográficos;
*Leitura em sala;
*Pesquisa na Biblioteca e no Lab. Informática.


Comentários

  1. TEM COMO VOCE ME MANDAR ESTES TEXTOS QUE VOCE TRABALHA COM LEITURA E INTERPRETACAO E SE SE POSSIVEL TAMBEM AS ATIVIDADES REPASSADAS?
    ADOREI SEU SITE,PARABENS.

    OBRIGADA
    AGUARDO RETORNO
    prof.chrislopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei o plano de aula. Será que você poderia me mandar também as atividades e textos por email? Obrigada!

    joyce_emanoele@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pode me enviar as interpretações e algumas atividade mairamsb@bol.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessas atividades e gostaria se for possível vc me mandar para que eu possa trabalhar com elas esse ano de 2014.Moro em Manaus-AM Me chamo Neida e aguardo ansiosa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o plano tem como enviar as atividades e os textos por e-mail? Obrigado.
    veramaria1974@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. OI GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER OS TEXTOS TRABALHADOS E AS ATIVIDADES. MUITO BOM SEU MATERIAL. MEU E-MAIL marinaibicoara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. OI GOSTARIA TAMBEM DE RECEBER OS TEXTOS TRABALHADOS E AS ATIVIDADES. MUITO BOM SEU MATERIAL. MEU E-MAIL marinaibicoara@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...