Pular para o conteúdo principal

PLANO DE AULA

          
                          PLANO DE AULA
 
 
 TURMA:                   DISCIPLINA: Língua Portuguesa
  
 
 DURAÇÃO: 1 aula (60 minutos)                         DATA:                                     
        
 
  ASSUNTO:                Jornalismo “online”.
 
 
 CONTEÚDO:Textos jornalísticos.
 
 
 OBJETIVO GERAL:Reconhecer as diferenças entre os jornais impressos e os jornais Online

.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Conhecer o que é um editorial;Identificar as características do jornal online;Identificar as partes e conhecer quais as principais características de umeditorial.METODOLOGIA:A aula será iniciada pela profª.    através da frase deixada como reflexão na
última aula: “o jornal serve para informar e para embrulhar”. Os alunos serão  convidados a darem suas opiniões sobre ela. Em seguida a aula prosseguirá com aexplicação do que é um editorial e apresentação de textos jornalísticos reproduzidosem slides.Desinete dará sequência à aula falando sobre o jornal “online” e suas principais
características. A profª. seguirá falando ainda sobre as características dos jornais
“online” e seus benefícios.
 Logo após o término das explicações dos conteúdos, cópias de um texto serãoentregues aos alunos para que eles o leiam e levantem um debate sobre ele..
 
AVALIAÇÃO:Os alunos serão avaliados durante os debates que acontecerão em sala de aula sobre os assuntos estudados e sobre o texto: “Trânsito, uma guerra que se perde acada
dia”, que será distribuído entre eles.
  
RECURSOS:Cópias de textos e dos resumos da matéria, quadro, giz, data-show.REFERÊNCIAS:BECACICI, Luciene. Trânsito, uma guerra que se perde a cada dia.
A Gazeta.
 Vitória, p. 14, 20 mar. 2009.SARMENTO, Leila Lauar.
Oficina de Redação:
São Paulo: Moderna, 1997.Disponível em: <http://www.editoras.com/servico/links.html>.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...