Pular para o conteúdo principal

PLANO DE CURSO 2012 - SÉRIE: 8º ANO



SÉRIE: 8º ANO        
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CURSO 2012

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                          CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO
















1º BIM.





-Reconhecer a intencionalidade explicita e implícita da linguagem verbal e não verbal;
-         Reconhecer o significado de palavras recorrendo ao contexto;
-         Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-         Estabelecer relações entre diferentes tipos de linguagem para construir o sentido do texto;
-         Reconhecer a informação principal em um texto;
-         Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-         Reconheçam a linguagem oral como meio de expressão, informação e comunicação com participação social e política, avançando no uso da variedade de prestígio;
-         Conheçam e utilizem a ortografia, os recursos gráficos e a pontuação, percebendo o uso expressivo e sintético e aprendam o uso dos elementos discursivos semânticos, que interferem na construção e no sentido;
-         Elaborar um texto informativo (notícia), observando características estruturais e a linguagem própria dos textos jornalísticos;
-         Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;



Linguagem dos textos:
-Para começar (Virgínia Artigas);
-Diário (Heloísa Prieto e Gilberto Dimenstein);
-A menina que falava internetês;
-A linguagem dos textos;
-Notícia (criação);
-Outros tempos;
-As cocadas;
-As boas maneiras;
-O que as histórias contam?;
-O primeiro beijo;
Expressão escrita:
-Emprego do S e do Z;
Estudo da gramática:
-Parágrafo, frase, período e oração;
Relações de dependência na oração:
-A concordância;
-A regência;
O predicado:
-Predicado verbal;
-Predicado nominal;
-Predicado Verbo-nominal;
-Predicativo do sujeito;
-Uso do livro didático “Projeto Radix”;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das ideias do texto;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de notícias;
-Listagem de vários tipos de notícias;
-Leitura expressiva;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do livro básico;
-Laboratório de informática;
-Discussão em grupo;

-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;





COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                           CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO













2º BIM.





-Localizar informação explícita;
-Estabelecer relações entre o que já sabia e os conteúdos apresentados no texto;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;


Linguagem dos textos:
-O que contam os selos?(correios);
-A legenda;
-A meu amigo, O piracicaba;
-Supermercados;
-Crônica (criação);
-Estrangeira entre nós;
-Sofia;Imigração árabe;
Estudo da Gramática:Tipos de Sujeitos.
-Sujeito simples; Sujeito composto; Sujeito indeterminado; Sujeito oculto; Oração sem sujeito;
Verbos (Tempos e Modos):
-Indicativo; Subjuntivo; Imperativo;
-As formas nominais do verbo;

-Discussão em grupo;
-Leitura expressiva;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das ideias do texto;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de crônicas;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do livro básico;
-Laboratório de informática;
-Comentário oral dos textos;
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;




COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                           CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO











3º BIM.





-Expressar-se oralmente com clareza;
-Desenvolver a competência de leitura do aluno, buscando torná-lo um leitor eficiente;
-Estabelecer relações entre o que já sabia e os conteúdos apresentados no texto;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Reconheçam e utilizem os aspectos gramaticais nas frases, orações e textos;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;
-Elaborar um texto poético observando características estruturais e a linguagem adequada;


Linguagem dos Textos:
-Poesia (criação);
-Uma nova pátria;
-Hora no texto (Lisetta);
-Razões da emigração italiana;
-Heranças de um povo;
-A escravidão na América portuguesa;
-Gente do outro lado do mundo;
-O ábaco do Vô Felipe;
Estudo da gramática:(Vozes do verbo).
-Ativa;
-Passiva;
-Reflexiva;
Os adjuntos.
Locução adverbial.
Flexão dos advérbios(Grau comparativo e superlativo).
Classificação dos advérbios (afirmação, negação, dúvida, intensidade, lugar, modo e tempo).
Expressão escrita: Ortografia – Mal / Mau.
-Leitura expressiva;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Compreensão das ideias do texto;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de poesia;
-Leitura compartilhada;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do liro básico;
-Laboratório de informática;
-Comentário oral dos textos;
-Listagem de vários tipos de poesias;
-Expressão oral;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;





COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PLANO DE CURSO 2012
   SÉRIE:    8º         DISCIPLINA:    PORTUGUES             PROFESSORA:                                                               CARGA HORÁRIA ANUAL:  ___________

BIM.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS
RECURSOS
 AVALIAÇÃO















4º BIM.





-Capacitar o aluno para fazer uma leitura proveitosa extraindo deles conteúdos para reflexão;
-Identificar o assunto principal de um texto;
-Construir conceitos gramaticais;
-Construir textos argumentativos;
-Identificar o tema ou assunto de um texto;
-Expressar opinião em relação aos textos lidos;
-Formular hipóteses sobre o conteúdo do texto;
-Desenvolvam habilidades de leitura, compreensão e interpretação dos diferentes gêneros textuais;
-Utilizar na produção escrita os recursos observados nos textos lidos;
-Desenvolver a oralidade e a criticidade do aluno;
-Melhorar o desempenho na interpretação de texto;
-Trabalhar a gramática contextualizada;
-Trabalhar ortografia através de exercícios;


Linguagem dos textos:
-O que é o amor?
-As sem-razões do amor;
-Amor;
-Dores de Amor;
-A vida em leilão;
-Acima de qualquer suspeita;
-Na encruzilhada das virtudes;
-O amor em tom maior;
Expressão Escrita:
-Ortografia – izar/isar;
Estudo da Gramática:
-Preposição;
-Crase;
-Classificação dos pronomes(pessoais, oblíquos, possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, interrogativos, tratamento.)
-Funções sintáticas dos pronomes pessoais;
-Emprego dos pronomes: Eu e Mim;
-Uso do pronome relativo;
-Aposto;
-Vocativo;



-Uso do dicionário;
-Estudo do vocabulário;
-Estruturação textual coerência e coesão;
-Leitura e análise de textos argumentativos;
-Estruturação de parágrafos no texto;
-Estudo do texto dirigido;
-Pesquisas dirigidas;
-Exercício no livro básico;
-Exploração oral e escrita dos textos apresentados;
-Análise da gramática contextualizada;
-Comentários de textos estudados;
-Análise de textos;
-Produção de textos argumentativos;
-Leitura expressiva;
-Leitura silenciosa;
-Estudo da gramática através de textos;
-Exercício do livro básico;
-Laboratório de informática;
-Atividades suplementares;
-Trabalho em grupo;
-Participação nas atividades;
-Expressão escrita;
-Leitura individual;
-Avaliação processual;
-Produção textual;
-Avaliação sistemática;


Comentários

  1. muito obrigada por postar seu plano de aula, pois ele mim ajudou bastante para a elaboração e produção das minhas atividades.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo esse plano. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Peça de Teatro - Proclamação da República

  ATENÇÃO PARA A EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE Esse texto é um ensejo para desmentir alguns pontos. Importante que a professora aponte os ERROS desse texto, ensinando aos alunos que não há incompatibilidade alguma entre a monarquia e a democracia. Mostrar que algumas das maiores democracias hoje em dia, como Canadá, Noruega, Suécia, Reino Unido, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Mônaco, dentre outras, são todas Monárquicas. Em contrapartida, algumas das maiores ditaduras do mundo, como China, Coreia do Norte, Angola, Cuba, Guiné Equatorial, Sudão, Chade, apenas para citar alguns, são todos presidencialistas, parlamentaristas, republicanos. CABE AO PROFESSOR ensinar que o regime de governo não define se o país é uma democracia, ou uma ditadura. Apenas para citar um, o Vaticano, que também é um país independente, possui um governo centralizado, totalitário e teocrático, no entanto, o governante é eleito por um colégio de cardeais.

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

PLANO DE AULA: TEMA - VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS Plano de aula Língua Portuguesa Tema: Variações Linguísticas Tempo: 12 aulas. OBEJETIVOS : - Refletir sobre as variações da língua no decorrer do tempo. - Valorizar as diferenças culturais e linguísticas. - Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos Materiais utilizados e disponíveis neste planejamento . Textos variados; Filme – Tapete Vermelho Exercícios variados Avaliação da aprendizagem 1ª Aula: (momento descontração ) Leitura dos seguintes textos .             I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos ... Declaração Mineira de Amor aos Amigos... . Amo ocê ! . Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém: O videperfume DA mi...

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA 8º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA      8º ano Professor: Objetivos gerais: ·          Envolver os estudantes em atividades em que serão priorizadas a produção e interpretação de textos. ·          Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros. ·          Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio-cultural da comunidade intra e extra-classe. ·          Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Conteúdo geral: Ø   1º Bimestre: ·          O texto teatral ·          A crítica ·          Discurso direto e discurso indireto ·   ...